Pessoal,
Falei a uns tempos atras com o mecânico da ALL, segundo ele, pelo menos em motores de locomotivas, você não deve deixa-lo trabalhar sem carga por muito tempo pois isso pode polir as camisas fazendo com que o motor comece a queimar oleo!
Versão Imprimível
Pessoal,
Falei a uns tempos atras com o mecânico da ALL, segundo ele, pelo menos em motores de locomotivas, você não deve deixa-lo trabalhar sem carga por muito tempo pois isso pode polir as camisas fazendo com que o motor comece a queimar oleo!
MECAMANÍACO
Minha LOCOMOTIVA só anda a 1000 , nunca fica em ponto morto , rsrsrsrsrs.
Valeu a piada, mas vale lembrar que elas também são Turbo Diesel ! aaheuaheuhaeuheauh
Mas garanto que vocês gostariam de ter um motor desses sob o capo! uhauehauehahe
É.... Acho q perdi! aeuhueahuaehuahe
Mesmo assim fica ai a dica!
Positivo, também já tive esta informação de um engenheiro mecânico amigo meu que foi responsável por vários anos pela frota de Band's de uma empresa. Segundo ele o pistão fica bobo sem carga, batendo feito um badalo nas paredes do cilindro. Claro que isto faz parte da vida de um veiculo, funcionar sem carga durante os intervalos de parada. Em exagero, como citei lá em cima, como no caso dos caminhões de lixo, causa sim desgaste prematuro.
Lembro de ter lido aqui no forum, que entre muitas diferenças entre os motores OM 314 e o OM 364, uma delas é que os motores OM 314 são projetos antigos de motores diesel, muito usados como geradores. Já os OM 364, um projeto mais moderno, desenvolvido especificamente para automóveis.
Um OM 314 trabalhando como gerador certamente receberia pouca carga e trabalharia sempre em marcha lenta. Então não seria uma boa idéia?
Guilherme
É um assunto polêmico, mas não a ponto de criar confusão e querer gerar intrigas, como veterinários que somos (eu e o DieselPower) sabemos que se o grande mal do aquecimento global fossem os bovinos (ou para ser mais amplo, os ruminantes) esse problema nem existiria. Muito pior do que os gases exalados em eructações e flatulências ainda são os níveis de monóxido e enxofre liberados pelos escapamentos de todos os motores à combustão, para ficar só com dois compostos.
Para finalizar, digo o seguinte: Siga a orientação do manual de seu veículo, mas eu não vejo necessidade alguma de esquentar o motor de nossas viaturas, afinal, carro carburado e à álcool era coisa dos anos 80, quando ainda existiam os "afogadores".
Abraços a todos e paz no fórum,
A minha Band (OM 314) está equipada com manômetro de óleo (confiável e mecânico).
Após a partida eu espero a pressão da linha de óleo estabilizar (em marcha lenta em torno de 5,5 bar) e aguardo uns cinco segundos para garantir que o fornecimento de óleo alcance todos os pontos.
A minha tomada de pressão de óleo está na base do filtro de óleo e a alimentação para a turbina está no final da galeria de alimentação dos mancais principais portanto, bem próximo.
Após este procedimento eu saio com o veículo sem ultrapassar 1500 rpm e sem deixar a turbina entrar em funcionamento (gerar pressão) ate a água atingir 70°C.
O texto abaixo foi retirado do site "Clube do Diesel": http://www.clubedodiesel.com.br/?p=472#more-472
"Quem seguir à risca todas as recomendações do manual do proprietário terá a certeza de que terá longa vida para seu veículo e, conseqüentemente, para o motor. Também terá benefícios financeiros pelo fato de estar realizando uma manutenção preventiva, que é muito mais barata do que a manutenção corretiva.
Existem recomendações que estão no manual do proprietário, como checagens freqüentes dos níveis de água e de óleo, que não podem passar despercebidas. Existem alguns critérios para essa checagem. No caso do óleo, não se deve proceder a medição do nível imediatamente após o desligamento do motor. Provavelmente a medição apontará uma pequena falta do lubrificante, o que é ilusório. Depois de desligado o motor, deve-se esperar aproximadamente 10 minutos para que o óleo retorne ao cárter e apresente o nível correto.
Se o nível do óleo estiver entre o limite máximo ou mínimo, não há necessidade de completá-lo. No caso da necessidade de complementação o óleo adicionado deve ter exatamente a mesma especificação recomendada pelo fabricante e, de preferência, da mesma marca que está sendo utilizado.Outro cuidado básico para os motores diesel, porém importantíssimo, é não acelerá-lo no momento em que ele for ligado. Deve-se esperar aproximadamente 30 segundos em marcha lenta para que o óleo circule. Ao terminar um trabalho ou percurso, outro procedimento deve ser observado: nunca acelere o motor para desligá-lo. O motor parará de funcionar, mas a turbina continuará a girar por inércia sem nenhuma lubrificação. Os maiores danos nas turbinas são decorrentes, exatamente, por não se observar esses cuidados básicos."