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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de dpab
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    Arrow Ventoinha elétrica no radiador da SW4 - Vale a pena instalar?




    Amigos,
    Agúem já instalou uma ventoinha elétrica, na frente do radiador do ar-condicionado da SW4? Vale a pena instalar uma, de forma preventiva, a fim de ajudar no arrefecimento?
    E como fazer a ligação elétrica? De forma que funcione direto ou só arme quando o ar-condicionado for acionado? Agradeço as considerações a respeito.

  • #2
    Usuário
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    dpab,
    Bom dia amigo!

    Só uma dúvida, na frente do radiador está o condensador do ar condicionado. Se a ventoinha for intalada irá melhorar a refrigeração do ar condicionado. Agora não tenho certeza se irá ajudar na refrigeração do radiador.
    Os amigos poderiam tirar essa dúvida que eu também tenho?

    Para ligar a ventoinha não há muito mistério, pode ser ligada em um rele adaptado para ser acionado quando a temperatura do motor atingir 85C ou outra faixa a ser determinada (podemos tirar essa informação do sensor de temperatura da agua do motor).
    Podemos ligar quando o ar-condicionado for acionado.
    Pode ser instalar uma chave no painel (liga-desliga) sempre com um rele para limitar a corrente e evitar que a chave seja danificada.

    Agora precisamos saber qual ventoninha (de que carro) que encaixa no radiador/condensador da SW4. (Nova Hilux D4, Ranger, S10, Troller, L200 etc...)

    Espero ter ajudado e sempre conte comigo!

    Abraços,

    Rubens
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    Wink

    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Amigos,
    Agúem já instalou uma ventoinha elétrica, na frente do radiador do ar-condicionado da SW4? Vale a pena instalar uma, de forma preventiva, a fim de ajudar no arrefecimento?
    E como fazer a ligação elétrica? De forma que funcione direto ou só arme quando o ar-condicionado for acionado? Agradeço as considerações a respeito.


    Instalei 02 ventiladores de 10" na frente do condensador do ar condicionado e são acionados qdo. o ac é ligado. Como já faz algum tempo de suas instalações (sete meses), ñ me recordo do nome do fabricante. Foram instalados numa das inúmeras oficinas de ar condicionado da cidade. Até agora sem problemas. Eles são mto. eficientes. Se o condensador do ac tem relação com o radiador, e acredito q tenha, os ventiladores devem ajudar bastante principalmente aqui onde a temperatura ambiente é elevada.

  • #4
    Usuário
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    Fernando,

    Você sabe se estes ventiladores de 10" são de algum carro ou foram projetados para a Hilux?
    Você poderia tirar e postar algumas fotos da instalação destes ventiladores?
    Precisou fazer algum furo no suporte do radiador para fixar os ventiladores?
    Ele melhora a refrigeração do ar condicionado?

    Você sentiu alguma diferença na queda da temperatura do motor ou foi somente melhoria na refrigeração do ar condicionado?

    Abraços,

    Rubens

  • #5
    Usuário Avatar de dpab
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    Rubens,
    Obrigado pela consideração. Vamos aguardar a resposta do Fernando e o posicionamento de outros amigos forenses... Na minha humilde opinião, a ventilação forçada atravessará o radiador do ar-condicionado e chegará até o radiador de arrefecimento do motor, melhorando, assim, a refrigeração de ambos. Mas isso é somente um pitaco, não tenho nenhum embasamento técnico ou experiência prática para afirmar isso de forma categórica.
    Com a palavra, nossos gurus do fórum. Abração, Delfim.

  • #6
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Rubens,
    Na minha humilde opinião, a ventilação forçada atravessará o radiador do ar-condicionado e chegará até o radiador de arrefecimento do motor, melhorando, assim, a refrigeração de ambos. . Abração, Delfim.
    É assim mesmo que funcionará.
    A ventoinha original não joga ar no sentido do radiador, ela chupa. Se não fosse assim, em alta velocidade a ventoinha teria seu "trabalho" prejudicado.
    Coloque uma sacola plástica de mercado em frente à grade do radiador com o capo fechado e acelere o motor, verá que a sacola será "puxada" em direção à grade.
    O problema dessa instalação está no uso off road, imagine entrando em uma poça de lama...
    []s
    Marcelo

  • #7
    Usuário Avatar de dpab
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    Tem razão Marcelo...
    Acho que no off-road deve atrapalhar mais do que ajudar, e nem precisa de lama... só a poeira que será sugada pra dentro das colméias dos radiadores já entupirá tudo.... Oh dúvida cruel.... kkkkkkkkkkkkkk
    Abração, Delfim.

  • #8
    Usuário Avatar de Fernando César Ximenes
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    Cavendra,o último post deste tópico vai fazer 10 anos.Como o tempo passa rápido|Quanta saudade de 10 anos atrás. Como estarão os colegas que dele participaram. Aquela viatura onde foram instalados os dois ventiladores mostrados nas duas fotos acima pelo colega rub, fiquei com ela durante mais dois anos, sem nenhum problema. Após, dei de entrada noutra sw4 ano 2011, aí sem mais necessidade de instalação de ventiladores extras.Abrs.

  • #9
    Usuário Avatar de Cavendra
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    Segue firme...velhos problemas que te tempos em tempos voltam ....mas nesse caso coloquei uma chave para ligar manualmente elas...e o curioso...na estrada com elas ligadas a temperaura sobe por volta de 4 graus. De alguma forma com ela ligada maos atrapalha do q ajuda na estrada...em trilha ajuda Já que nao tem a velocidade.

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
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    Citação Postado originalmente por Cavendra Ver Post
    Segue firme...velhos problemas que te tempos em tempos voltam ....mas nesse caso coloquei uma chave para ligar manualmente elas...e o curioso...na estrada com elas ligadas a temperaura sobe por volta de 4 graus. De alguma forma com ela ligada maos atrapalha do q ajuda na estrada...em trilha ajuda Já que nao tem a velocidade.
    Em algumas postagens antigas afirmavam que o funcionamento da ventoinha elétrica adaptada resfriava o gel da polia viscosa, fazendo esta funcionar sem travar, perdendo a eficiência.
    Em rodovia não é necessário usar ventoinha elétrica, salvo se o sistema da sua viatura estiver com algum defeito.

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