
Postado originalmente por
luizcarlosw
Vantajoso ou não depende do ponto de vista, risco que está exposto e capacidade financeira que possui.
Em um assalto por exemplo poder entregar a chave do carro "sem remorso" ja vale o seguro, lembre também que junto com o seguro vem também auxilio reboque em caso de pane no meio do nada quando estiver viajando que nunca se sabe quando será útil.
Na ponta do lápis, se sempre para em estacionamento, não trafega nem mora em áreas perigosas, anda sempre devagar e na direção defensiva, a probabilidade de que vai precisar do seguro é muito baixa, sempre vai existir o risco mas pode compensar não fazer seguro se reservar o dinheiro que pagaria ao seguro e ser "seu próprio segurador" usando esta reserva para imprevistos gerais próprios e ainda convertendo em ativo de investimento ao invés de passivo.
Se não consegue ter disciplina ou não tem condições de fazer uma reserva própria, não ter seguro pode ser um tiro no pé, ver seu sonho de muitos anos ou ferramenta de trabalho indo embora sem poder se reerguer será frustrante, mas ainda sim em um assalto armado, melhor seu sonho apenas indo embora que você junto.
Se possui empresa no nome, o seguro pode também ser vantajoso para reduzir o lucro contábil e eventualmente pagamento de impostos, igual imposto de renda, se sabe que vai ter de pagar imposto de qualquer maneira então ao menos vale fazer uma faculdade, pós adicional, tratamento médico etc ... uma vez que receberá devolta depois na restituição, se não o fizer fica para o governo.
Enfim tudo depende ...