a minha é 97 e TEM velas aquecedoras... a dele deve estar queimada ou o circuito da vela aquecedora com problema...
Versão Imprimível
Caro Jefferson e demais amigos, tenho sw4 ano 97 e possui esta "cobrinha" que indica o aquecimento das velas para melhorar a partida do motor, e que só deve ser acionado a ignição qdo esta apagar.
Pode ser que a lâmpada indicadora da referida cobrinha(em forma de espiral) na sua sw, esteja queimada. Isto não quer dizer que não esteja aquecendo as velas, já que você não reclamou de nenhuma dificuldade do motor pegar. Também, aí nessa terra maravilhosa que não tem baixas temperaturas, não exige que as velas aqueça para girar o motor de primeira. Afirmo, com certeza, que esta cobrinha faz parte de sua sw4 ano 97 como a minha.
Um forte abraço.
Oi Onésimo!
Eu vou leva-la então a um eletricista para dar uma olhada...sei que deve estar funcionamdo o aquecimento...eu sempre antes de ligar dou um tempo com a ingnição ligada exatamente para que as velas aquecedoras façam seu trabalho...só não sabia que tinha uma luz indicadora....SERÁ QUE TEM MAIS ALGUMA APAGADA????
Já tô com a minha ha quase 3 (ou são 4) anos e ela nunca acendeu.
Ricardo
Agora deixando a cobrinha de lado, de volta ao tópico. Para fazer a escolha é preciso saber qual o uso que fará da viatura, se é para carregar tralha ou um monte de gente, se gosta de andar e subir bem na estrada etc...tem inumeros fatores que influenciam na escolha.
Com mais informações podemos ajuda-lo melhor na sua escolha.
Um abraço
Jeff, você pode fazer um teste.
De manhã, antes de dar a partida, ligue "meia chave" e va até o lado de sua camionete, dentre uns 10 a 15 segundos ela faz um estalo: "tec". São as velas desligando. Detalhe: A cobrinha apaga no painel antes deste estalo, muitos mecânicos da Mit já me recomendaram esperar este estala para dar a partida.
Mas para ouvir, o local deve ser silencioso.
Abraço.
Voltando para a história da cobrinha....não é que a danada tem mesmo?...é que ela acende e apaga tão rápido que eu nem tinha percebido a sua existência.....
Olá amigos!
Segundo o Manual do proprietário da Hilux SW4 Toyota, os motores 4y, 22R e o 3VZ-E, não trazem a luz indicadora de pré-aquecimento (a cobrinha ou a molinha) no painel lado esquerdo. Só no painel do motor 3L foi equipado com tal “iluminada” luz (a cobrinha).
Antes de girar o motor::shock:
Gira-se a chave na posição “ON” e verifica se a luz indicadora de pré-aquecimento do motor se acendeu:idea:. Mantenha a chave na posição “ON” até se apagar a luz (aproximadamente 5 segundos).:pensativo:
Com o pedal do acelerador pressionado aproximadamente até a metade, faça girar o motor colocando a chave em “START”. Solte a chave e o pedal do acelerador quando o motor 3L entrar em funcionamento.:palmas::palmas:
Após o motor 3L funcionar aproximadamente por 10 segundos, o veículo poderá ser movimentado.:concordo::concordo:
IMPORTANTÍSSIMO::putz::putz:
Segundo um velho aposentado “japonês” técnico nos motores Toyota, quando a luz indicadora de pré-aquecimento se apaga, ainda não é hora de fazer girar o motor 3L, devemos esperar mais aproximadamente 13 segundos, até ouvir um pequeno estalo (toque). Aí sim, deve-se girar o motor.:dance::dance:
OBSERVAÇÃO::?:
Estando muito frio, pressione o pedal do acelerador até o fundo.:shock:
A MINHA É UMA SW4 93 E TEM A LUZINHA, MOTOR 2.8, MAS NAO SEI SE É ORIGINAL, MAS QUANDO A LUZ DA MINHA APAGA, TRANCA TODAS AS PORTAS DA CAMIONETE. SE TIVESSE QUEIMADA DARIA PARA SABER QUANDO APAGA.
RICARDO LOBÃO
ARRUMANDO DEVAGAR A SW4
WWW.VEREADORLOBAO.COM
Oww pessoal!! VO mete o gancho no assunto ae, estou tendo muitos problemas demanhã cedo pra ligar minha hilux (95 com cobrinha)... ta ruim mesmo! =/ AS vezes pego um secador de cabelo e deixo esquentando o mortor e as velas uns minutinhos.. o que me parece é que as velas nao dao conta de acender, e duas tentativas de igniçao mal sucedidas ja basta pra descarregar a bateria! Entao sempre acabo fazendo uma ponte com otra bateria! Vale falar que aqui em SC a temperatura no inverno chega a 4, 8, 10, 3 Graus Celcius!!! abraço
HIlux 95 2.8D T / 35' - Bola De nEve!
Exatamente Ricardo Lobão!
Se a Vtr for equipada com trancas elétricas nas portas, no momento em que a luz indicadora de pré-aquecimento (a dita cobrinha) se apaga, as trancas se fecham.:palmas::palmas:
Rabello,
Você está com 2 problemas.
1- Sua Bateria já foi pro s...! Ta na hora de comprar uma nova. Ou sua bateria possui amperagem menor que a recomendada.
2- Suas velas de aquecimento com certeza estão queimadas. Moro em Lages e semana passada as 7 da manhã estava marcando -3ºC, isso mesmo, -3ºC, e tanto a L-200 como a Hilux do meu sogro (Sr5 1999) pegaram de primeira.
O problema não é o frio, e sim essas velas aquecedoras que queimam e deixam de fazer o seu papel.
Importante: Troque as velas por originais, são mais caras mas duram muito tempo. As do mercado paralelo costumam queimar em 1 a 2 meses.
Abraço.
Pessoal,
Apenas para ilustrar, tenho hilux DX 2004 3.0 motor 5L, moro em SP mas viajo muito para Campos do Jordão onde costuma fazer bastante frio,e não tem erro, de manhã é só esperar a luz da vela de aquecimente apagar, quando ta muito frio eu faço ela apagar 2 ou 3 vezes e dar partida que pega de primeira. A unica vez que tive problema com funcionar de primeira foi quando esqueci o som ligado e acabou minha bateria.
Abraços a todos