Minha familía tem uma Hilux 3.0 2007. Ela não quer funcionar de jeito nenhum, no scanner está acusando sensor de rotação, nós trocamos mais o erro persiste e o carro não funciona, ja foi revisado bomba, bico, filtro e nada da caminhonete funcionar.
Quem revisou a bomba injetora? Se,bfoi no bombista, eles só liberam o veículo, funcionando. Mas, vamos lá: pode ter havido troca de posição original dos canos dos bicos injetores. Os canos, possuem uma sequência de instalação nos bicos, tem que ser a posição original, se mudar isso, o motor pode não virar. Outro fator : inversão na tubulação de entrada do filtro de diesel. No manuseio de troca de filtro, precisa ficar atento nas tubulações. Ausência ou falta de braçadeira nas tubulações, isto permite entrada de ar no sistema. Após verificar estes itens, se tudo estiver correto, trouxe um pouco a entrada da tubulação nos bicos e de a partida. Se for ar no sistema, depois de algumas tentativas,, o motor pega. Pode haver tbem, sujeira no tanque que está obstruindo o vinda do diesel., experimente soprar a mangueira que traz o diesel, se tiver obstruída, isto vai resolver no momento. Mas lembre_ se que qdo ocorre isto, a sujeira ainda estará no tanque e precisa limpar o mesmo. Revise tbem os fusíveis pois tem um, específico, que libera energia para a solenóide de abertura da bomba injetora. Fazendo estas verificações, a partir daí, duvido não pegar.
Verifica se a linha de combustível, do tanque até o filtro, está intacta, não possui vazamento ou amassado , braçadeira solta, que permita entrada de ar.. Verifica se existe um pré filtro de diesel e se ele está deixando passar o diesel. Meu palpite é que o diesel não esteja chegando com pressão nos bicos, pois pode estar havendo obstrução parcial em algum ponto.
fala, Elias obrigado pela sua colaboração, então ela estava com uma pani ela tinha hora que ela ligava é não acelerava ai do nada ela simplesmente não ligou mais, dai começamos a procura defeito, encontamos os fios descascado na tomada que vai em cima da bomba de vacul e também na tomada da valvula de sucção que vai atrás da bomba de alta valvula mprop, concertamos isso mais o carro não volto, então percebemos que o carro não esta cendo alimentada pelo combustivel, o cano que sai da bomba de alta estava jogando pouco oleo, dai pesamos pode ser a bomba de baixa travada ou a valvula mprop, tiramos a bomba é os bicos pra leva pro bombista, ele falou que a bomba estava pastante suja começando a enferrujar, mais que os bicos estava tudo certo, então ele fez o serviço da bomba, ai nos aproveitamos pra bota uma valvula mprop nova, ja que ela tava com o b.o de fica sem aceleração é talvez pederia ser isso, dai foi montado tudo no lugar é ela simplesmente continua da mesma forma elá não funciona no scanner não acusa mais nada além do sensor de rotação, estamos abrindo o chicote de novo pra ver sé tem algum fil do sensor de rotação quebrado mais ate agora nada. ela da preção de combustivel mais não bate bico pq o sensor de rotação joga sinal para os bicos. sera se tem alguma forma desse modulo que recebe o sinal do senor ter estragado? mais eu acho que não pq ela comunica com o scanner.
Não confie só no visual, meça a continuidade com um multímetro ou outra coisa.
O Edumar teve um problema parecido com uma S10 que ele teve e o fio não estava bem descascado na ponta que entrava no terminal e não dava contato. Ele ficou muito tempo com a picape parada e trocando um monte de peças. Vou ver se ele pode vir aqui explicar isso melhor.
Atual Frontier 2023, antes 2020, antes 2018 e antes nada que valia a pena :-)
Aconselho a não mexer nos chicotes , e fiação, sem desconectar o cabo positivo da bateria, pois, pode dar curto circuito. Na minha SW4 um funcionário do bombista ( autorizado Bosch ) fez esta meleca, e daí pra frente, foi um ano entre oficinas e garagem, sem ter o carro consertado. todo o chicote entre o módulo, bomba e sensores, tudo foi refeito e o defeito continuava. Por sujestão minha, trocamos o módulo principal da injeção, pra teste, e pimba! Era " só" alí o defeito, o processador do módulo, foi afetado, com o curto. Esta sua, pode ser defeito elétrico sim. Meça a continuidade da fiação no entorno da BI e da bomba de alta.
Nos terminais do chicote principal, existem micro conectores que fazem o contato do chicote ( módulo) com os pinos fixos. Ao redor da BI, e da bomba de alta, tem estes terminais. É comum os eletricistas e o pessoal bombista, meter a ponta de chave de fenda ali, pra " abrir estes terminais. Ocorre que, se não cuidar muito, estes terminais são danificados e passam a dar mal contato. Nas auto elétricas, eles possuem estes elementos internos dos terminais ( novos) e é possível trocalos, sem trocar o terminal original inteiro. O seu caso aponta pra problemas na eletrônica do sistema. Se o diesel é pressurizado certinho, a eletrônica pode estar com falha de sinal. Avalie os ditos terminais tbem.
Outro fator, que pode ter ocorrido no seu caso, embora não tão comum, é a correia dentada ter pulado um ou mais dentes. Isto altera o " ponto" de ignição, fazendo o carro tremer todo, ou não pegar. Evita se isto, sempre trocando o esticador junto com a correia dentada, de preferência, originais.