Embreagem trocada, retentor do volante com vazamento insistente.
Prezados amigos, atualizando o fórum e ainda falando sobre embreagem, trago as informações da troca da minha SW4 ano 2000 Turbo Diesel com 147.000 Km
Fui fazer a substituição do retentor do volante que tinha um vazamento que estava aumentando cada vez mais, começou com uns pinguinhos e depois já formava uma pequena poça. Bem, quando o meu mecânico desmontou a caixa viu que as molas da embreagem estavam completamente soltas e quase saíam dos seus orifícios, resultado: embreagem condenada.
Como tinha pressa resolvi comprar uma embreagem original Toyota (muuuuito salgada, R$2.150,00 mais R$120,00 do rolamento.
Depois de mais 2000 Km rodados a embreagem está ótima, parece até de carro de passeio de tão leve, mas o vasamento do retentor do volante voltou.
Alguém já ouviu falar de alguma causa para este vazamento?
Muito obrigado.
Só para fins de referência descrevo aqui as peças aplicadas e o valor da mão-de-obra:
Quantidade Descrição Preço
01 Retentor do volante 310,00
01 Kit Embreagem (sem rolamento) 2.150,00
01 Rolamento da embreagem 120,00
04 Buchas balança inferior 184,00
01 Coxim do câmbio 199,00
01 Cabo do freio de mão 347,50
02 Amortecedores dianteiros 570,00
02 Pivô superior suspensão 170,00
01 Litro de óleo hidráulico tipo A 14,50
- Mão-de-obra 420,00
TOTAL 4.485,00
Mesmo efeito...de manha...faz anos!
Citação:
Postado originalmente por
MarBO
Caros amigos
Gostari da saber da experiencia de vcs se acontece de nas manhas frias a sw4 de vcs chega a dar uma trepidada nas primeiras pisadas do dia e depois que o sistema aquece ela passa a funcionar normalmente. Ou sera coisa pior um aviso de que esta chegando ao fim a embreagem? Alguem ai sabe me dizer embora seja bem pessoal quanto dura um embreagem da toyota???
Abracos a todos Marcelo
Caro Marcelo,
Eu tenho um SW4 3.0TD 1998 que tem o mesmo comportamento desde quando a comprei faz quatro anos. No começo do dia nas primeiras 4 ou 5 paradas e partidas, a embreagem fica trepidando, mas nada que atrapalhe a condução.
Pela minha experiencia, (mas eu vivo no Rio e aqui o frio, de fato, não existe) é independente da temperatura externa.
Pela indicação também do meu mecânico, cuja teoria que compartilho é "se não quebra, não mexa alem da manutenção programada", pensamos ser devido a um pequeno vazamento do retentor do volante que durante a noite chegue a sujar o platô.
Sendo que neste tempo todo não piorou em nada, espero o momento quando deverei realmente trocar a embreagem (quando patinar para ser claro) para botar tudo no lugar e rigorosamente original.
Esqueci: tenho 148.000km no odometro, mas penso que o carro tenha levado um tombo e pelas minhas contas poderia ter 40.000 a mais e não sei se a embreagem já foi trocada. A parte isso, o funcionamento da embreagem é perfeito, leve e macio dentro e fora da estrada, mesmo subindo barrancos.
Grande abraço
Fabrizio