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  • #1
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    Deixa eu colocar minha experiência:

    Tive uma Frontier SE 2.8 Diesel, uma Triton HPE 3.2 Diesel e hoje temho uma Hilux SRV 2.7 Flex

    Como isso surgiu? a Triton foi roubada bem na hora que preços dispararam.
    A questão foi econômica mesmo, Paguei na Triton R$115K, quando fui comprar a Hilux a Diesel custava R$130K e a Flex R$100K, com o dinheiro do seguro só dava para comprar a Flex.

    Assim fiz as contas considerando que rodo pouco, coisa de 15.000Km por ano, não uso a pick up para trabalhar só para as viagens off road de fim de semana e férias. Desta forma o que paguei a menos em valor inicial, seguro, IPVA e revisão paga a diferença do custo da gasolina por muitos anos. A diferença passa a ficar a favor do diesel com 30.000km anuais.

    Desempenho:

    Na estrada, a Flex 2.7 é mais fraca nas ultrapassagens que a Diesel 3.0. Porem como normalmente ando em comboio, isso se torna irrelevante devido aos jipes mais lentos. Mas potencia nunca sobra.

    Desempenho na trilha, com a reduzida ligada a Diesel e Flex andam iguais.

    Travessia de rio, nunca tive problemas, e em termos de vedação como os motores a diesel tem injeção eletrônica também, não faz diferença. Não existe mais o "famoso" distribuidor no motor a gasolina.

    Autonomia, a Diesel ganha de lavada, na Triton com tanque de 70 litros eu rodava 900Km de estrada, na Hilux com 80 litros eu rodo 600Km.

    Confiabilidade, no caso da Hilux, o motor 2.7 com câmbio AUTO4 dura muito, é o mesmo conjunto utilizado na Tacoma e dura muito.

    Qualidade de combustível, se estiver com tanque seco e achar o posto muito "estranho" sempre tem a opção do Álcool.

    Bem, na minha situação atual, considerando a crise do pais, com a Hilux Diesel SRX a R$190K e a Triton HPE a R$175K, acho que vou continuar na Flex durante um bom tempo. Inclusive a expedição para o Atacama que está surgindo para o ano que vem vai ser na Flex.

    Abraço
    Oliver - Rio de Janeiro
    Hilux Flex SRV 2014 - EX Triton HPE 2012 - EX Frontier SE 2005 - EX Nivão 1994 (Companheiro por 11 anos)

  • #2
    Usuário Avatar de Tblaustone
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    Citação Postado originalmente por Oliver Ver Post
    Deixa eu colocar minha experiência:

    Tive uma Frontier SE 2.8 Diesel, uma Triton HPE 3.2 Diesel e hoje temho uma Hilux SRV 2.7 Flex

    Como isso surgiu? a Triton foi roubada bem na hora que preços dispararam.
    A questão foi econômica mesmo, Paguei na Triton R$115K, quando fui comprar a Hilux a Diesel custava R$130K e a Flex R$100K, com o dinheiro do seguro só dava para comprar a Flex.

    Assim fiz as contas considerando que rodo pouco, coisa de 15.000Km por ano, não uso a pick up para trabalhar só para as viagens off road de fim de semana e férias. Desta forma o que paguei a menos em valor inicial, seguro, IPVA e revisão paga a diferença do custo da gasolina por muitos anos. A diferença passa a ficar a favor do diesel com 30.000km anuais.

    Desempenho:

    Na estrada, a Flex 2.7 é mais fraca nas ultrapassagens que a Diesel 3.0. Porem como normalmente ando em comboio, isso se torna irrelevante devido aos jipes mais lentos. Mas potencia nunca sobra.

    Desempenho na trilha, com a reduzida ligada a Diesel e Flex andam iguais.

    Travessia de rio, nunca tive problemas, e em termos de vedação como os motores a diesel tem injeção eletrônica também, não faz diferença. Não existe mais o "famoso" distribuidor no motor a gasolina.

    Autonomia, a Diesel ganha de lavada, na Triton com tanque de 70 litros eu rodava 900Km de estrada, na Hilux com 80 litros eu rodo 600Km.

    Confiabilidade, no caso da Hilux, o motor 2.7 com câmbio AUTO4 dura muito, é o mesmo conjunto utilizado na Tacoma e dura muito.

    Qualidade de combustível, se estiver com tanque seco e achar o posto muito "estranho" sempre tem a opção do Álcool.

    Bem, na minha situação atual, considerando a crise do pais, com a Hilux Diesel SRX a R$190K e a Triton HPE a R$175K, acho que vou continuar na Flex durante um bom tempo. Inclusive a expedição para o Atacama que está surgindo para o ano que vem vai ser na Flex.

    Abraço
    Esse é o ponto. A uníca diferença que vai ter que tirar na economia de combustível é referente ao seguro mais caro para as versões diesel. IPVA e revisões a diferença eh mínima... O valor da viatura em si não, porque vc compra ela mais cara e vende mais cara..Aí entra a desvantagem das flex. Maior dificuldade de revenda o que derruba o valor lá em baixo. Aí sim, se perde dinheiro.
    Frontier XE 2.3 + Bloqueio traseiro eletronico + Bf AT 265/65R18

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Se levar em consideração a revenda do veiculo, realmente o diesel leva muita vantagem, eu mesmo não compro carro para revender, geralmente fico muito tempo com eles, pois, qualquer carro para ser vendido há desvalorização e os os acessórios instalados deverão ser removidos, pois, ninguém vai querer pagar o preço, se levar em consideração este item é bem valido.

    Aliado a isto, tem a questão da manutenção, bom, muitos aqui possuem viaturas novas, que ainda não apresentaram os problemas característicos de motores diesel como compressão no carter que faz o motor soprar, sendo assim creio que não pagaram para refazer um motor diesel em comparação com motor a gasolina.

    Quanto ao torque, bom, os diesel geralmente superam as gasolinas, mas há variações de modelo para modelo e os veículos a gasolina estão melhorando neste quesito.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #4
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    Na minha opinião camionete tem que ser movida a diesel, mas entendo a situação de cada um e o ponto de vista. Arrancando em uma beira de rio, subida, tracionando um reboque com barco, tração 4x4 e escutando um ronco de motor diesel não tem dinheiro que pague.

  • #5
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    Só pra tentar contribuir um pouco com tudo aquilo que já foi dito, mas sem entrar no mérito de dizer que um é melhor do que o outro...

    Acredito que cada um tenha suas vantagens e desvantagens e que poderão ser mais ou menos aplicáveis de acordo com a necessidade e uso de seu dono.

    Por exemplo, para aqueles que precisam de muita autonomia do carro, especialmente em viagens longas, o carro a diesel tem a vantagem de você poder levar bastante combustível reserva com maior segurança, como por exemplo por meio de barris na carroceria de uma pickup ou mesmo num bagageiro de teto. O diesel é bem menos inflamável que a gasolina.

  • #6
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    03/08/2006
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    Olá pessoal, reativando o tópico.....

    Possuo um Grand Vitara/tracker (99), 2.0, 16v, gasolina. Pretendo trocar de carro até o final do ano e a SW4 (de 97 a 2001) é a minha preferida, pois preciso de um porta malas maior, mais espaço para a família que cresceu e o carro tem que ser 4x4 com reduzida devido aos meus trabalhos de pesquisa e aos locais que gosto de conhecer.

    Pois bem, rodo pouco, no máximo 500km por mes. Por esse número sei que o mais indicado seria uma SW4 gasolina.

    Andei pesquisando aqui no Forum o consumo das SW4, e mesmo as V6 que consomem mais que as 2.7, acabam consumindo mais ou menos o que o meu grand Vitara consome, pois além de já ser um carro beberrão ainda coloquei pneus maiores, aumentando o consumo.

    O uso que vou dar a SW4 é o mesmo que dou ao Grand Vitara, rodar pouco durante o mês, com esporádicas viagens de mais ou menos 600km (ida e volta).

    O único porém é que estou programando uma viagem maior para janeiro, cerca de 3 mil km (ida e volta) e esse é um dos motivos da troca de carro.

    Sendo assim, ainda valeria a pena pegar uma SW4 á gasolina, sabendo que nessa viagem de janeiro vou acabar gastando mais em combustível do que se comprasse uma SW4 á diesel ?

    Obs: Os relatos do Rubens Linhares, que já teve um tracker e trocou por uma SW4 á gasolina, tem me ajudado bastante, mas mesmo assim a dúvida continua.

    obrigado
    Pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.



  • #7
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    06/08/2011
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    Eu não consigo ver vantagem no flex a não ser financeira. O ruído interno é de fato menor, mas os modernos carros à diesel são suficientemente silenciosos para o meu gosto. Sou encantando com o torque e autonomia proporcionadas pelo diesel. Lotar o carro e nem perceber e rodar 800 km sem abastecer é algo que aprecio demais.

    Ah, disse flex porque pra mim é inconcebível comprar carro movido à gasolina no Brasil. Quem tem Audi ou Subaru, por exemplo, acaba ficando refém de gasolina podium.

  • #8
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    Isso que nossa gasolina é "batizada" com 27% de água, ops, álcool, mas que na realidade acho que vai para 50% nos postos.
    Citação Postado originalmente por Amiko Ver Post
    Eu não consigo ver vantagem no flex a não ser financeira. O ruído interno é de fato menor, mas os modernos carros à diesel são suficientemente silenciosos para o meu gosto. Sou encantando com o torque e autonomia proporcionadas pelo diesel. Lotar o carro e nem perceber e rodar 800 km sem abastecer é algo que aprecio demais.

    Ah, disse flex porque pra mim é inconcebível comprar carro movido à gasolina no Brasil. Quem tem Audi ou Subaru, por exemplo, acaba ficando refém de gasolina podium.

  • #9
    Vou dar meu pitaco

    Rodei de picape a diesel por 10 anos (3 anos de D-10) e 7 anos de F-1000 4x4 (500 mil km). Carros a diesel são fantásticos, caros de comprar e manter. O mais antigos são barulhentos e na grande maioria das vezes irão demandar uma manutenção MUITO criteriosa pois em geral são usados para valer.
    Os carros a Diesel mais novos, com eletrônica embarcada, common rail, etc, são ainda mais caros de comprar e quando dão manutenção, se prepara.
    Consumo dos diesel mais antigos não é surpreendente, e tem toda uma geração de picapes a diesel que mal faz 10km/L. Os motores mais novos e menores começam a geral um novo cenário aliados a câmbios de 6 ou mais marchas. Os antigos câmbios de 4 ou 5 marchas, bem, cumprem seu papel, mas sem milagres.

    Atualmente tenho uma Pajero GLS-B (full) 3.0 V¨GASOLINA - tirando o consumo excessivo deste motor de parcos 148cv e consequentemente uma autonomia reduzida, não deve absolutamente nada para um carro a diesel. Muito pelo contrário. Mais leve, silenciosa e muito mais barata de manter.

    Quero pontuar, antes de levar pedradas dois aspectos, que a meu ver são de suma importância:

    Carro novo, zero, vá com o que teu coração e bolso gostarem mais. Há carros novos a diesel que são fantásticos, assim como os a gasolna.

    Carro usado (final da década de 90 até cerca de 2005) em especial os a diesel, precisam ser muito bem garimpados, pois, independente de marca (toy, mit, nissan, etc...) as chances de se comprar uma bomba ambulante ou morrer de cara em motor - BI - Turbina são enormes. Em geral muito usados e mal cuidados/mantidos.
    Já os carros a gasolina destes mesmos anos, tendem a ser mais inteiros, menos rodados e consequentemente menos pauleados.

    Logo, comprando de forma consciente, tudo certo.

    Finalizando:

    O melhor carro que existe é aquele que você tem na garagem e te leva onde você precisa.

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #10
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    Só sei de uma coisa, acabei de vender minha TR4 flex 10/10 tirada zero km e a troquei por um T4 17/17... e sinceramente gasolina nunca mais nesta encarnação! O Duratorque de 200cv parece uma usina de força e empurra as mais de 2 toneladas de carro como se fosse uma folha de papel! Feliz da vida

  • #11
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    Isso aí amigo, diesel é diesel.....Sorte e aproveita a viatura.
    Citação Postado originalmente por AleIbama2013 Ver Post
    Só sei de uma coisa, acabei de vender minha TR4 flex 10/10 tirada zero km e a troquei por um T4 17/17... e sinceramente gasolina nunca mais nesta encarnação! O Duratorque de 200cv parece uma usina de força e empurra as mais de 2 toneladas de carro como se fosse uma folha de papel! Feliz da vida

  • #12
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    26/06/2003
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    Rio de Janerio/RJ
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    Citação Postado originalmente por AleIbama2013 Ver Post
    Só sei de uma coisa, acabei de vender minha TR4 flex 10/10 tirada zero km e a troquei por um T4 17/17... e sinceramente gasolina nunca mais nesta encarnação! O Duratorque de 200cv parece uma usina de força e empurra as mais de 2 toneladas de carro como se fosse uma folha de papel! Feliz da vida
    Você está comparando dois veículos de classes diferentes, não tem como comparar. Que bom que está feliz com o Bugão, infelizmente ele é um tipo de veículo que não me atende.

    Abraço
    Oliver - Rio de Janeiro
    Hilux Flex SRV 2014 - EX Triton HPE 2012 - EX Frontier SE 2005 - EX Nivão 1994 (Companheiro por 11 anos)

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