Levei a minha no início do mês para uma quarta, quinta (já nem sei) opinião e a resposta foi a mesma..... "esse barulho é normal deste motor 1KD-FTV 16V 163cv 3.0". Falo deste ruído do VÍDEO após 1400rpm.
Confesso que fiquei bem desanimado, pois já andei sim em outra viatura com o mesmo motor e sem o ruído irritante.
Daí lí o seu relato.....e após você escrever a sua solução, busquei verificar se a EGR da minha também estava fechada.... como fiz:
- coloquei o chumbo na mangueira conforme instrução em outro tópico para FECHAR a válvula EGR.... ou seja.... se já estivesse fechada não daria nenhuma diferença/alteração com o procedimento de "fechar" a EGR (já que com o barulho entendi já estar fechada e ser a causa do ruído)......
Resultado: Realmente não estava fechada, pois o ruído do motor mudou e o torque em baixa rotação ficou estupidamente maior (válvula fechada - sem reaproveitamento do resultante da combustão - somente ar puro e combustível).
.... mas..... nada mudou sobre o ruído castanholado.... nem aumentou.... nem diminuiu.... nada mudou....
Retirei o chumbinho e liberei assim a válvula EGR (muito perceptível observando o torque em baixa rotação).... e o barulho..... CONTINUA.... igual ao vídeo (seja com a válvula aberta ou fechada).
Realmente voltei a desanimar... vou partir para a limpeza do sistema e válvula EGR, mas tenho certeza que a minha não está bloqueada... mas o barulho está lá... firme!!!
Espero que me ajudem com isso!! Realmente espero!!
Abraço para todos!!

Responder com Citação