Minha Hilux é 1998, DLX, CD, 2.8 diesel 4x4. Motor fracote (3 L) de 78 CV. Está comigo há 20 anos e sou o segundo dono. Quem comprou rodou apenas 5.000 Km e detestou a caminhonete, pois estava acostumado com veículos a gasolina. Há 3 anos atrás, já com 235.000 Km coloquei uma turbina Garrett REMAN T2 .48.35 Wastgate até 0,8 Kgf/cm². É a turbina usada pelas montadoras da Sprinter 310 (MB) e a S-10 (GM). O mais caro não foi a turbina e sim o kit e a revisão da bomba injetora. Agora a Hilux está com 255.000 Km e continua rodando bem. A turbina aumentou a aceleração (potência) e o torque e isto me permite ultrapassagens mais seguras, que era meu objetivo principal.
Se a turbina um dia der problema não vou levar em concessionária Toyota, pois não confio. Mas como toda a instalação está feita eu certamente trocaria a turbina gasta por uma nova ou reman. Na minha opinião se o diesel for turbinado corretamente e o motorista respeitar os limites do motor a turbina poderá ter vida longa e sem problemas. Viajo a 90-120 Km/h, se a estrada permitir, pois minha turbina é relativamente pequena, enche rápido, porém não deve ser forçada em altas velocidades. Além disso a válvula Wastgate calibrada em 0,8 Kgf/cm² também ajuda.
Para a Hilux turbinada de fábrica deve ser mais fácil. Se a turbina não tiver mais conserto pode-se trocar por um modelo similar e não necessariamente precisa ser igual ao da fábrica, pois temos boas marcas à disposição.