Relato de experiência!
Viatura: Hilux SR5 CD 2.8d 4x4 1999 - Sem válvula termostática e com ventoinha colada.
Problema: Superaquecimento em baixa (contando) ou na estrada acima de 3rpm.
Solução: Fechamento de 2x mangotes de refluxo (retorno) da válvula termostática (ausente).
Custo com material: R$10,00
Prezados
Minha viatura estava fervendo em baixa (parada) ou quando pegava a estrada viajando na média de 3rpm, antes de iniciar qualquer operação para solucionar o problema passei duas semanas analisando o defeito, monitorando a temperatura e completando o nível da água.
Na primeira etapa verifiquei a tampa do radiador, que apesar de usada estava em pleno funcionamento, sem vazamento e permitindo o fluxo do sistema para o reservatório.
O disparo da ventoinha não tinha necessidade de verificação pois o antigo proprietário já tinha providenciado a fixação.
Na sequência fui verificar o funcionamento da válvula termostática, foi quando constatei sua ausência. Tentando fechar um diagnostico preciso fui consultar o mecânico de uma loja especializada em Toyota que me falou o seguinte: Se o carro ta aquecendo sem termo e a tampa ta funcionando, a bronca ta no radiador, tem que trocar ou manda varetar. Mas quando perguntei sobre os mangotes de refluxo do sistema ligados na chaleira (não sei o nome correto) da válvula termostática ele não soube responder.

A válvula termostática fica localizada na saída (água quente) do motor e entrada do radiador, num compartimento externo como uma pequena chaleira para controle do fluxo de água quente e regulagem da temperatura.
"A válvula termostática é um regulador de fluxo acionado por temperatura ou eletronicamente, ou seja, quando o liquido quente atinge a temperatura X, a válvula libera o fluxo do liquido que passa a realizar uma troca térmica com o motor, evitando assim o seu super aquecimento. "
Este compartimento da válvula possui duas entradas/saídas interligando o fluxo quente com fluxo frio antes da entrada do motor, na minha tímida análise percebi que a entrada do motor possui PSI (-) negativo e a saída PSI (+) positivo, desta forma o fluxo da água vai ocorrer descontrolado pelo atalho e sem necessariamente passar pelo radiador e o motor vai terminar por receber água quente onde deveria receber água resfriada sem o menor controle da mistura.
Considerando que minha viatura estava superaquecendo mesmo com a tampa do radiador funcionando, ventoinha colada e sem a válvula termostática decidir seguir meus extintos e fechei as duas entradas/saídas de refluxo do compartimento da válvula termostática antes de qualquer procedimento no radiador. Resultado: a viatura passou a trabalhar quente (normal) sem superaquecimento em noite de chuva ou dia de sol, mas ainda não testei nas condições climáticas de trabalho.
A modificação foi bem simples, talvez um pouco bruta d+… tirei os 2x mangotes fui numa casa de ferragem e compre parafusos curtos entrando apertado na medida dos mangotes, passei cola de junta para motores a diesel, coloquei presilha e troquei a junta da tampa do compartimento da válvula. Se decidi posteriormente realizar a manutenção do radiador e a temperatura trabalhar baixa d+… basta comprar novos mangotes e uma termostática e montar que o sistema volta a operar como original.

Após modificações o manômetro da temperatura trabalha bem estável.

Minha atual dúvida, mesmo a viatura voltando ao funcionamento normal devo varetar o radiador?
#Dados adicionais…
Se minha viatura estivesse com a válvula não teria retirado, mas como estava sem decidir realizar o experimento que até o momento deu certo.
Não sou mecânico e minha viatura trabalha em situações climáticas do tropical semi-árido com temperaturas médias entre 25 ºC e 30 °C e pico de 42 ºC em pontos mais quentes…. Nessas condições carrega ou puxa muito peso, muitas vezes subindo considerável distância na reduzida.
Espero ter contribuído …