Excelente tópico. Vou postar umas dúvidas sobre esse motor aqui, OK? Se necessário crio outro tópico.
Tenho uma SW4 94 com o 22RE comigo há pouco mais de um ano.
Adoro o carro, não faz barulho, o motor soa como um V6.
Porém ele veio com o 20W50 e eu manti assim na primeira troca. Fiz uma longa viagem (6000 km em asfalto e terra) e ela consumiu 1 litro por cada 1000 km, mesmo sendo esse óleo mais grosso que o original. O consumo foi de 7,5 km/l em rodovias sem pisar e com ar ligado.
Depois dessa viagem com a recomendação de 2 mecânicos eu coloquei óleo mineral para motor Diesel 30W60 e apenas baixou meio litro em 3000 km. Porém tem uma borra espessa grudando na tampa de óleo e acho que o consumo pode ter aumentado um pouquinho.
O fato é que desde que eu tenho ela acho o motor fraco. Eu estava mal acostumado com um Peugeot 306 2.0 mas em subidas longas tenho que ir reduzindo a marcha, muitas vezes até segunda ou primeira, se for longa e ingrime. Na reta desenvolve bem (acho que 120 km/h a 3500 rpm). Nunca pisei até o assoalho. Nas subidas de Perdizes as vezes tenho que engatar reduzida pra sair num farol e queimar embreagem é normal nas saídas em subida, senão não vai.
Verifiquei que nos EUA (4runner) eles indicam o 10W30 e muita gente coloca no inverno 20W50.
Eu gostaria de voltar para o óleo indicado (digamos 10W40) após fazer um flush para ver se melhora a disposição e consumo dela.
Mas eu li num tópico para nunca voltar de um óleo grosso para um fino, sob risco de perder o motor.
Isso procede? Desconfiei pois os americanos trocam de tipo de óleo a cada troca (verão / inverno).
É o caso de abrir o motor? Espero que não!