Eu tenho usado óleo fino, tenho comprado o Óleo para motor Toyota 15w40 mineral na própria concessionária, que por incrível que pareça tem sido o mesmo preço de óleo de mesma especificação nos postos de combustíveis. Como também tenho usado apenas o filtro de óleo original, vou à concessionária e saio de lá com o "kit" (filtro, óleo, arruela de bujão) para trocar em casa o no mecânico.
Com quantos km está seu motor? Eu não trocaria por óleo mais grosso... Ele segura mais o motor, certamente aumenta o consumo.
Sobre a força, é isso que noto na minha. Anda bem na estrada, nada excepcional, mas dá para curtir. Em subidas pede marcha, se for subida muito longa vai pedindo, pedindo, enquanto tiver marcha pra passar, rsrsrs.
Uma coisa que me intriga e fico com vontade de comparar com alguma outra SW4 com mesmo motor, mas não tenho como, é isso de arrancar em subidas MUITO íngremes. Tem que dar aquela queimada sem dó na embreagem. Como não tenho acesso à outra para comparar, sempre fiquei encucado... Mas veja, tem que ser MUITO íngreme e tem que ser na arrancada. Se vier andando, seja qual for a velocidade, pode ser até de primeira, e encarar a subida, sobe de boa.
PS.: Acho que isto vai poluir o tópico. Vamos pedir a um moderador para apagar estas mensagens e mover para um tópico contendo a sua pergunta. Este aqui tem por objetivo agrupar informações técnicas.