x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1

    Concentrando informações especificamente da Hilux sw4 3.0 diesel 97




    Olá sou novato no fórum e completamente leigo em carros diesel em geral e em qualquer veículo 4x4 mas ontem adquiri uma hilux sw4 3.0 4x4 diesel ano 97 e apesar de eu esta muito contente com a nova aquisição ainda não estou nada familiarizado com esse carro e a cada instante uma nova duvida me vem a mente, na tentativa de sanar essas dúvidas andei dando uma fuçada no fórum e encontrei muitas informações importantes sobre todos os carros 4x4 inclusive de modelos iguais ao meu, mas essas informações estão muito misturadas a assuntos e problemas comuns de outros modelos, versões, e marcas diferentes e as vezes essa mistura dificulta aos novatos como eu a encontrarem informações especifica do modelo em questão, por isso criei esse tópico pra ver se recebo informações relativas somente a esse carro, modelo e ano pois isso vai facilitar muito nas minhas pesquisas e acho que também de todos os novatos que procuram informações somente sobre esse modelo de carro, então peço encarecidamente a todos e qualquer forista que se dispuser a postar e enriquecer esse tópico com qualquer tipo de informação sobre esse modelo de carro que faça sem remorsos rsrsrs, abçs.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1
    Vou postar algumas poucas informações que tenho desse carro pra ver se facilita as respostas, esse carro foi recém adquirido por um amigo do meu sobrinho e esse cidadão tem alguns filhos jovens e pelo que me parece algum deles é meio desligado da vida a ponto de sair nesse carro e abastece-lo com gasolina, resultado! o motor detonou-se de uma maneira que o gira brequim partiu-se ao meio, foi ai que o meu sobrinho entrou na história rsrsrs, o amigo dele ao ver o resultado dessa brincadeira ficou revoltado com o filho e propôs vender o carro a ele com uma oferta convincente e imediatamente ao fechar o negócio partiu para o reparo do motor e a primeira coisa que ele fez ao abrir o motor foi comprar um gira brequim numa sucata e com muita sorte encontrou um quase novo com a medida std mas curiosamente ao chegar na oficina o mecânico percebeu que o eixo era um pouco menos que o que partiu-se, então voltamos a sucata e com a mesma sorte de antes encontrou o eixo correto também nas mesmas condições e medidas do primeiro que havia comprado, enfim, além do novo gira brequim o motor recebeu novas as bronzinas de biela, chumaceiras, algumas bielas, jogo de juntas, óleo e filtro, não sei por qual motivos o mecânico o aconselhou a não comprar uma bomba de óleo nova dizendo que a que ali estava ainda estava em perfeitas condições e aguentaria bem o tranco por muito tempo, não sei se o que ele disse foi certo mas no momento ela me parece esta cumprindo bem seu papel de lubrificar, enfim é ai eu entro na historia, após esse serviço o carro passou a aparecer uns pequenos defeitos que parece de fácil solução mas o meu sobrinho além de não gostar de mecânica achou o carro muito antigo e me propôs trocar no meu fiesta 2012, a principio eu fiquei pensativo mas ao andar no carro eu me empolguei rsrsrs, acho que esses pequenos problemas que o carro tem da pra eu mesmo concertar em casa mas pra isso eu preciso de umas boas dicas de usuários mais acostumados por isso criei esse tópico rsrsrs, hoje fiz alguns pequenos reparos como recuperar a maçaneta da porta traseira que não abria e recuperar a parte central do volante que estava completamente solta e quebrada, ficou perfeita rsrsrs, agora vamos as soluções ainda a serem descobertas rsrsrs, a luz do frei permanece acesa mesmo com o nível de óleo do reservatório no máximo, percebo que o volante as vezes endurece um pouco durante as manobras, o conta giros não funciona e quando funciona não passa de 1000 giros mesmo eu acelerando o carro, percebo o velocímetro marcando a velocidade a baixo que que estou trafegando pois as vezes me sinto a 60km mas o velocímetro marca entre 30 e 40 km, escuto um pequeno barulho metálico durante as vibrações do motor mas esse barulho desaparece ao apenas encostar o p´é no pedal da embreagem, obs: não preciso nem debrear o carro pois apenas encostando o pé esse grilo desparece, alguém aqui pode me ajudar a descobrir esses defeitos? desde já agradeço.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Seja bem vindo ao fórum! Já tive uma branca 97 igual a sua e gostei muito, no seu lugar eu levaria a sua VTR num eletricista, como entendo pouco de elétrica e mecânica, faço pouca coisa made in home, de qualquer forma parabéns e que te dê muitas alegrias!

  • #4
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    3 climas, algumas probleminhas é melhor levar em eletricista e tudo mais. Mas algumas coisa realmente da p fazer em casa. Na internet tem muito coisa. Se gosta de mexer no carro vai fundo. Procura o manual de manutenção ou reparo do carro, tem tudo lá. Fora do Brasil nossos carros sao conhecidos como 4Runner da 3ª geração, então se pesquisar por isso no google/youtube vai encontrar MUITA coisa.

  • #5
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Olá conterrâneo!

    Citação Postado originalmente por 3 climas Ver Post
    percebo que o volante as vezes endurece um pouco durante as manobras,
    Verifica se a tração 4x4 está ligada. Se estiver ligada, vai ficar difícil de virar mesmo. E não se deve usar tração 4x4 e nem 4x4reduzida no asfalto! beleza?

    Citação Postado originalmente por 3 climas Ver Post
    o conta giros não funciona e quando funciona não passa de 1000 giros mesmo eu acelerando o carro, percebo o velocímetro marcando a velocidade a baixo que que estou trafegando pois as vezes me sinto a 60km mas o velocímetro marca entre 30 e 40 km,
    Nas Bandeirante, o contagiros funciona por meio da "corrente" W do alternador e o valocimetro vem de um cabo atrelado à caixa de marchas.
    Não sei como funciona na Hilux 97, mas deve ser o mesmo princípio.
    E se realmente for isso, São 2 problemas distintos.
    Se for o problema do W do alternador, as vezes é mal contato desse cabo no alternador e no painel do veículo, então dá pra você resolver em casa se entender um pouco de elétrica.

    O velocimetro, se for por cabo, é só trocar o cabo, engrenagem e pinhão que ele marca direito.

    Pra ter certeza da velocidade, liga o GPS do celular em um aplicativo que mostre a velocidade.


    Citação Postado originalmente por 3 climas Ver Post
    escuto um pequeno barulho metálico durante as vibrações do motor mas esse barulho desaparece ao apenas encostar o p´é no pedal da embreagem, obs: não preciso nem debrear o carro pois apenas encostando o pé esse grilo desparece, alguém aqui pode me ajudar a descobrir esses defeitos? desde já agradeço.
    [/QUOTE]
    Pode ser o rolamento da embreagem em fim de vida ou mesmo vibração no pedal da embreagem (que deve estar vibrando e batendo contra alguma arruela, etc).


    Já já os entendidos aparecem para te dar uma luz.

    Abraços e seja bem vindo ao mundo 4x4!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1
    Obrigado a todos pelas dicas, na verdade eu não sou muito bom em elétrica e apesar de gostar um pouco de meter a mão na graxa ultimamente esta me faltando tempo pra esse robe pois sou corretor de imóveis e essa função me obriga a sempre esta pronto pra atender o cliente na hora que ele chama mas eu estando sujo de graxa não tenho com ir rsrsrs, mas recentemente conheci uma pessoa que trabalhou por muitos anos como técnico em manutenção em diversas grandes empresas do mundo, principalmente empresas petroleiras mas recentemente ele veio ao Ceara a passeio e apaixonou-se por uma nativa e resolveu jogar tudo pro alto e ficar morando numa praia daqui de perto da minha casa e se ofereceu a me ajudar na manutenção do carro enquanto ele estiver desempregado, o cara é muito bom em mecânica e altamente criterioso no que diz respeito a descobrir o defeito antes de comprar qualquer peça, inclusive hoje ele descobriu e corrigiu alguns defeitos sem que fosse necessário comprar qualquer coisa, o defeito do grilo ele constatou que realmente é o garfo que aciona o rolamento da embreagem que esta desgastado então pra desaparecer o tal grilo sem ter que ficar pisando na embreagem ele prendeu em algum lugar la por baixo uma liga feita de câmara de ar e não é que o danado do grilo realmente desapareceu rsrsrs, ele também concertou o marcador da temperatura que não estava marcando, reconectou alguns fios mas disse que muitos deles não da pra saber de onde são então ele me pediu pra baixar o esquema elétrico desse carro que ai ele descobre de onde é cada um desses fios cortados e soltos que não da pra saber de onde vem e pra onde vão, vou fuçar o fórum pra ver se acho esse esquema, alguém sabe se algum forista já postou esse esquema elétrico aqui no fórum? no mais agradeço a todos que postaram acima e continuo aceitando dicas e opiniões, abçs.
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Olá conterrâneo!


    Verifica se a tração 4x4 está ligada. Se estiver ligada, vai ficar difícil de virar mesmo. E não se deve usar tração 4x4 e nem 4x4reduzida no asfalto! beleza?


    Nas Bandeirante, o contagiros funciona por meio da "corrente" W do alternador e o valocimetro vem de um cabo atrelado à caixa de marchas.
    Não sei como funciona na Hilux 97, mas deve ser o mesmo princípio.
    E se realmente for isso, São 2 problemas distintos.
    Se for o problema do W do alternador, as vezes é mal contato desse cabo no alternador e no painel do veículo, então dá pra você resolver em casa se entender um pouco de elétrica.

    O velocimetro, se for por cabo, é só trocar o cabo, engrenagem e pinhão que ele marca direito.

    Pra ter certeza da velocidade, liga o GPS do celular em um aplicativo que mostre a velocidade.


    Pode ser o rolamento da embreagem em fim de vida ou mesmo vibração no pedal da embreagem (que deve estar vibrando e batendo contra alguma arruela, etc).


    Já já os entendidos aparecem para te dar uma luz.

    Abraços e seja bem vindo ao mundo 4x4![/QUOTE]

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por 3 climas Ver Post
    Pode ser o rolamento da embreagem em fim de vida ou mesmo vibração no pedal da embreagem (que deve estar vibrando e batendo contra alguma arruela, etc).


    Já já os entendidos aparecem para te dar uma luz.

    Abraços e seja bem vindo ao mundo 4x4!
    [/QUOTE]

    Valeu conterrâneo, obrigado pelas dicas e pela recepção, a tração esta 4x2 sim, testei todas e estão em perfeito funcionamento mas logo voltei pra 4x2, quanto a velocidade vou fazer esses testes e também acompanhar lado a lado algum amigo motoqueiro.

  • #9
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    47
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Esse motor tem sensor de rotação na bomba injetora e manda sinal pro contagiros. Tem q testar se é o sensor, chicote ou painel. Se tirar um W do alternador e ligar num dos fios q vai para o painel ( o sensor tem 2 fios um é terra outro é sinal q vai pro painel)e se o painel estiver bom, o contagiros funciona até q bem, só tem q ver a precisão. Na minha HDJ fiz isso e acertei a rpm mudando o tamanho da polia do alternador, pois o sensor custava 600 pila.
    Leonardo Diccini
    Blazer "Chalana"
    Exs: Land Cruiser HDJ80, Hilux CD 95 TDI, Band 14B TDI, JPX 2.5TDI Mit, Niva 1.8AP

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1
    Beleza Leonardo Dic, com informações detalhadas assim como essa sua até eu próprio me atrevo a tentar concertar, amanhã mesmo vou tentar isso, grato.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    nnnn/AC
    Posts
    356
    Agradecimentos: 2
    Seja bem vindo!!
    O Conta girus é como o Leonardo falou, é feito pela bomba injetora.

    "escuto um pequeno barulho metálico durante as vibrações do motor mas esse barulho desaparece ao apenas encostar o p´é no pedal da embreagem, obs: não preciso nem debrear o carro pois apenas encostando o pé esse grilo desparece, alguém aqui pode me ajudar a descobrir esses defeitos? desde já agradeço."

    Esse barulho é o garfo da embreagem que não está voltando, fazendo com que o rolamento (colar da embreagem) fique encostando de leve na superfície do platô e por trás dele tem uma trava que vibra, é daí que vem o barulho.
    Para solucionar utilizei a ideia de um outro forista, coloquei umas molas no garfo que aciona a embreagem elas puxam ele de volta e o barulho para.
    usei duas molas do acelerador da Brasília, são maleáveis e não aumentaram o esforço no pedal.
    depois de posto as molas tem que regular a altura do pedal.
    Minha embreagem era zera e começou a fazer esse barulho a caixa foi retirada uma vez para tentar solucionar, o que resolveu foram as ditas molas.
    Foto da mola:
    Anexo 484516

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/11/2014
    Local
    Itapipoca/CE
    Idade
    57
    Posts
    59
    Agradecimento: 1
    Boa dica Jsantos, vou mostrar esse seu post ao mecânico pra ele fazer igual, grato.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Concentrando informações sobre a Land Cruiser Prado
      Por Almiro Lemos no fórum Toyota
      Respostas: 4178
      Última resposta: 10/01/2024, 09:49
    2. Respostas: 271
      Última resposta: 26/01/2023, 16:24
    3. Respostas: 329
      Última resposta: 06/10/2020, 18:25
    4. Respostas: 24
      Última resposta: 02/08/2012, 13:26
    5. Hilux SRV 3.0 AT Informações
      Por Marcelo Pantaneiro no fórum Toyota
      Respostas: 28
      Última resposta: 07/02/2011, 11:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade