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    ajuda com parte hidráullica




    pessoal preciso de uma ajuda para diagnosticar um possivel problema na parte hidráulica o carro.

    percebi que a agua do reservatório anexo do radiador vinha baixando freqüentemente e resolvi fazer uma inspeção.
    constatei que era necessário as substituições de mangueiras do radiador, Abracadeiras, assim como a tampa da carcaça e a tampa termostato que apresentavam corrosão.

    levei o carro em um mecânico de confiança e fizemos todas as substituições colocando fluido original toyota e água deionizada.feito isso constatei novamentea água baixando no reservatório auxiliar mas sem baixar no radiador. O radiador foi vistoriado eu não apresenta falhas ou vazamento.

    gostaria de saber se é normal o nível do reservatório auxiliar baixar com frequência. vale citar q ele ainda está na zona entre o minimo é o máximo mas acredito que com o passar do tempo a água descerá além do mínimo.

    Ainda pergunto: com qual freqüência vcs completam o reservatório anexo do radiador?

    A vtr é uma sr5 2001 que esta comigo a pouco tempo. Abraços

  • #2
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    Tche é estranho baixar o nível do reservatório, isso só acontece se tem um vazamento na parte pressurizada ou então, o que seria bom mas acho improvável é se for o próprio reservatório rachado/furado.
    Nesse sistema não se completa o reservatório, e o nível de água tem que ser visto sempre no radiador.
    O reservatório está ali para armazenar a ocasional expansão da água dentro do radiador, quando o líquido do radiador ultrapassa a pressão de trabalho (pressão da tampa do radiador), a mola da tampa cede e a água vai pro reservatório. Quando a pressão do radiador volta ao normal, cria-se dentro do radiador um vácuo, que 'suga' a água do reservatório de volta pra dentro do radiador, até as pressões se igualarem. Se tiver um furo no sistema pressurizado, acontece de esse vácuo não de formar e o reservatório vai ficando cada vez mais cheio e transborda, e se não estiver de olho pode faltar água no radiador.
    Contigo tá acontecendo o contrário, pelo visto o vácuo tá puxando a água do reservatório, mas tá havendo perda de água por algum outro ponto. Eu aposto em um microfuro, manda fazer um teste de pressão no sistema! E fica de olho no nível do radiador!
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  • #3
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    Dummar,
    Como voce trocou peças e depois completou com o liquido e agua, pode ter ficado ar no sistema, e agora ele está expulsando o ar aos poucos, ja aconteceu comigo, mais depois de umas 3 completadas ficou normal, o importante é vigiar o nivel no radiador.
    Se realmente continuar o problema, como o Tcheigor falou pode ter um microfuro, se o seu carro tem ar quente, verifique as mangueiras mais finas que vão na válvula e talvez o radiador que fica dentro do carro.
    Abs.

    Abs.
    Carlos Feitosa.
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  • #4
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    Bem pensado, isso explica o porque o sistema tá funcionando e o vácuo puxando a água de volta! Deve ser ar mesmo, vai completando e fica de olho no nível!

    Citação Postado originalmente por feitosac Ver Post
    Dummar,
    Como voce trocou peças e depois completou com o liquido e agua, pode ter ficado ar no sistema, e agora ele está expulsando o ar aos poucos, ja aconteceu comigo, mais depois de umas 3 completadas ficou normal, o importante é vigiar o nivel no radiador.
    Se realmente continuar o problema, como o Tcheigor falou pode ter um microfuro, se o seu carro tem ar quente, verifique as mangueiras mais finas que vão na válvula e talvez o radiador que fica dentro do carro.
    Abs.

    Abs.
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  • #5
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    DUMMAR , TCHEIGOR E FEITOSA

    A explicação do TCHEIGOR esta correta , mas só não concordo em caso de microfuro no sistema , pois se tiver um microfuro no sitema NÃO TERÁ/FORMARÁ VÁCUO NO SITEMA e a água não voltará para o radiador depois que o motor esfriar , na minha opinião INFELIZMENTE seu carro esta com problema de cabeçote e a água esta sendo consumida pelo motor , ou seja a água esta pasando pelo cabeçote e sendo queimada junto com o combustível , MAS EXISTE SIM A POSSIBILIDADE QUE O FEITOSA falou de ter ar no sistema e como ele falou se vc completar com água umas 3 a 4x e continuar sumindo é pq tem problema no cabeçote .

  • #6
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    Pois tbem pensei nisso Guilherme, mas dependendo do lugar do furo e do tamanho só vaza com pressão positiva. Quando esfria pode formar vácuo suficiente pra puxar a água de volta se a mangueira de retorno do reservatório oferecer resistência menor do que o furo. A pressão vai se igualar pelo caminho mais fácil, e no caso de um furo muito pequeno esse caminho mais fácil acaba sendo o retorno do reservatório. Vamos torcer pra que seja coisa pequena! hehehe
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    Pois tbem pensei nisso Guilherme, mas dependendo do lugar do furo e do tamanho só vaza com pressão positiva. Quando esfria pode formar vácuo suficiente pra puxar a água de volta se a mangueira de retorno do reservatório oferecer resistência menor do que o furo. A pressão vai se igualar pelo caminho mais fácil, e no caso de um furo muito pequeno esse caminho mais fácil acaba sendo o retorno do reservatório. Vamos torcer pra que seja coisa pequena! hehehe
    TCHEIGOR

    Entendo a sua agonia para que não seja algo grave , mas por menor que seja o furo , o AR PASSA muito mais fácil do que a água e por um microfuro o ar passa e não faz vácuo , PASSEI POR ESTA AGONIA DE NÃO VER E SABER POR ONDE A ÁGUA ESTAVA SUMINDO E DE TÃO P QUE FIQUEI , TEIMEI COM O MECA QUE DISSE ESTAR TUDO EM ORDEM E ELE TEIMANDO QUE AQUELE PEQUENO SIMIÇO DE ÁGUA ERA NORMAL 100ML A CADA 1000KM , que havia mandado o cabeçote pra retífica e a retífica falou que estava bom , MESMO ASSIM COMPREI UM CABEÇOTE NOVO E " MANDEI ELE TROCAR " e após ter trocado a água parou de sumir só assim que anunciei e vendi a BONEQUINHA .

    Abraço

  • #8
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    pessoal obrigado por todas as respostas.
    realmente estou preocupado pois depois de todas as trocas constato que o problema inicial ainda continua.
    com o novo sistema instalado considerei sim a possibilidade de vácuo de ar no sistema mas a proporção que a água tem um sumido é a mesma de quando foi para a revisão.pensei na possibilidade da junta cabeçote ter alguma avaria e ali estar a razão do problema.faz algum sentido esse achismo??
    a proporção de sumiço da agua é de 300km rodados e o reservatório auxiliar foi do max. ao min. Mas ainda não desceu do mínimo,tenho vigiado ali e o radiador.

  • #9
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    Dummar,
    Vamos pelo lado mais simples, pelo visto voce ainda não completou a agua, pois ainda não desceu do minimo, se esta rodando e o minimo se manteve, acredito mais na tese do ar no sistema e ele ja estabilizou, é o mais provável, para não correr riscos, voce pode completar até o máximo e continuar rodando mansinho, sem exigir muito do carro, depois posta o resultado.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
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  • #10
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    DUMMAR

    É por aí que o FEITOSA falou , vc não relatou se andou só os 300km ou mais , se agora ele esta no mínimo e não esta abaixando mais , concordo plenamente com o FEITOSA , mas se vc completar e continuar a sumir neste ritmo que vc citou , para vc gastar menos , SUGIRO O QUE VC PENSOU EM FAZER QUE É : trocar a junta do cabeçote , se continuar a sumir COMPRA UM CABEÇOTE NOVO que vai resolver este problema .

  • #11
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    Obrigado Feitosac. Conferi agora e ainda falta dois dedos para a água cravar no minimo DP reservatorio. Como meus atuais percursos são curtos vou observar se ela ainda vai descer mais antes de completar o reservatório novamente. Confesso que pensar em cabeçote deixou meu domingo um tanto tenso. A vtr tem procedência, era do tio da minha mulher. Ele vendeu para pegar uma sw4 e disse que caso eu vendesse novamente ele seria o 1o comprador.... Vamos torcer mas que o problema parece estar igual parece

  • #12
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    Em tempo,não sei qual o sentido disso mas percebo que agua na primeira metade do reservatório (do max. Até o meio) some muito mais rapidamente do que a segunda metada( do meio para o min.) alguma explicação? Muito obrigado

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