Postado originalmente por
Dummar
Ola Guilherme Muito grato por mais uma ajuda.
Reparei que as mangueiras superiores do radiador (aquelas fininhas) que passam em dupla entre a ventoinha e a tampa da correia dentada e que mais a direita e fazem um "C" não foram trocadas… um mole daqueles…
essas mangueiras ORIGINAIS já foram providenciadas.
Tenho uma teoria (leiga) e gostaria de saber se ela é plausível:
Ao retirar a válvula percebi que o sistema passou a trabalhar diversas vezes com a temperatura de serviço bem abaixo do normal.
Percebi também que em longas retas ou descendo a serra de Teresópolis, por exemplo, ou no transito mesmo, o ponteiro colava do lado esquerdo, indicando a temperatura bem abaixo do que marcaria normalmente.
Diferentemente de quando estava sem valvula, notei hoje após uma melhor observação que novamente apareceram os respingos (quase em forma forma de borrifo) em cima da tampa do filtro de ar que fica na horizontal. Achei que isso tivesse sido resolvido mas vejo que não. Exatamente ali perto passam as mangueiras finas em forma de "C"
Sendo assim concluo ( na base do "achismo" e da observação) que ao recolocar a válvula, o circuito (fechado) por onde a água corre até atingir a temperatura de abertura, passou a trabalhar novamente na temperatura/pressão ideal. Essa temperatura/pressão por menor e mais natural que seja voltou a ser constante e sem "refrescos".Com isso mangueiras citadas acima que me parecem fadigadas no corpo e na conexão voltaram a vazar e o problema deixou de estar camuflado.
Minha teoria é inadmissível ou faz algum MÍNIMO sentido??
Farei as substituições que faltam e posto aqui.
Muito Obrigado!!