Postado originalmente por
Andre Canario
O GNV ainda é um tabu, mais ainda no estado de SP, pois a maioria nao gosta. Ja no estado do Rio, onde a gasolina é bem mais cara por conta do ICMS, é bem mais aceito, e chega até a valorizar um pouco mais o carro.
Mas nesse motor, só quem tem mesmo pode dizer se compensa ou nao.
Comprei a minha em Sao Caetano-SP, há 4 anos, já com GNV instalado, e, sinceramente... é simplesmente maravilhosa, nunca mexi em absolutamente nada por culpa do GNV, nunca engasgou, e sequer precisei mandar revisar a instalação... simplesmente porque nunca apresentou qualquer sintoma que justificasse mexer.
Os segredos do GNV sao:
1 - Instalação bem feita é o principal,
2 - Rodar na gasolina até a temperatura alcançar a faixa normal de trabalho e só depois trocar de combustivel,
3 - Quando for desligar no final do dia, deixar pelo menos uns 30 segundos na gasolina,
4 - Manter sempre o sistema de arrefecimento em perfeito funcionamento (radiador, mangueiras, aditivo, válvula termostatica, etc)
Seguindo essas regrinhas básicas, e sendo a instalação bem feita, não existe qualquer motivo p/ preocupação.
Gasto R$100,00 de GNV numa viagem de ida e volta do Rio a SP, com ar condicionado ligado e velocidade entre 110 e 130 km/h.
Na minha, a NF de instalação consta 69.000 km em 2004, quando comprei, em 2010, tinha 139.000, hoje tem 226.000, e, sinceramente... é so alegria... baixo custo de kilometragem, e zero custo de manutenção no GNV em 10 anos de utilização constante, penso que já compensou e muito a instalação.
Já penso em troca-la numa mais nova, mas quero outra V6, e se vier sem GNV, com certeza colocarei.
Minha conclusão é que se a V6 é a SW perfeita, com GNV bem instalado, ela fica mais que perfeita. Mas, isso vai do gosto de cada um.
Espero ter ajudado com minha opiniao.
abs