Olá amigos.
Quero me apresentar e pedir desculpas, caso não seja o local adequado para o assunto; ou se já existe esclarecimentos a respeito. Eu até procurei localizar nos tópicos algo que pudesse me ajudar, mas não encontrei repostas para minha dúvida, então lá vai:
Recentemente comprei uma SW4 Aut. 4WD SRV 2014, 5 lugares, diesel, zero km. Apesar de leitura do manual e busca de esclarecimentos junto à oficina autorizada Toyota, não tive esclarecido o que se segue. Minha dúvida é quanto ao sistema de tração da viatura. Sei que é 4x4 integral e com distribuição do torque entre os eixos na proporção 70x30 (dianteiro/traseiro) em aceleração, e 60x40 (dianteiro/traseiro) em desaceleração, tudo segundo o manual. Tem inclusive diferencial central blocante, que muda a relação anteriormente citada para 50x50 (dianteiro/traseiro) quando acionado (alavanca do 4x4 em HL). Outro detalhe é ter diferencial traseiro de deslizamento limitado (LSD – não é a droga tá), ou seja, quando uma roda patina transfere a força motriz para a outra que tem atrito com o chão.
Bom, até aí tudo bem, negócio é com relação ao eixo dianteiro, este também teria o mesmo sistema de deslizamento limitado (LSD) que transfere a tração de uma roda para outra caso uma comece a deslizar livremente? Vejamos uma situação de atoleiro: Estando a VT com o diferencial central bloqueado (alavanca 4x4 em HL) ou com reduzida ligada (alavanca 4x4 em LL) – note-se que nestas duas situações o diferencial central sempre estará bloqueado --, as rodas do eixo dianteiro estariam bloqueadas com 50% de força distribuídas entre elas ou não? Entendo que se isso não ocorrer o veículo, apesar de ser um 4x4, poderá não sair do lugar visto que a energia de deslocamento do eixo dianteiro está perdida naquela roda que gira livremente sem contato com o solo.
Ou seja, o possante 4x4 passou a ser um mero veículo 4x2, já que toda sua força de movimento estará no eixo traseiro que, apesar de ter tração balanceada entre as suas duas rodas (LSD), este por se só não terá condições de mover o veículo e tirá-lo da situação hipotética que se encontra. É isso mesmo???
Esta dúvida não consegui esclarecer, nem lendo o manual, nem tampouco em questionamento junto a mecânicos e até o chefe da oficina da autorizada Toyota. Pelo visto terei que fazer o teste in loco, mas antes quero saber a opinião de quem entende do assunto.
Agradeço quem puder esclarecer essa sopa de letrinhas que me meti.
Abraços.
Juarez