Postado originalmente por
TCHEIGOR
falando em rotação, no manual da minha sw4 diz que no período de amaciamento, (vejam bem, no amaciamento!) deve-se conduzir entre 2000 e 4000 rpm.
fica a questão. eu viajei recentemente 6000km, tava com medo de como seria, pois rodaríamos entre 10 e 15h por dia e isso foi sempre a pelo menos 3000 rpm, indo até 3300 e foi tudo tranquilo, acho que é uma boa margem de segurança mesmo, mas é legal dar umas esticadas além, porque o motor suporta e merece um uso pleno de vez em quando. até pra confiar na máquina e saber que quando precisar ela tá ali e como vai se comportar. o manual fala também de velocidade máxima em quarta marcha de 120km/h, sendo que isso foi o máximo que fui em quinta marcha.
pela minha observação, motor diesel que estraga cedo é o sem manutenção (sem dono), ou o que só anda pianinho, tipo sempre a no máximo 2000rpm, 50km/h em quarta marcha... isso também exige muito do motor e é considerado uso severo. não quer ouvir o motor urrando compra uma à gasolina kkkkkk, eu já deixei de ter dó de ouvir o motor, sinto que ele tem melhor saúde se bem explorada a faixa de potência.
ah, desculpe me alongar e boa sorte com a nova viatura!