Não precisa tirar o câmbio não. Basta desmontar a transferência.
Retire a tampa da transferência apenas para remove o parafuso que prende o suporte central e depois feche novamente por causa de entrada de pó.
Versão Imprimível
Não precisa tirar o câmbio não. Basta desmontar a transferência.
Retire a tampa da transferência apenas para remove o parafuso que prende o suporte central e depois feche novamente por causa de entrada de pó.
Com relação a folga da cinta, não é a cinta de lock up do conversor não. Embora seja bom mandar para a revisão. O meu foi todo desmontado e foi trocada a cinta de lock up por R$600,00.
A cinta a que alguém se referiu é a cinta do power lock pow. Se o avanço do atuador for superior a 3mm ela deve ser trocada.
Para retirar o câmbio compre dois parafusos M12X100mm corte a cabeça deixando uns 50mm depois da rosca faça uma fenda na ponta devidamente chanfrada e coloque nos furos da caixa onde houver rosca de 12mm. Isto é para não empenar a ponta do centro do conversor. Com os parafusos guia no lugar remova os parafusos que prendem o conversor de torque (são 6 parafusos). Então é só afastar a caixa o suficiente para remoção. O resto do procedimento você como mecânico já sabe :
desconectar tudo, abaixar um pouco a parte de trás do câmbio, etc...
O que foi feito na minha:
-Kit Banner cambio - discos, juntas, retentores...
-Cinta Câmbio
-Filtro e óleo cambio
-Oleo de tração
-Discos tração
-Engrenagem bomba de óleo
-Reforma conversor de torque
-Reparo tambor de tração
Exatamente como foi o procedimento não sei dizer pq não entendo de mecânica, além do fato de a oficina ficar em Porto Alegre a 260 Km da minha cidade, não tive como acompanhar de perto.
Espero q consiga resolver e o tópico sirva p ajudar os proprietários desse modelo.
Eu apesar da "pancada" que levei to com fé q a viatura vai me atender.
Pela lista do sgrul1é exatamente o que estou fazendo na minha.
Os discos de tração são os discos que queimaram na minha.
A única coisa que não fiz foi trocar a cinta do power lock pow, que acredito ser a causa do problema.
Este final de semana vou abrir o câmbio para trocar a danada.
Depois eu relato o resultado.
Boa tarde.
Primeiramente gostaria de agradecer ao Bernardo Monken por ter ligado pra mim hj, trocamos várias informações importantes.
Vou fazendo as fotos e postando conforme faço o reparo.
Vou tentar trocar apenas a embreagem da tração, se der pau denovo, desmonto tudo.
Logo posto as fotos.
Obrigado a todos.
Free factory service manual downloads - Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum
Todos os manuais de serviço, muito bom pra quem gosta de dar a manutenção.
E se eu eliminar o sistema, a caixa de tração com um eixo simples ligando um lado a outro da caixa, vou ter um sistema de 4h e 2h, visto que continuarei com o sistema de distribuição e isolamento do dif. dianteiro, eu estava analisando o sistema e tem jeito de fazer, aí rodo com ela até ter grana pra comprar as peças pra consertar. O que acham?
Vou postar as fotos daqui a pouco.
Vlws
Não, porque você vai mudar uma parte do sistema e pode com isto danificar outra.
E este não é o defeito, e sim o resultado final do defeito.
Tem que corrigir a causa e não o sintoma.
Olá meu xirú!
Você já conseguiu o manual? O manual mecanico está neste site 1990 to 1995 Toyota 4Runner OEM Repair and Wiring Manuals
Visto ser muito grande não tive coragem ($):discordo: de imprimir. Tenho também o manual de proprietário eu tenho, caso vc queira uma copia posso irar e te mandar via correio.
Abraço.
HILUX SW4 V6, JAPA, 1995
http://imageshack.com/a/img594/2475/44be.jpg
Ai esta o eixo que fixei nesta engrenagem que vem do cambio e trabalha na reduzida.
Bem, já terminei o trabalho e vou explicar o que fiz.Retirei as embreagens da vel comum da tração, retirei também da reduzida, fixei o eixo principal da caixa na engrenagem que engata no eixo do câmbio e encaixa nas engrenagens da reduzida. Em resumo, liguei o eixo do câmbio direto ao eixo da caixa, transferindo tudo do câmbio direto pro cardã.Montei as embreagens da tração, portanto, continuo com tração 4x4, porém sem reduzida.Já estou rodando com a 4runner desde sábado, estou terminando de resolver os erros da injeção, que já está sem acender o check mas preciso trocar um sensor, pra poder rodar mesmo sem falhas, mas o câmbio e o funcionamento ficou perfeito.Vou passando as novidades.Ah, o fato de não passar de 2000rpm era o Tps, tinha fio invertido, mas já consertei.Vlws