Também achei surreal. Tava sem o celular na hora, mas vou fazer questão de postar a notinha....
Versão Imprimível
Amigos
Não me lembro onde esta escrito o assunto do nível de óleo qdo fazemos as revisões de praxe numa CCS TOYOTA.
O caso é o seguinte , qdo tive as SW4 93 e 2002 eu trocava o óleo numa loja especializada em trocas de óleo e escapamento de um amigo , mas depois que comprei a 2008 de único dono com todas as revisões na CCS, mantive o ritual de fazer as revisões na CCS , na 2008 fiz 3 revisões em 9 meses e nesta atual 2011 fiz uma e em todas elas o carro sai da CCS com o nível de óleo +- 7mm acima da marca de nível máximo .
Já vi comentários a respeito , mas não me lembro onde foi , , mas hoje fui lá para ver oq ue eles falariam a este respeito e o consultor técnico que para sabe menos do que eu , me responde que é assim mesmo que não tem problema algum .
Conclusão : acho que ele não sabe de nada e que se tem as marcas de MÁXIMO e MÍNIMO na vareta é para ser respeitado .
Gostaria de ver comentários de vcs a este respeito .
Eu acho que com o tempo pode prejudicar pq o motor deve trabalhar com uma pressão de óleo maior do que deveria se o nível estivesse no nível recomendado .
Aguardando opiniões .
Para ficar exatamente no máximo tem que colocar 6,8 litros.
Quando fiz a primeira revisão questionei pq colocaram 6,8 e não 6,9 como manda o manual, e o mecânico me explicou que esses 100 ml já são suficientes para passar do máximo.
Mas como nem tudo é perfeito, na conta cobraram 6,9 l.
Trocar óleo e filtro e algo tão simples e rápido, que acho que não vale a pena se estressar com CCS. Somente se for para não perder garantia...mas se já passou...liberdade!!!!!!!!!!
Em um dia de folga pela manhã, tiro o tampão e deixo escorrendo...depois a tarde, fecho e coloco o oleo novo.
Colegas, gostaria de "retificar" uma informação, e vou dar nomes aos bois agora.
Fui na concessionária Viscaya (Rib. Preto) há uns dias atrás e lá me informaram essa "estória" (com "e" mesmo, pois foi inventada) de que a Toyota só tem agora o 5w30 e blá blá óleo "top".... isso eu reportei aqui no fórum. Se alguém quiser verificar a "estória", é só ligar na Viscaya e perguntar e blá blá óleo....
Ontem, fui comprar óleo do câmbio extra em outra concessionária, Santa Emília (Rib. Preto) para deixar na viatura e perguntei se eles tinham algum 10w40 em estoque. Pasmem, o vendedor disse que não acabou esse óleo, e que a informação é falsa.
Tanto que comprei alguns litros dele e que, segundo ele, a Toyota muda o óleo mas continua oferecendo (salvo o 10w30 que realmente não existe mais) 10w40 para carros mais antigos. Se alguém tiver dúvidas, é só ligar na Santa Emília.... eles te informam numa boa.
O que ele disse é que tem concessionárias que pedem no distribuidor, e outras não. Ou seja, tem concessionária picareta e outras não...
Enfim, fico mais tranquilo agora sabendo que continua tendo esse óleo (não sei até quando).
J.
Na grande maioria dos carros atuais, as folgas internas dos motores foram reduzidas por isso o uso do oleo 15w-30, nos carros que não for especificado tal óleo não usem, pois é mais fino e a lubrificação não fica a contento...palavras de um Amigo Eng. Mecânico que trabalha em uma dessas marcas aí....
Abs