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  • #1
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
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    Troca de fusível - Não solta de jeito nenhum




    -2013-10-20-17.22.22.jpgBom dia, pessoal!

    Passei um aperto anteontem quando subi a serra de Teresópolis e o painel da minha SW4 93 2.8D simplesmente apagou.
    Só aparecia o desenho da bateria e nada mais. Seta, vidro, trava, luzes traseiras... Nada funcionava.

    Após parar o carro, como já esperava, a viatura não ligou.

    Enfim, após verificar algumas coisas, encontrei o fusível AM1 60 A (Diesel) queimado.
    Como não tinha nenhum reserva e já era madrugada de sávado para domingo, consegui fazer uma gambiarra pra poder chegar em casa, encostando um alicate pra fechar o circuito e fazer o sistema de partida funcionar.

    Enfim, estou dando esse relato pro caso de acontecer com algum amigo do fórum novato como eu. Já tem um possível diagnóstico.

    Mas acontece que no meu carro os dois fusíveis responsáveis pelo sistema de partida GLOW80A e AM1 60 A, parecem estar emperrados na caixa.
    Percebi que tem uma trava ao lado, mas não sei se é pra eles. Tentei e não consegui tirar nenhum dos dois fusíveis. Puxei com alicate até, mas parei antes de quebrar a caixa toda.

    Algum amigo pode me dizer se acontece isso no seu carro também?
    Existe uma trava pra eles mesmo ou tem algo de errado aqui? Talvez tenha derretido por baixo e grudado?

    Como retiro esses benditos?

    Vou tentar colocar uma foto pra ilustrar.

    Fica aí o alerta aos amigos foristas pra andarem sempre com fusíveis reservas. Como minha viatura é nnova, ainda não tinha me atentado pra isso.

    Um abraço
    -2013-10-20-17.20.28.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de Rafael Kuzma
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    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    -2013-10-20-17.22.22.jpgBom dia, pessoal!

    Passei um aperto anteontem quando subi a serra de Teresópolis e o painel da minha SW4 93 2.8D simplesmente apagou.
    Só aparecia o desenho da bateria e nada mais. Seta, vidro, trava, luzes traseiras... Nada funcionava.

    Após parar o carro, como já esperava, a viatura não ligou.

    Enfim, após verificar algumas coisas, encontrei o fusível AM1 60 A (Diesel) queimado.
    Como não tinha nenhum reserva e já era madrugada de sávado para domingo, consegui fazer uma gambiarra pra poder chegar em casa, encostando um alicate pra fechar o circuito e fazer o sistema de partida funcionar.

    Enfim, estou dando esse relato pro caso de acontecer com algum amigo do fórum novato como eu. Já tem um possível diagnóstico.

    Mas acontece que no meu carro os dois fusíveis responsáveis pelo sistema de partida GLOW80A e AM1 60 A, parecem estar emperrados na caixa.
    Percebi que tem uma trava ao lado, mas não sei se é pra eles. Tentei e não consegui tirar nenhum dos dois fusíveis. Puxei com alicate até, mas parei antes de quebrar a caixa toda.

    Algum amigo pode me dizer se acontece isso no seu carro também?
    Existe uma trava pra eles mesmo ou tem algo de errado aqui? Talvez tenha derretido por baixo e grudado?

    Como retiro esses benditos?

    Vou tentar colocar uma foto pra ilustrar.

    Fica aí o alerta aos amigos foristas pra andarem sempre com fusíveis reservas. Como minha viatura é nnova, ainda não tinha me atentado pra isso.

    Um abraço
    -2013-10-20-17.20.28.jpg
    Eles são parafusados nos fios por dentro. tem que retirar a caixa de fusivel puxar o a ser substituido para baixo e soltar os parafusos nas "perninhas" deles!


    abraço!
    Jeep Cj5 Evil Machine MWM 2.8/Godshot 38"/
    Toyota Hilux 94 1KD_mecanizado/Westlake35/E-locker/
    Troller 2001 2.8 37"/Ekron/Truetrack x2/lift 3"/

  • #3
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
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    Citação Postado originalmente por Rafael Kuzma Ver Post
    Eles são parafusados nos fios por dentro. tem que retirar a caixa de fusivel puxar o a ser substituido para baixo e soltar os parafusos nas "perninhas" deles!


    abraço!
    Valeu, Rafael! Você salvou minha caixa de fusíveis! rs
    Só que ainda não achei o tal fusível. Já rodei em várias lojas. Vou rodar hoje por Niterói pra ver se encontro.
    Na concessionária está R$55,00 e ainda tem que encomendar. Facada total!

    Abraço

  • #4
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    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Valeu, Rafael! Você salvou minha caixa de fusíveis! rs
    Só que ainda não achei o tal fusível. Já rodei em várias lojas. Vou rodar hoje por Niterói pra ver se encontro.
    Na concessionária está R$55,00 e ainda tem que encomendar. Facada total!

    Abraço
    Rapaz. eu acho que sou doido. Sua Toyota é de 1995 e o fusível MUITO possivelmente é original. Divide aí esse valor por 16 anos pra ver se não compensa...
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por dorderf Ver Post
    Rapaz. eu acho que sou doido. Sua Toyota é de 1995 e o fusível MUITO possivelmente é original. Divide aí esse valor por 16 anos pra ver se não compensa...
    Fala, dorderf!
    Minha Toyota é de 93. Não sei se o fusível é original. Concordo que as peças da Toyota são resistentes, mas não é por isso que precisamos pagar mais na concessionária por algo que não vale o preço.
    Consegui comprar ontem por R$10. Agora, imagine comprar dois fusíveis diferentes, como eu queria, e ainda um reserva para cada. Sairia mais de R$230. O de 80A tá 65 reais e comprei pelos mesmos R$10. Já pensou?

  • #6
    Usuário Avatar de dorderf
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    Citação Postado originalmente por jipinhotoyota Ver Post
    Fala, dorderf!
    Minha Toyota é de 93. Não sei se o fusível é original. Concordo que as peças da Toyota são resistentes, mas não é por isso que precisamos pagar mais na concessionária por algo que não vale o preço.
    Consegui comprar ontem por R$10. Agora, imagine comprar dois fusíveis diferentes, como eu queria, e ainda um reserva para cada. Sairia mais de R$230. O de 80A tá 65 reais e comprei pelos mesmos R$10. Já pensou?
    Acho que vou aproveitar compras fora do Brasil e colocar esses danados na sacola! Devem custar menos de R$ 10,00 originais!
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #7
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
    Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
    Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
    Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
    Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
    Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
    Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!
    Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!

  • #9
    Usuário Avatar de jipinhotoyota
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!
    Também fiquei curioso. hehehehe

  • #10
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Citação Postado originalmente por HERICK Ver Post
    Grande Sandro! Posta pros amigos essa adaptação e se possível com fotos! Um forte abraço!

    Pessoal, não tem dificuldade nenhuma...o fusivel original é aparafusado a uns dois fios de cada lado dele...eu comprei o porta-fusivel e soldei nesses fios...pronto! Comprei o fusivel de 80A por 5 reais e coloquei no novo porta-fusivel.
    Ele fica alojado na caixa, mais deitado, pois o slot do original tem tamanho diferente.
    Pra mim, não foi gambiarra...foi evolução...he he he!
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Pessoal, não tem dificuldade nenhuma...o fusivel original é aparafusado a uns dois fios de cada lado dele...eu comprei o porta-fusivel e soldei nesses fios...pronto! Comprei o fusivel de 80A por 5 reais e coloquei no novo porta-fusivel.
    Ele fica alojado na caixa, mais deitado, pois o slot do original tem tamanho diferente.
    Pra mim, não foi gambiarra...foi evolução...he he he!
    Concordo Plenamente Sandro! De maneira nenhuma é gambiarra, é uma solução simples e barata! Valeu pela explicação. Um forte abraço.

  • #12
    Usuário Avatar de dorderf
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    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Eu deixei o farol acesso e descarregou a bateria...fui dar uma "chupeta" e invertido os fios...conclusão queimei esses fusiveis...#@$%$#@!!
    Não encontrei esses fusiveis em lugar nenhum...conclusão...adaptei um porta fusivel nesses fios e comprei um fusivel padrão...um não vários!
    Ahhh, mas aí tirou a originalidade do carro....
    Nesse quesito, eu quero que a originalidade se lasque! E quem discordar eu quero que fique enguiçado lá no meio do Jalapão e reflita sobre isso...KKKKK!!!
    Sandro, só queimou pq vc inverteu a polaridade... Aí eu concordo com sua solução, mas depois voltaria à originalidade. Falando nisso, vou comprar esses danados na Toyota e ver como troca. Pela idade do meu carro, eles estão perto de pifar! Depois de pifar, só vou trocar mais uma vez!
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

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