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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de dorderf
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    Citação Postado originalmente por Hilux_VV Ver Post
    Pessoal,

    Consultei a Toyota via SAC, segue a resposta:

    Quanto a tração 4x4, informamos que não há um limite de velocidade para utilizar a tração 4x4 na posição H4, porém esta posição deve ser utilizada apenas para dirigir em estradas molhadas, escorregadias, etc e por segurança, nestas condições não é recomendável trafegar em altas velocidades.


    O veículo deve ser conduzido com a tração 4x4 durante no mínimo 16 km por mês. Isso assegura a lubrificação de todos os componentes da tração 4x4.

    A única observação é que a tração 4x4 deve ser utilizada em pistas que permitam o patinamento. Quanto ao limite, não há nenhuma informação. Observe o tacômetro para evitar que a rotação do motor alcance a faixa vermelha e as condições do terreno em que o veículo esteja trafegando.

    Ou seja, na chuva, pode arrochar o 4x4 HI.
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

  • #14
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    só tem um porém, a resposta foi meio genérica no início, mas no fim foram categóricos, a pista tem que permitir o patinamento. O asfalto estar molhado não significa que ele permita o escorregamento, vc vai continuar forçando as engenagens sim. Se ocorrer o deslizamento/escorregamento do pneu significa que vc perdeu o atrito estático e está em atrito dinâmico, ou seja sem o total controle. E o veículo tracionado, nas curvas, vai forçar uma das rodas a sair do atrito estático mais do que forçaria sem a tração, ou seja usar 4x4 part time em asfalto molhado é uma falsa sensação de segurança, só pq o volante fica um pouco mais firme (o que comprova que força as engrenagens), mas acaba por fazer com que a perda do atrito estático ocorra mais precocemente do que ocorreria sem a tração estar ligada. Numa situação normal tudo bem, mas numa situação limite vc perde o controle mais cedo. É física. 4x4 part time não é pra asfalto, é pra atoleiro, areia, casaclho ou terreno com pouca tração mesmo. Infelizmente poucos têm a oportunidade de percorrer terrenos assim todo mês, meu sistema de tração é assim tbem e eu lamento, mas não fico forçando ele à toa, só uso quando preciso mesmo. as vezes vou num capo de futebol aqui, de areia e fico rodando tracionado pra lubrificar o conjunto e era isso. E olha que eu queria muito acreditar que era bom usar no asfalto molhado. Paciência, um dia eu chego nas 4x4 full time, que aí sim faz a diferença no asfalto.
    abraço!
    Toyota SW4 DLX 2.8D 93/94 "GUERRILLA" General Grabber AT² 265/70R15
    Suzuki Jimny 4Sport 2018 "King Jim"

  • #15
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    É isso aí. 4X4 part time só em estradas de terra. Para lubrificar os componentes da tração boto 4x4 com a roda livre em 4X2 toda vez que entro na garagem.
    SW4 95 caveirão

  • #16
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    09/10/2009
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    Citação Postado originalmente por TCHEIGOR Ver Post
    só tem um porém, a resposta foi meio genérica no início, mas no fim foram categóricos, a pista tem que permitir o patinamento. O asfalto estar molhado não significa que ele permita o escorregamento, vc vai continuar forçando as engenagens sim. Se ocorrer o deslizamento/escorregamento do pneu significa que vc perdeu o atrito estático e está em atrito dinâmico, ou seja sem o total controle. E o veículo tracionado, nas curvas, vai forçar uma das rodas a sair do atrito estático mais do que forçaria sem a tração, ou seja usar 4x4 part time em asfalto molhado é uma falsa sensação de segurança, só pq o volante fica um pouco mais firme (o que comprova que força as engrenagens), mas acaba por fazer com que a perda do atrito estático ocorra mais precocemente do que ocorreria sem a tração estar ligada. Numa situação normal tudo bem, mas numa situação limite vc perde o controle mais cedo. É física. 4x4 part time não é pra asfalto, é pra atoleiro, areia, casaclho ou terreno com pouca tração mesmo. Infelizmente poucos têm a oportunidade de percorrer terrenos assim todo mês, meu sistema de tração é assim tbem e eu lamento, mas não fico forçando ele à toa, só uso quando preciso mesmo. as vezes vou num capo de futebol aqui, de areia e fico rodando tracionado pra lubrificar o conjunto e era isso. E olha que eu queria muito acreditar que era bom usar no asfalto molhado. Paciência, um dia eu chego nas 4x4 full time, que aí sim faz a diferença no asfalto.
    abraço!
    Perfeito.

  • #17
    Usuário Avatar de dorderf
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    29/07/2008
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    Na cidade só uso a tração quando é pra entrar na rua da minha casa e pra entrar na garagem de ré (sem tração, a embreagem começa a queimar).
    Pajero Sport 3.5 FLEX 10/11. Ex-SW4 1998.

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