Ou seja, na chuva, pode arrochar o 4x4 HI.
Versão Imprimível
só tem um porém, a resposta foi meio genérica no início, mas no fim foram categóricos, a pista tem que permitir o patinamento. O asfalto estar molhado não significa que ele permita o escorregamento, vc vai continuar forçando as engenagens sim. Se ocorrer o deslizamento/escorregamento do pneu significa que vc perdeu o atrito estático e está em atrito dinâmico, ou seja sem o total controle. E o veículo tracionado, nas curvas, vai forçar uma das rodas a sair do atrito estático mais do que forçaria sem a tração, ou seja usar 4x4 part time em asfalto molhado é uma falsa sensação de segurança, só pq o volante fica um pouco mais firme (o que comprova que força as engrenagens), mas acaba por fazer com que a perda do atrito estático ocorra mais precocemente do que ocorreria sem a tração estar ligada. Numa situação normal tudo bem, mas numa situação limite vc perde o controle mais cedo. É física. 4x4 part time não é pra asfalto, é pra atoleiro, areia, casaclho ou terreno com pouca tração mesmo. Infelizmente poucos têm a oportunidade de percorrer terrenos assim todo mês, meu sistema de tração é assim tbem e eu lamento, mas não fico forçando ele à toa, só uso quando preciso mesmo. as vezes vou num capo de futebol aqui, de areia e fico rodando tracionado pra lubrificar o conjunto e era isso. E olha que eu queria muito acreditar que era bom usar no asfalto molhado. Paciência, um dia eu chego nas 4x4 full time, que aí sim faz a diferença no asfalto.
abraço!
É isso aí. 4X4 part time só em estradas de terra. Para lubrificar os componentes da tração boto 4x4 com a roda livre em 4X2 toda vez que entro na garagem.
Na cidade só uso a tração quando é pra entrar na rua da minha casa e pra entrar na garagem de ré (sem tração, a embreagem começa a queimar).