
Postado originalmente por
Ezahn
Pessoal, para sair o ideal é esperar tipo uns 10 segundos depois de apagar a luz do óleo sempre. A luz indica que a pressão do óleo esta normal, mas até o óleo atingir a turbina e todas as válvulas e demais partes lubrificadas demora uns instantes, tem locais que o óleo vai por escorrimento. Depois destes 10 segundo tá legal, pode sair andando. É só não forçar antes de atingir a temperatura de trabalho.
Agora a questão de desligar, não é só para esperar a rotação da turbina abaixar. Claro que o pior dos casos é desligar o carro com a turbina em alta rotação, mas a recomendação de em caso de cidade desligar direto, em transito a 80km/h esperar 20 segundos e mais de 100km/h esperar uns 2 minutos, é porque a turbina, especialmente o caracol quente, esta muito aquecido, ele chega a ficar a uns 700°C ou mais. Se vc está na cidade e dá apenas uma puxada a 3000 rpm por 1 minuto e para o carro em seguida, a rotação da turbina sera a mesma de se vc esta a 1 hora a 3000 rpm, mas a temperatura sera bem diferente. O que ocorre quando desliga o carro com a turbina muito quente, o óleo que esta dentro da turbina para de circular e carboniza, frita!! Ai este carvão de óleo vai dar uma brunida no eixo quando este voltar a trabalhar. Fazer isto uma vez ou outra não pega nada, mas fazer isto sempre acarreta desgaste prematuro do eixo da turbina.
Quem me deu esta aula foi o Maurício da Rash Motorem. Divido aqui com vcs.
Este procedimento de ir pegando de leve antes de para, diminuir a pegada, já vai abaixando a temperatura da turbina e ai esperar só uns 30 segundos acho que já ta bom.
Espero ter contribuído.