Olá amigos, como diz o título do tópido estou com esse "probleminha", mas vou descrever tudo o que foi feito até agora e esperar a susgestões nos mestres! rsrsr
Em janeiro de 2012 fiz uma viagem de 7.000 Km, na ida nos primeiros 3.500 km, o carro foi tudo ótimo, não baixou água e nem óleo tudo perfeito, viajamos sem problemas algum.
Na volta, 3500Km, começei a notar que água do reservatório do radiador começou a baixar. Eu sempre foi preenchendo e andando normal na estrada 120 - 130 Km/H, e completando essa água, NUNCA esquentou nem nada, troquei oleo no caminho e tudo blz.
De fevereiro até agora eu estou andando como carro normalmente, porém a cada dois dias venho completando a água do reservatório.
Notei que a Tampa do motor por onde colocamos o óleo estava "suando" e acumulando aquela massa branca (mistura de óleo e água), porém NUNCA foi identificado na vareta nenhum sinal de água. Somente na Tampa do Motor.
Vamos lá:
O meu mecânico abriu o motor, retiramos o cabeçote, já neste momento identicamos um pequeno sinal de ferrugem num dos parafusos (São 18 no total). Porém foi testado todos os parafusos e tudo ok! Ai Surgiu a primeira hiposete da água sumir: TORQUE ARREDO!...
Levei o cabeçote para fazer um teste de trinca numa retífica de confiança e o testador me disse que o cabeçote estava "zerado", ou seja, sem trincas, empenos, etc...
Comprei na A junto do Cabeçote Original (1pic) e o jogo de juntas do motor original tambem.
Remontamos o cabeçote, foi dado o aperto de torque igual ao manual do motor, assim como a angulação. E blz, carro está funcionado após isso tem umas duas semanas.
INFELISMENTE O PROBLEMA NAO FOI SOLUCIONADO, a água continua passando para o Cabeçote e Suando a tampa do motor formando a borra branca em volta da tampa.
Hoje pela manha conversei com o mecânico e fomos na retífica falar com o chege da oficina. Fizemos tudo certo e começamos a levantar outras hipoteses:
- Trinca na Camisa?
-Trinca no Bloco?
-Seria ainda uma trinca no cabeçote que não foi identificada?
-Algum encamento que passa pelo cabeçote e ficou despescebido?
O volume de água de baixa por dia no reservatório é em torno de 300 ml de água.? O carro anda normalmente, barulho normal, não fumaça, consumo normal, etc etc....só a agua suando na tampa e baixando no reservatório.
Alguém já passou por isso? Tem alguma sugestão de como tentar identicar de onde essa água poderia estar vindo parar no cabeçote?
Obrigado pela ajuda!