Sobre o risco do capô trancado.
Olá a todos que estão acompanhando este tópico.
Também achei interessante a trava, embora volumosa. Não sei se o preço se justifica, já que há opção por ai da trava original com miolo de chave (ao menos já vi várias vezes pessoas oferecendo por aqui) e ainda em inox.
Mas o que me chamou à atenção foi o fato de haver receio quanto ao capô ficar trancado e haver a necessidade de rápido acesso devido a um incêndio, ou coisa assim.
Gostaria de informar que, segundo um curso para brigadista que eu fiz, a recomendação é para que não se abra o capô do carro, sob suspeita de incêndio. O fogo precisa de oxigênio, e portanto, assim que você parar o carro, já terá cortado boa parte do suprimento de oxigênio que se dá com o deslocamento do carro. O que se deve fazer nestes casos, após parar o carro é o seguinte:
Desligue a chave, destrave o capô (no caso de carros normais) mas apenas suba dois dedos, ou o suficiente para enfiar o bico do extintor por este vão e dê um bom jato no interior. Seja generoso, mas não deixe acabar por completo, pois pode haver um reinício, quando voltar a abrir o capô. Desta forma, você esgota o oxigênio do cofre do motor, pois o gás do extintor o expulsa. NUNCA ABRA O CAPÔ PARA APAGAR INCÊNDIOS, pois você enche de oxigênio o local e a chama cresce.
No caso da bandeirante, salvo engano, acredito que o ressalto no desenho do capô, que deixa uma abertura na frente, acima dos faróis e da grade, já deva ser suficiente para que você coloque o bico do extintor por ali.
É isso ai, pessoal.
Abraços a todos.
Citação:
Postado originalmente por
Denise Ávila
Olá Vacaria!
Adaptação sensacional. Parecem as originais, só que modernizadas. No outro tópico que você mencionou (CAPÔ DE MOTOR COM SEGURANÇA) alguém alertou o perigo de se andar com a tampa trancada (à chave) no caso de alguma emergência tipo um incêndio, por exemplo, o que dificultaria o pronto atendimento. Duas perguntas: Este sistema só fecha usando a chave ou pode-se andar sem trancá-la e somente fazê-lo quando estacionar? E cada uma tem sua chave ou é uma para o par?
Abraços,
Denise