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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Esse link é intreressante msm !! Já tinha visto ele....

    Show... Ele mostra um resumo bem legal ...
    Felippe (Bob Filho)

  • #14
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    interessante que a parte quente é bem pqna, medindo pelo lado esterno 100mm e a fria +-130mm.

    Mas nao nos esqueçamos que é de um caminhao 3/4, acredito que por ter menor diametro, ela consiga uma maior rotação, enchendo melhor os cilindros...

    o certo ou errado?

  • #15
    Usuário Avatar de edwint
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    qunto posso pagar numa turbina destas? esta semi nova foi usada em motores de teste pela iveco...

  • #16
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    edwint,

    O fato que é de um caminhão, mesmo assim não podemos comparar com nosso motor, pois o volume é diferente internamente, um é 3.0 e outro 3.7 ... O fato de ela ser menor, pode fazer com que ela fique trabalhando sempre cheia, o ar enviado será mais quente, devido o conjunto ser pequeno e ainda poderá causar contra-pressão no seu motor ... juntando tudo isso, vc poderá perder a turbina mais cedo e tb poderá prejudicar o motor, com contra-pressão e excesso de calor na entrada e saída do ar/gases ... Sem contar, que o volume de ar produzido por ela, não será sufuciente para gerar uma boa performance no seu motor, comparando, por exemplo, com uma apl240 ou a k-16 do Cummins 4BTAA que uso ...

    O valor por ela, realmente nãio sei, pois essas turbinas costumas ser meio carinhas.. para vc ter noção, um apl240 da garret nova, cosegue hj por uns R$800,00, a k-16 da Borg q uso, vai achar na faixa de uns R$ 1450 a 1600,00 .... esse daí nova, se não for o mesmo preço da k-16, será mais caro.

    É arriscado fazer essa experiência ... se fosse uma turbina de um motor maior, ai ficaria tranquilo, pq o máximo que poderia acontecer, é de ela nãio encher/gerar o que pode ...


    Nos próximos 2 posts, seguem algumas fotos da k-16 para compararmos ... Nota-se, a diferença no tamanho dos rotores e compressores ...

    E um outro ponto que acabei de perceber, é que vc não terá posição para botar ela no coletor de escape e ligar os mangotes corretamente ... Terá que fazer uma flange, jogando a turbina mais pra fora e meio inclinada, devido a posição da saída do ar que vai pra admissao....
    Felippe (Bob Filho)

  • #17
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Seguem, algumas fotos da turbina k-16 para comparação:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-img_5693.jpg   turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-img_5700.jpg   turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-img_5704.jpg   turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-img_5706.jpg   turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-img_5712.jpg  
    Felippe (Bob Filho)

  • #18
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Mais fotos ...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-img_5716.jpg   turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-dsc00106.jpg   turbina do iveco daily 3.0 4cil vai bem na band?-dsc00109.jpg  
    Felippe (Bob Filho)

  • #19
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    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    qunto posso pagar numa turbina destas? esta semi nova foi usada em motores de teste pela iveco...
    Edwint,
    Tua intenção já era turbinar ou apareceu a oportunidade e vc quer comprar a turbina? Pergunto isso, pois acho que vale mais a pena comprar um "kit" para teu carro. Na ultima cotação que fiz SPA TURBO(melhor kit, na opinião de um amigo mecanico), ficou em R$ 1.700 pratas, plug and play, tubo bem que a minha é uma hilux 3.0, mas acredito que o preço nao deve variar muito. vc estará comprando um kit novo com garantia e pode pagar em 3 ou 4 vezes. A contrario dessa que terá que moldar canos na descarga, admissão, suporte aqui furo ali, etc...e não sabe o estado da turbina. Veja o que é melhor pra vc, fica aqui minha opinião. Abs.

  • #20
    Usuário Avatar de edwint
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    Citação Postado originalmente por jorge.duarte Ver Post
    Edwint,
    Tua intenção já era turbinar ou apareceu a oportunidade e vc quer comprar a turbina? Pergunto isso, pois acho que vale mais a pena comprar um "kit" para teu carro. Na ultima cotação que fiz SPA TURBO(melhor kit, na opinião de um amigo mecanico), ficou em R$ 1.700 pratas, plug and play, tubo bem que a minha é uma hilux 3.0, mas acredito que o preço nao deve variar muito. vc estará comprando um kit novo com garantia e pode pagar em 3 ou 4 vezes. A contrario dessa que terá que moldar canos na descarga, admissão, suporte aqui furo ali, etc...e não sabe o estado da turbina. Veja o que é melhor pra vc, fica aqui minha opinião. Abs.
    Jorge, é essa a razao, me apareceu essa turbina por um preço bem barato R$300,00 e é muito nova, e acabei adquirindo. Tenho uma band 314s a qual estou montando p/ uso misto da pensei em utilizar-la.

  • #21
    Usuário Avatar de jorge.duarte
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    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    Jorge, é essa a razao, me apareceu essa turbina por um preço bem barato R$300,00 e é muito nova, e acabei adquirindo. Tenho uma band 314s a qual estou montando p/ uso misto da pensei em utilizar-la.
    Legal,
    Achei barato tb. Beleza manda bala e instala. Se achar melhor compra um kit sem turbina, que fica na faixa de R$ 700, menos trabalho, serviço mais limpo, poucas adaptações. Essa coisa de tamanho de carcaça, rotor, etc...só na prática para saber o resultado, ou usar alguma configuração já testada e recomendada por usuario e/ou fabricante. Se nunca usaram essa turbina em nenhuma Band, vc só saberá se vai ficar boa, instalando e usando! Em Diesel geralmente usa pressão baixa 0.8 a 1.0 kgf, então acredito que a sua funcionará bem. Para ter uma ideia, na Hilux a turbina usada é uma T2, que também é recomendada para carros 1.0...por ai tens uma ideia que tamanho não é documento. Resumindo a grosso modo o link, carcaça fria determina quando começa a pressurizar, e a quente, quanto volume de ar ela vai empurrar.


    Abs e boa sorte

  • #22
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Jorge / Edwint,

    Não é bem assim ... Turbina pequena em motor grande, pode trazer prejuízo e dos grandes !!! E atualmente, é ao contrário, os motores diesel modernos, estão trabalhando com pressão mais alta do que os motores de Ciclo Otto ...

    Testar na prática, até concordo se for feito estudo para isso, agora na cara e coragem, eu não arrisco, as vezes por causa de 800,00 vc terá q gastar 8.000 para fazer o motor completo, devido as consequências do mal dimensionamento do turbo, sem contar das dores de cabeça sobre a confiabilidade do conjunto... Outro detalhe é que a pressão do turbo, não significa nada, o que importa é o volume do ar que a turbina fornece para o motor, e qto menor a turbina, menos volume terá e com maior temperatura ... ai o risco de colocar uma turbina pequena em um motor de maior litragem...

    Na citação "carcaça fria determina quando começa a pressurizar, e a quente, quanto volume de ar ela vai empurrar." O correto é o contrário da afirmação... a parte fria é que fornece ar para o motor e a parte quente da turbina, é responsável por encher o caracol quente, fazendo a parte fria empurrar e pressurizar o volume de ar para a admissão.....

    Outro ponto, é que já falei anteriormente, essa adaptação vai acabar saindo o mesmo preço do que um kit novo .... devido a flange q citei que terá que ser feita pra colocar a turbina na posição correta no coletor.... Somente como informação, liguei há pouco tempo(cerca de 2 meses) na Turbo anhanguera, e um kit completo para o 14b (com turbina) saia mais barato do que se comprasse só o kit sem turbina, a diferença era de 400,00 a menos pro kit sem turbina ..... deve ser o mesmo valor para os motores OM314 e 364 ...

    O que aconselho a fazer, é ligar para 2 ou 3 lojas q mexer com turbinas, e para alguns mecanicos de preparação de motores a diesel, e perguntar sobre o tamanho dos eixos e compressores dessa turbina, para verificar se ela eh muito menor do que uma apl240 por exemplo .... Se eles falarem que não serve a turbina para o seu motor, aconselho tentar pegar um kit, dando essa turbina na negociação, assim vc não perderá din din e terá um kit correto para o seu motor....

    Já testei algumas turbinas na minha band e para cada uma tive um resultado diferente ... e hj escolho por uma turbina q não limite em alta, e que não demore para encher ... pois se pegar uma viagem longa, tipo o dia inteiro com motor a 2500 - 3000 rpm trabalhando com 1kg ou mais de pressão numa turtina pequena, que restringe o volume de ar, qdo voltar da viagem, terá que trocar a turbina, se não acontecer no meio do caminho.....

    O melhor custo benefício de turbina para as bands, são as apl 240 com .42/.48 de rotor 49,5mm (essas turbinas são as convencionais e mais utilizadas, gerando uma performance considerável e com pressão até 1,2 - 1,3 kg)....

    Bom .. fica ai minha dica .. e pensando no bem estar do seu motor ... rsrsrs ... Mas faça isso q falei, procure casas especializadas e tire maiores informações sobre o uso dela no motor da band ...

    Abs....
    Felippe (Bob Filho)

  • #23
    comprei uma turbina garret pro meu 710 com motor 364 A e custou R$1600... nada muito absurdo se é pra adaptar melhor utilizar um produto usado e comprovado por outros do que inovar, pode ate ficar bom mas e depois se danificar o motor? e mesmo ficando bom como ficaria uma possivel manutençao numa turbina dessa???
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #24
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    otimas informaçoes, obrigado galera pela ajuda, caso alguem queira complementar as informacoes acima, fiquem a vontade.

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