CARO RENATO-SELVA
Me desculpe minha falha , qdo citei minha experiencia , esquecí de informar que os pneus HABITUALMENTE USADOS PELO PESSOAL DAQUI SÃO OS BFs MUD e ALL TERRAIN .
Na BAND que tive usava os BF MUD , e os terrenos daqui tem co mo característica um barro chamado de TABATINGA , que é um barro bem claro e muito liguento .
Com minha BAND e todos daqui , com BANDs originais , o giro que o motor da em aceleração máxima é em torno de 2500 rpm de uma forma lenta , resposta lenta no aumento do giro , que com as relações de diferencias originais não dá um giro nas rodas que são suficientes para limparem estes pneus , por ísto falei e continuo achando que a BAND peca em trilhas por ter um MOTOR COM PESO MUITO ELEVADO EM TORNO DE 400 KG COMPARANDO AO MOTOR MWM 2.8 COM 218 KG , o peso das duas viaturas são bem próximos , BAND passa um pouco das 2 toneladas e o ENGESA com seus 1900 kg , não tem muita diferença de peso , só que o peso maior da BAND esta concentrado na frente , este é que o maior problema . O meu ENGESA com o MWM 2.8 chego fácil e bem rápido aos 4000 rpm o que não deixa os pneus encherem de barro , limpam com extrema facilidade
Não estou dizendo que a BAND não serve para trilhas , com minha BAND em algumas situações eu passava e gente com CJ não passava , qdo digo que a BAND é indestrutível , digo baseando no uso que eu faço , concordo com vc qdo diz que NÃO EXISTE 4x4 INDESTRUTÍVEL , mas a BAND é um dos mais resistentes neste aspecto .
TODOS ADORAM QDO TEM UMA TRILHA QUE TENHA PELO MENOS UMA BAND , pq qdo o enrosco fica feio , quem tira os outros mais leves , SÃO AS BANDS COM TODO O SEU TORQUE PUXA TODO MUNDO .
Minha intenção não é diminuir a BAND , menosprezar , falar mal , tive uma e sou apaixonado até hoje por ela . Mas hoje tenho um ENGESA com o MWM 2.8 e nas trilhas que faço atualmente me saio bem melhor do que qdo tinha a minha MARAVILHOSA BAND .
A pergunta inicial do JINIOR888 foi se ela ( BAND ) é boa no barro .
Aí eu reafirmo que : ELA É BOA NO BARRO , MAS TEM OUTROS JIPES MELHORES DO QUE ELA , E CITEI COMO EXEMPLO MEU ENGESA E CITO MAIS OUTROS COMO OS CJ , SAMURAIS .
Agora qdo vc usa os pneus específicos para trilhas como os frontieras , tork , 3k ,e outros do genero , a BAND VAI SE SAIR MUITO BEM , mas nests casos , vc não deve andar com estes pneus no dia a dia , no meu caso uso meu ENGESA no dia a dia e trilhas em finais de semana , logo tenho que usar um pneu menos agressivo embora seja 100% off-road como os MUD , nas trilhas que faço tanto os MUD qto os A/T se saem da mesma forma , por ísto que ultimamente só uso os A/T , pq duram mais e fazem menos barulho no dia a dia .
Qdo vc cita e compra as BANDS ( díesel ) com os CJS ( gasolina ) e cita que o CJ TEM MAIS GIRO E MENOR VELOCIDADE DO QUE AS BANDS , concordo plenamente , só que a relação dos diferenciais são bem diferentes , os CJS são bem reduzidos . Existe um enorme tipos de dificuldades , cito como exemplo um AREAL EM IBITIPOCA-MG , poucos jipes conseguiram subir a SUBIDONA DE LÁ QUE É SÓ DE AREIA , só conseguiram subir jipes com motores de alta potencia + alto giro + alta velocidade + pé no assoalho , com certeza nenhuma BAND original com qualquer tipo de pneu conseguiria subir , simplesmente pq o motor dela não atingiria um giro suficiente para se manter no giro máximo do motor para manter o torque nescessário para subir , lá é osso duro de roer para conseguir subir .
Desculpe por ter me alongado tanto .
ABRAÇO