x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 41

Hybrid View

  • #1

    Instalando conta-giros em band no alternador.




    Pessoal comprei um contagiros da donatti4x4 pra minha band, e conversando com o pessoal da donatti me indicaram que a instalação do contagiro é feita no alternador, porém tirei o original pra adaptar um do vectra 120A (que aliás ficou muito bom)

    Ficam as minhas duvidas:
    1)a instalação é mesmo feita no alternador?
    2)é possivel a instalação nesse alternador do vectra?
    3)estou usando o de vectra e a polia foi feita (construida) não teria problema de o contagiro marcar errado?


    valeu pessoal

  • #2
    Segue uma fotos do tacometro para a band que comprei no donatti. no final de semana vou ver se o tal alternador tem essa saída "W" e daí posto novidades.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Instalando conta-giros em band no alternador.-tach_003_195.jpg   Instalando conta-giros em band no alternador.-tach_001_111.jpg  

  • #3
    Bom matei a charada! é o seguinte: atrás do relogio tem a regulagem dele (logo acima do pino 12Vcc, basta usar um tacometro laser no motor e regular o cronomac para o giro correto.

    Pra o tacometro optico (laser) funcionar basta colar um adesivo reflexivo na polia que se quer medir os RPMS e daí apontar o laser para a trejetoria do adesivo. Depois é só aferir o tacometro diesel. Barbada né??? O difícil mesmo é achar alguém que tenha o dito cujo tacometro a laser.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/05/2015
    Local
    Lajedo/PE
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Gente, por favor tirem-me uma dúvida:Estou reformando uma toyota bandeirante antiga motor OM314 e vi no manual que esse motor tem a rotação máxima de 2800rpm. O problema é que eu quero colocar um contagiro com essa roração e não encontrei nenhum para esse motor, alguém sabe onde tem ou como faço para adaptar um nesse motor? Encontrei um contagiro VOLVO 2800 rpm mas não sei se posso usá-lo, alguém pode tirar essa dúvida?

    Grato
    Francisco P Oliveira

  • #5
    Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,479
    Agradecimentos: 188
    Citação Postado originalmente por Francisco P Oliveira Ver Post
    Gente, por favor tirem-me uma dúvida:Estou reformando uma toyota bandeirante antiga motor OM314 e vi no manual que esse motor tem a rotação máxima de 2800rpm. O problema é que eu quero colocar um contagiro com essa roração e não encontrei nenhum para esse motor, alguém sabe onde tem ou como faço para adaptar um nesse motor? Encontrei um contagiro VOLVO 2800 rpm mas não sei se posso usá-lo, alguém pode tirar essa dúvida?


    Grato
    Francisco P Oliveira
    Tem que ver se esse contagiro VOLVO e elétrico ou mecânico(por cabo), pois os antigos caminhões usavam um cabo que ia até o contagiro. Se for elétrico, tem que ver a frequência que ele opera, senão, vai estar em 1000rpm e vai marcar 2000rpm, ou vice versa.

  • #6
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    78
    Posts
    869
    Agradecimentos: 110
    [QUOTE=Francisco P Oliveira;2282333]Gente, por favor tirem-me uma dúvida:Estou reformando uma toyota bandeirante antiga motor OM314 e vi no manual que esse motor tem a rotação máxima de 2800rpm. O problema é que eu quero colocar um contagiro com essa roração e não encontrei nenhum para esse motor, alguém sabe onde tem ou como faço para adaptar um nesse motor? Encontrei um contagiro VOLVO 2800 rpm mas não sei se posso usá-lo, alguém pode tirar essa dúvida?


    Francisco, vai uma sugestão, como fiz no meu JIPÃO: compre um contagiros que marque acima de 2800 rpm (4000 rpm, por exemplo). Ligue o fio no terminal W do alternador do teu motor OM 314. Se a marcha lenta estiver bem regulada ela será de aproximadamente 600 rpm (neste motor OM 314). Vá aparafusando ou desaparafusando o parafuso de regulagem do contagiros até marcar 600 rpm. Está calibrado e pronto para usar! O meu JIPÃO tem motor OM 314, alternador da Sprinter e contagiros Cronomac. Na foto o motor está funcionando na marcha lenta e marca 600 rpm. Boa sorte!

    Instalando conta-giros em band no alternador.-turbo-contagiros-07.jpg
    VW 1500 Fuskinha - Hilux 2.8 DLX 4x4 diesel (1998)

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Acredito que seja a mesma coisa no alternador original...

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    Contagiros é uma coisa muito simples, ele conta pulsos gerados. Assim, cada contagiros é regulado para uma determinada faixa de contagem de pulsos.

    Se você usasse motor 14B na sua Band, era só pegar o par de fios instalado na bomba injetora que ele gera pulsos na frequência de 1100Hz para cada 1000 rpm. Só há duas possibilidade de contagiros padrão - VDO - para esse caso, o exato da Toyota, ou um quase exato do caminhão VW (custa metade do preço e tem erro de + 12%)

    No seu caso, procure no catalogo da VDO qual a frequência do contagiros usado no Vectra 120A, verifique se as polias da sua band são exatamente do mesmo tamanho das do Vectra (ou pelo menos na mesma proporção - use o diâmetro para saber isso), e você terá o parâmetro correto para acertar o seu cronomac.

    Eriksom

  • #9
    é uma pena mas a situação acima não se encaixa no meu caso: alem do motor ser o om314, a contagem do vectra não é feita no alternador (como na maioria dos motores ciclo otto é feita pela bobina), as polias não são do mesmo tamanho e o relogio é regulavel, ou seja é possivel fazer ele apontar 5000rpm quando o motor estiver na lenta.
    Acho que a melhor aposta nesse caso é fazer uma calibração direta com um tacometro digital.
    Alem disso a correia dos 314 são em V (ou A) e quanto mais gasta mais pra dentro da polia ela vai o que na pratica funciona como se a polia estivesse diminuindo de tamanho e logicamente os giros marcados tenderiam a suibr em relação ao giro real. então averiguar o tamanho "pratico" da polia não é uma tarefa tão simples assim para se atingir um valor exato.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    Tudo bem que a contagem seja na bobina, o importante é verificar se o alternador tem gerador de pulsos, e, se tiver, qual é a frequência dele (desculpe a falta de clareza na msg). Se não tiver gerador de pulsos, alguns não tem, então ......

    Quanto ao erro por desgaste de correia pela polia é irrelevante, no máximo 5%. Continua a valer a regra de três para comparar proporções, mas .... desde que tenha gerador de pulsos.

    Realmente, tentei ajudar, mas não sei os detalhes técnicos desse tipo de gerador de autos, pois na minha Camper uso equipamentos linha pesada, de caminhão, e todos tem esses geradores de pulsos. Para seu motor, há alguns alternadores da linha MB excelentes, mas daí tem de gastar $$$$, o que é não é agradavel. De toda forma, RS é onde tem mais caminhoneiro no Brasil (e os melhores nas estradas) deve ser fácil de você descobrir esses geradores por aí.

    Boa sorte

    Eriksom

  • #11
    Eriksom valeu pela infos! mesmo não tendo solucionado especificamente o meu problema aprendi um monte de coisas e pro pessoal que se encaixa nestas situações citadas vai ser uma mão na roda!

    A boa noticia [é que o alternador tem sim o gerador de pulsos que eles chamam de conector "W".

    fica um abraço ao amigo

  • #12
    Usuário Avatar de gbalero_URU
    Entrada
    01/12/2004
    Local
    Montevideo Uruguay/
    Idade
    57
    Posts
    196
    Agradecimentos: 2
    hola, les paso un dato importante ferifiquen la conección W, con un tester, antes de conectar el cuenta vueltas, la misma debe de tener con una marcaha media del motor un voltaje proximo a 8 volts en continua y proximo a 16 en alterna verifiquen pues puede tener los 8 en continua y si no teiene los 16 en alterna el aparato se quema lo de la frecuencia y de la diferenci de las poleas lo absorve el regulador del aparato

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. conta giros D20
      Por 7rino no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4
      Última resposta: 28/04/2017, 11:00
    2. conta giros
      Por lukas daneu no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 15
      Última resposta: 31/10/2013, 20:53
    3. Instalando conta-giros na bobina
      Por fendrich no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 10/03/2010, 10:03
    4. conta giros
      Por lorenzo santangelo no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/06/2009, 21:56
    5. Conta giros
      Por MUTS no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 11/08/2006, 15:46

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade