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  • #1
    Banido Avatar de mauricera
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    Caixa 5M x 4M sincro = Qual delas?




    Amigos, tenho um 608 aspirado na minha Band, a caixa é a 4 seca sem a reduzida, no começo eu sofria um pouco, mas depois peguei o jeito do tempo, ela é muito forte quando tracionada, só que eu gostaria de trocá-la por causa exatamente das 1a e 2a marchas, mas pergunto a todos qual seria a melhor opção entre a 5M ou a 4Msincro em termos de ganho de velocidade final e ou perdas de potência em baixas ou altas rotações. Ouço amigos que tiraram a 4 sincro e colocaram a 5 e se arrependeram.
    Sei que as duas opções são de qualquer maneira salgada, tenho ouvido falar em algo como R$4.000 com a minha seca na troca (!!!!!!!!!)

    Outra dúvida que tenho é se vale turbinar o 608 e se partes como comando, bomba e outras devem ser modificadas. Vale investir nisto, há ganho rela x risco, ou é mais válido partir para um 709??????????

    Abraços,
    Maurício - mauricera----

  • #2
    Maurício - mauricera,

    Na minha modesta opinão a pior cagada da Toyota foi colocar o câmbio de 4 marchas com 1a. e 2a. secas. Esse câmbio não tem nenhuma seqüencia, e quem te falou que se arrependeu em colocar o câmbio 5 m deve estar louco ou não sabe o que fala.

    Tenho uma Band 89 exatamente nessa configuração, 608 turbo e câmbio 5 marchas. Faz oito anos que ela está assim e nunca deu dor de cabeça.
    As relações do câmbio sincro são idênticas até a quarta marcha, e tem a quinta que é desmultiplicada - 0,86:1.
    Se você for colocar câmbio sincronizado vai ter que trocar o eixo trazeiro, pois as que tem câmbio seco tem a bola do diferencial no meio e a saida do sincro é lateral, o que faz vibrar o cardã.
    Se você for turbinar a Band, coloque o câmbio 5m, pois para o motor turbinado 4 marchas é pouco.

    Você pode turbinar seu motor apenas colocando o coletor de escape, a turbina e altrerando a vazão da bomba. Isso deve custar uns 3.000 - para um serviço bem feito.
    No caso de sua Band, que deve ser anterior a 81 não sei se vale a pena mexer no motor antes dele pifar, pois ele não tem avanço no cabeçote (o LDA).
    Existem os pistões de três canaletas com rebaixo para válvulas para o OM-314,
    comando original não tem e paralelo não sei (também estou procurando).
    O comando do OM-364 serviria, se não fose a questão do compressor de ar, que no 364 tem curso e diâmetro maiores e é preso por quatro parafusos enquanto que no 608 ele é preso por três parafusos, ou seja não cabe.

    Joaquim/SP

  • #3
    Fala Maurício,

    Vai de caixa 5 marchas... ela vai fazer uma boa diferença na estrada. Como o Joaquim falou é igual a de 4 marchas, só tendo a 5ª marcha como overdrive.
    Já que você está falando em turbinar o 608, não tem outra, é o 5 marchas mesmo.

    []'s
    Band 92, OM364, BF 33"
    Porto Velho - RO

  • #4
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    Joaquim,

    Muito coerentes suas idéias, minha toyota é 63, e na real se eu ganhar um pouco de velocidade final sem perder na tração ( vou ganhar a reduzida que não tenho tb) , e se as relações dos 2 sincro são iguais até a quarta, pela lógica vale o 5M.
    O duro é arrumar uma oficina tb coerente em SP, cada mecânico "especialista" em Toyota fala uma coisa, vc´s devem saber disso. Não que estejam todos "desespecializados", ou certos, ou errados, mas cada um tem sua preferência, o problema é nos deixarem loucos.
    Como sou recém nascido jipeiro, é aquele sofrimento todo.
    Mas sem dor não há jogo, como dizem uns tontos lá de cima...

    Caso alguns de vocês tenham ética e confiança suficiente para me indicar uma ótima oficina que faça uma troca de câmbio, ou colocação de um turbo e uma boa revisão em SP, estou a agradecer, isso se já não passei por todas...

    Maurício-

  • #5
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    [quote="diego_band"]Fala Maurício,

    Vai de caixa 5 marchas... ela vai fazer uma boa diferença na estrada. Como o Joaquim falou é igual a de 4 marchas, só tendo a 5ª marcha como overdrive.
    Já que você está falando em turbinar o 608, não tem outra, é o 5 marchas mesmo.

    __________________________________________________ _-
    Diego,
    O que eu disse ao Joaquim , digho a vc tb.
    Valeu pelos toques, semrpe ajudam e o fórum nos faz dar de cara com quem tem um carro igual (ou pelo moenos igual no nome...)........

  • #6

    Caixa

    5 e melhor mais procure valor melhor
    Ja encontrei de 4 por 2.500 sem troca no yahoo

  • #7
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    Re: Caixa

    [Marco,

    O duro é pegar uma neste valor de 2 e meio e abrir...
    Não que seja regra, mas já ví muita engrenagem literalmente mais banguela que minha querida vovó (que Deus me perdoe)...Moído mesmo.
    Este de 4 pau eu ví aberto era 100% ok, com a reduzida zero tb.
    Mas estou quase decidindo pelo 5M mesmo................................

  • #8
    Maurício,

    Em São Paulo tá cheio de mecânico picareta e tem poucos honestos.
    Conheço dois honestos, um que cobra preço normal e outro que chuta a canela.
    Por questão de ética não vou falar quem é quem aqui na lista, mas me ligue amanhã ou quando puder que te passo o telefone dele. Meu telefone é 5029-1490 no horário comercial.
    Possivelmente terei um câmbio de 5m disponível daqui ha um mes mais ou menos.
    Na realidade já o tenho mas não sei se vou usar, se tiver interesse me ligue.
    Em tempo, seu motor é o OM-324 com velas aquecedoras?

    Joaquim/SP
    Band89

  • #9
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    Em tempo, seu motor é o OM-324 com velas aquecedoras?

    Joaquim/SP
    Band89
    Não ,meu motor não tem as velas, é direta.
    Assim que puder vou ligar, ok?!
    Maurício-----

    Bandeirante 63' -
    _____
    / \
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  • #10
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    Caixa 5M x 4M sincro

    Mauricio,

    Não tenho conhecnico técnico mas tenho conhecimento prático, pois a minha Band 84 está com turbo e intercooler e 4M e realmente falta uma 5° marcha.

    Pagani.

  • #11
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    Re: Caixa 5M x 4M sincro

    Mauricio,

    Não tenho conhecnico técnico mas tenho conhecimento prático, pois a minha Band 84 está com turbo e intercooler e 4M e realmente falta uma 5° marcha.

    Pagani. :
    ________________________________________________
    Salve Pagani,

    É isso mesmo o que torna a massa jipeira unida, solidariedade, hehe!!!
    Principalmente quando o propósito é decidir mecânica, e digo que acho que vou de 5M mesmo, tá todo mundo à favor...Fora que uso o carro todo dia, e está perrenho mesmo trocar as marchas e ficar à 80-85KM/h para não ouvir o cardan gritar...
    Abraços,
    Maurício-----
    Band '63
    __________________________________________________ ________

  • #12
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    Citação Postado originalmente por joaquim
    Maurício - mauricera,

    Na minha modesta opinão a pior cagada da Toyota foi colocar o câmbio de 4 marchas com 1a. e 2a. secas. Esse câmbio não tem nenhuma seqüencia, e quem te falou que se arrependeu em colocar o câmbio 5 m deve estar louco ou não sabe o que fala.

    Tenho uma Band 89 exatamente nessa configuração, 608 turbo e câmbio 5 marchas. Faz oito anos que ela está assim e nunca deu dor de cabeça.
    As relações do câmbio sincro são idênticas até a quarta marcha, e tem a quinta que é desmultiplicada - 0,86:1.
    Se você for colocar câmbio sincronizado vai ter que trocar o eixo trazeiro, pois as que tem câmbio seco tem a bola do diferencial no meio e a saida do sincro é lateral, o que faz vibrar o cardã.
    Se você for turbinar a Band, coloque o câmbio 5m, pois para o motor turbinado 4 marchas é pouco.

    Você pode turbinar seu motor apenas colocando o coletor de escape, a turbina e altrerando a vazão da bomba. Isso deve custar uns 3.000 - para um serviço bem feito.
    No caso de sua Band, que deve ser anterior a 81 não sei se vale a pena mexer no motor antes dele pifar, pois ele não tem avanço no cabeçote (o LDA).
    Existem os pistões de três canaletas com rebaixo para válvulas para o OM-314,
    comando original não tem e paralelo não sei (também estou procurando).
    O comando do OM-364 serviria, se não fose a questão do compressor de ar, que no 364 tem curso e diâmetro maiores e é preso por quatro parafusos enquanto que no 608 ele é preso por três parafusos, ou seja não cabe.

    Joaquim/SP
    Citação Postado originalmente por joaquim
    Se você for colocar câmbio sincronizado vai ter que trocar o eixo trazeiro, pois as que tem câmbio seco tem a bola do diferencial no meio e a saida do sincro é lateral, o que faz vibrar o cardã.
    A Toyota 1983 com reduzida a bola é na lateral, imagino eu... essa vibra muito ?

    Citação Postado originalmente por joaquim
    No caso de sua Band, que deve ser anterior a 81 não sei se vale a pena mexer no motor antes dele pifar, pois ele não tem avanço no cabeçote (o LDA).
    Esse avanço de cabeçote serve para exatamente o que ? Pelo que você falou a 1983 tem isso....

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