Já havia observado isso também. Quando uso a CS (Band 89) com a alavanca alta percebo que o manejo é mais fácil. Já na Band 90 é uma luta para engatar e soltar depois. Ela costuma ficar no neutro.
Versão Imprimível
Boa idéia essa de alongar um pouco a alavanca da 4x4, pois o que a lavanca de marchas tem de sobra em altura, falta na de 4x4 hehhehe.
Não tenho problemas de engate e desengate da tração e reduzida, mas na revisão de fim de ano, vou dar uma analisada para aumentar uns 7 centímetros essa alavanca.
.
Aumentei exatamente 08 centímetros e a melhora foi sensível.
Já tinha feito a mesma coisa na Tracker da minha mulher e depois de feito parecia outro carro. A tracker é muito dura na passagem das marchas. Aproveitei também para chegar a alavanca tres centimetros para o lado da motorista (ficou mais ergonômico).
Procure manter a linha do centro de gravidade da alavanca no mesmo prumo.
Abs
Alvaro Angelo
Revirando umas peças velhas que estavam na garagem, encontrei a luva acionadora e o pinhão que sai para a flange do cardã dianteiro, 4x4, peças que troquei na revisão da antiga caixa de 4 marchas, pouco antes de vendê-la. Acho que essa peças eram originais ainda, ano 1989 e, pelas fotos, da para ver que gastou o início das fresas do pinhão.
Como esse engate não é sincronizado, tem que ter cuidado quando se aciona o 4x4, pois se as fresas não "casarem", começa o desgaste das fresas e quanto mais gasto, mais difícil é o engate e o risco de ficar sem tração, se as fresas escorrerem por completo.
Eu sugiro, quando for engatar o 4x4, tentar acionar a alavanca e se não engatar fácil, engatar uma marcha e movimentar a band para frente ou para trás e tentar acionar de novo, para as fresas "casarem" e facilitar o engate.
Boa dica Xará!
Tb acho que ali é mais jeito do que força...
Sds.
Luciano,
O 'neutro' serve para basicamente: rebocar a viatura e quem tem guincho mecânico, tipo Biselli (meu caso), usa para acionar a tomada de força. Neste caso, só o guincho é ativado (utilizando a primeira ou segunda marcha, conforme a necessidade. É só acelerar para acionar o carretel mais rápido.), sem uso da tração dianteira ou traseira.
Abs.
Vitor.