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Válvula termostática do motor OM-314.

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  • 20/07/2010, 20:33
    marcvale
    Mauro,
    Os arquivos referentes ao catálogo de peças Toyota Bandeirante são muito pesados para que possa anexá-los, mas você pode baixar diversos manuais e catálogos, inclusive este que te interessa, na seguinte página:
    http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html
    Em tempo, a parte que trata da refrigerção está contida no 3º arquivo.
    Abrç.

    Márcio Valença.

    Citação:

    Postado originalmente por mauromosc Ver Post
    Marcvale,


    ajudou muito! Vou instalar sem o anel de borracha.
    A propósito, você podia me enviar esse catálogo da Toyota? Eu tenho um aqui mas não tem essa parte que você tirou a minha dúvida.


    Muito obrigado!

  • 21/07/2010, 11:15
    Rodrigo da Conceiçao
    Fala Maureca blzzzz

    Andei dando uma pesquisada e essa termostatica e diferente do modelo desse motor .

    Estive conversando com mecânico conhecido e ele me disse que e mais facil vc deixar se a valvula mesmo , a valvula do modelo desse motor vai ser mais dificil de encontar.

    Abraço
  • 22/07/2010, 10:42
    marcvale
    Rodrigo,
    O tópico iniciado pelo Mauro tem o seguinte título: "Instalação da válvula termostática do OM-314". Mesmo assim, pesquisei a respeito da possibilidade da existência de uma vávula específiaca para os motores OM-324, obtendo a seguinte resposta: "Esclarecendo, motor que equipa os 608 e as toyotas bandeirantes...
    Em 1973, o OM-324 foi seguido pelo OM-314. A válvula é a mesma
    ". Por Karl Fass, Moderador do Portal Mercedes Benz, em 21/07/2010.
    Quanto a opção da retirada da válvula, eu fico com a opinião dos amigos experts daqui do forum. Assim, transcrevo a coerente opinião do Francisco Bicalho:
    "Será que a sua válvula termostática não está com defeito? É uma peça que custa, sei lá, 15 reais. Troque ela só por desencargo de consciência e veja o que acontece. A válvula tem que ser específica para o 314 (acho que é de 72º) e não a do 364 que é de 82º. Ao contrário que muita gente pensa, a v.t. é uma peça muito importante e não deve jamais ser removida como muitos mecânicos de fundo de quintal fazem.
    Troque a sua e veja o que acontece
    ". http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=64701&page=3

    Um abraço,
  • 09/09/2010, 00:29
    mauromosc
    Neste fim de semana pensamos um pouquinho e com um manual do motor vimos a montagem da válvula e já instalamos conforme a orientação. Só não vimos como fica porque não tinhamos uma bateria descente para virar o motor e fazê-lo funcionar.
    Uma coisa que vimos é que não há nenhuma indicação do uso daquele anel de borracha que veio na caixinha da válvula. Será que algum outro motor usa?
  • 09/09/2010, 17:01
    Ismael Reghin Filho
    O mecânico que reformou minha camionete, tirou a válvula termostática.
    Ele disse que pode acontecer dela engripar e voce dar uma bobeada e perder o motor.
    Tem gente que é contra a retirada dela. Outros são a favor.

    Só pra colocar lenha na fogueira!!!

    Ele disse que só retirar, não resolve. Voce tem que entupir o canal entre a bomba d'água e o local onde é instalada a válvula.

    No meu caso, foi colocado um pedaço de madeira torneada. Como a vávula tem a saída de água normal (em direção ao motor) e uma saída do excesso (em direção a válvula), quando voce fecha o canal entre a bomba e a válvula, voce obriga a água a fazer o circuito completo, a saber: radiador (saindo por baixo), bomba d'água, motor, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima).

    Quando voce não fecha o canal que liga a bomba d'água direto à válvula termostática, o circuito fica da seguinte maneira: radiador (saindo da parte de baixo), bomba d'água, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima). Neste caso, pela facilidade encontrada pela bomba, de saída de água pelo retorno do excesso, a água não passa pelo motor, indo direto para o local onde ficava a vávula, resfriando assim, mais a parte dianteira do motor, pela proximidade e menos a parte dos cilindros de trás.

    Acredito que as pessoas que tiveram problemas com a retirada da válvula termostática, tenha sido devido ao fato de não colocar o pedaço de madeira.

    A minha anda na faixa dos 70 a 80 Graus direto e pode arroxar o que quiser, não passa disso.

    Espero estar contribuindo, então:

    Acha melhor com válvula, ótimo.
    Prefere sem válvula, ótimo também, desde que ´não esqueça do pedaço de madeira.

    OBS. Se voce colocar ele no lugar errado, f... tudo, pois daí tranca a circulação da água.

    Qualquer dúvida, fale comigo,
  • 09/09/2010, 22:05
    canzilao
    Ismael
    Eu ja tirei a VT de uma camionete que trabalhava no Pará, temperatura ambiente sempre acima de 30º.
    Agora tirar a VT em um motor que trabalha no frio, vc pode fazer ele trabalhar mais frio do que o necessario, e dai pode haver uma trinca em alguma canaleta de agua ou camisa, em função da variação de temperatura não estar uniforme.
    Hj eu prefiro deixar a VT, por dois motivos: por ser uma peça barata, e tambem pelo tempo que o engenheiro gastou projetando o motor, embora alguns projetos que apareçam sejam verdadeiros lixos, oque não é o caso dos nossos motores mercedes.
    E a agua retorna ao lugar da valvula, e ai que esta o segredo, a agua estando quente, a valvula abre e a circulação é forçada pelo radiador, a agua abaixo da temperatura ideal, faz o caminho da sua com a valvula toco.
  • 10/09/2010, 10:21
    Ismael Reghin Filho
    Pessoal, desculpem!!!
    Cometi um erro, que estou corrigindo (em negrito no meio do texto), com letras maiúsculas.

    O mecânico que reformou minha camionete, tirou a válvula termostática.
    Ele disse que pode acontecer dela engripar e voce dar uma bobeada e perder o motor.
    Tem gente que é contra a retirada dela. Outros são a favor.

    Só pra colocar lenha na fogueira!!!

    Ele disse que só retirar, não resolve. Voce tem que entupir o canal entre a bomba d'água e o local onde é instalada a válvula.

    No meu caso, foi colocado um pedaço de madeira torneada. Como a BOMBA tem a saída de água normal (em direção ao motor) e uma saída do excesso (em direção a válvula), quando voce fecha o canal entre a bomba e a válvula, voce obriga a água a fazer o circuito completo, a saber: radiador (saindo por baixo), bomba d'água, motor, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima).

    Quando voce não fecha o canal que liga a bomba d'água direto à válvula termostática, o circuito fica da seguinte maneira: radiador (saindo da parte de baixo), bomba d'água, posição da válvula termostática e radiador novamente (entrando por cima). Neste caso, pela facilidade encontrada pela bomba, de saída de água pelo retorno do excesso, a água não passa pelo motor, indo direto para o local onde ficava a vávula, resfriando assim, mais a parte dianteira do motor, pela proximidade e menos a parte dos cilindros de trás.

    Acredito que as pessoas que tiveram problemas com a retirada da válvula termostática, tenha sido devido ao fato de não colocar o pedaço de madeira.

    A minha anda na faixa dos 70 a 80 Graus direto e pode arroxar o que quiser, não passa disso.

    Espero estar contribuindo, então:

    Acha melhor com válvula, ótimo.
    Prefere sem válvula, ótimo também, desde que ´não esqueça do pedaço de madeira.

    OBS. Se voce colocar ele no lugar errado, f... tudo, pois daí tranca a circulação da água.

    Qualquer dúvida, fale comigo,
  • 25/09/2010, 23:48
    Ismael Reghin Filho
    Pessoal, corrigindo meu ponto de vista.
    Afirmei acima que havia tirado a válvula termostática do meu motor e que não via problema nisso. Continuo pensando assim, desde que o motor vá trabalhar, nas temperaturas as quais eu estava acostumado lá onde eu morava. Era muito quente.
    Agora, onde estou, com clima mais ameno, está acontecendo o seguinte, a temperatura não sobe direito e dependendo de como estou andando, trabalha bem abaixo do desejado, então estou retificando o que disse acima.

    Acha melhor com válvula, ótimo (principalmente se for em região de clima ameno).
    Prefere sem vávula, ótimo também, desde que não esqueça do pedaço de madeira (e que esteja em região bem quente).
  • 12/06/2012, 21:43
    rbata
    Qual ou quais as melhores marcas de válvulas termostáticas para o OM364???

    Estou suspeitando que a minha band esteja sem válvula....

    E como faço para testar/saber se a minha tem o tal "tampão" citado pelo Ismael??? Porém fazer esse teste com o radiador de água cheio, apenas retirando a tampa da válvula.... este tampão vai estar na parte superior, próximo ao alojamento da válvula ou vai estar na parte inferior próximo a bomba d'água????
  • 12/06/2012, 21:53
    Dimasi
    É só retirar a tampa da válvula. De imediato vc vê se tem a válvula ou o tarugo de madeira no by pass.
    Abs
  • 12/06/2012, 22:03
    jipeirodesdepequeno
    Pessoal, sobre a VT do 14b, qual a faixa ideal de temperatura de trabalho? Botei a valvula em uma band minha e parece que ela aquece bem mais, o ponteiro estabiliza no meio do marcador (passando aquelas 2 linhas)
    Ja na outra band 14b, mesmo com valvula ele não chega nas 2 linhas, e ai o que seria o correto pra esse motor em relação a temperatura no painel original da band?
    Falei com um funcionario da toyota, me disse que esse motor 14b como os da hilux a temperatura é bem elevada mesmo, o que vocês acham?
    []'s
  • 13/06/2012, 08:08
    Junior Toyota
    Rafael (Bata),
    E ai já passou o susto do Japi,rsrsrrs
    È simples é so tirar a tampa são parafusos.
    Esta tampa é onde tem a mangueira do radiador na parte superior....
    Segue link para baixar o catalogo das valvulas MTE THOMSON em loja de caminhão é so pedir a valvula do caminhão
    Temperatura | MTE-THOMSON

    Abraço
    Junior
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