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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Alinhamento da Band.




    Olá,

    Estou com uma pequena mas muito incômoda dúvida:

    Já mencionei sobre a trepidação na roda dianteira direita da minha Band (ANDALUZ), algumas suposições já foram apresentadas, passei em vários mecânicos, o interessante é que nenhum deles repitiu o diagnóstico;

    Um falou que eram os terminais de direção, outro pneus deformados, outro shimmy, outro eixo dianteiro desalinhado, outro molas, outro amortecedores e outro balanceamento;

    Até que reparei nos jumelos que a parte superior (pino) está com uma pequena trinca. Aí fui em um cara que só mexe com 4x4 (adaptações) e me disse que o alinhamento dela está fechado, que nos carros 4x4 ou tração dianteira, as rodas dianteiras têm que ficar um pouco abertas (1/8).

    PERGUNTO: ALGUÉM SABE SE ISSO ESTÁ CORRETO, O ALINHAMENTO DA tOYOTA bAND. TEM QUE TER ESSA DIFERENÇA DE ABERTURA??

  • #2
    Carrilo, boa noite,
    O cara do alinhamento até que não está errado em falar que a convergência deve ser um pouco aberta nos 4x4, só que é o seguinte: ela tem que ser aberta só nos carros que não possuem eixo rígido, por que, como eles possuem uma parte "maleavel" na suspensão (buchas de bandeja, por exemplo), a roda tem um movimento para frente qdo está tracionando. É o mesmo principio dos carros com tração só na frente (gol). Se vc deixa ela fechada, nestes casos, o pneu fica com aquelas "facas" ou "escamas" nos gomos e gasta mais pro lado de fora.
    No seu caso (eixo rígido), a convergência deve ser 0º, reta, pq (teoricamente) com eixo rigido não existe movimento.
    Mas não tem nada com a trepidação. Trepidação pode ser várias coisas, até o amortecedor. Eu começaria (se vc já não o fez) fazendo um balanceamento no local (aquele que não tira a roda fora), por que esse tipo de balanceamento, balancea tudo junto...e, se melhorar, ai sim vc procura onde está a trepidação...pode ser um cubo, rolamento, disco, semi-eixo e outros. Se fosse terminais, caixa de direção ou qualquer coisa do sistema de direção, o mecanico perceberia fazendo uma simples verificação de folga, mas, mesmo ferrado, eu acho que o sistema de direção não faria a trepidação especificamente em uma roda.


    ajudei ou atrapalhei?

    abração,
    andré

  • #3
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    André, primeiro obrigado pela explicação,

    Mas é o seguinte, na posição que o cara deixou o linhamento diminuiu muito a trepidação, porém ela está puxando um pouquinho pro lado direito, antes ela trepidava entre 70 e 90 Km/h.

    Depois explico mais tenho que sair...

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