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  • #1
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Cool Tcase TOY BAND - Vazamento intenso de óleo!




    Boa noite pessoal!

    Seguinte:
    A tcase da Band daqui de casa, a uns tempos atrás, começou a vazar MUITO óleo quando desliga o motor, principalmente depois de ter rodado muito com o carro.

    O óleo vaza na saída da tcase pro cardã traseiro, e pinga daquele tamborzinho do freio de estacionamento. Pois bem, achando que era o retentor que vai ali na saída da tcase, comprei um retentor novo ontem, marca SABÓ.

    Cheguei em casa, retiramos o cardã traseiro da Band, sistema de freio de estacionamento e o flange onde vai a cruzeta. Aí já deu pra ver o retentor.

    Mas o vazamento não tava nele. O óleo tava vindo pelas estrias do eixo que sai da tcase. O retentor em si estava em muito bom estado, e seco. Portanto não foi trocado. Não precisou.

    E agora? Como o óleo tá vindo pelas estrias do eixo da tcase, qual é a causa desse vazamento? Será que a tcase terá que ser aberta?

    Estou sem câmera digital no momento, por isso não tenho fotos mostrando exatamente de onde tá vindo esse vazamento.


    Agradeço a quem puder ajudar.


    Grd. abraço,
    Lucas Nassif.
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  • #2
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Boa noite pessoal!

    Seguinte:
    A tcase da Band daqui de casa, a uns tempos atrás, começou a vazar MUITO óleo quando desliga o motor, principalmente depois de ter rodado muito com o carro.

    O óleo vaza na saída da tcase pro cardã traseiro, e pinga daquele tamborzinho do freio de estacionamento.

    Mas o vazamento não tava nele. O óleo tava vindo pelas estrias do eixo que sai da tcase. O retentor em si estava em muito bom estado, e seco. Portanto não foi trocado. Não precisou.

    E agora? Como o óleo tá vindo pelas estrias do eixo da tcase, qual é a causa desse vazamento? Será que a tcase terá que ser aberta?

    Agradeço a quem puder ajudar.


    Grd. abraço,
    Lucas Nassif.
    Seguinte, primeiro tenho que te perguntar uma coisa, chegou a ver o nível do óleo na tcase ? Veja se está acima, caso positivo verifique o oleo do cambio, se estiver abaixo então o problema está no retentor interno, é um retentor duplo que separa o oleo do cambio e da tcase, quando esse retentor estraga o oleo do cambio desce e enche a tcase dai mesmo com o retentor da saida estando bom o excesso de oleo faz com que vaze pela estria do eixo.

    Pra trocar esse retentor tem que remover a tcase, não sei se vc tem como fazer esse trampo ai pois requer algumas ferramentas e conhecimento técnico.

    Geralmente quando montamos aqui usamos junta líquida (cola 1004) na estria do eixo pra evitar esse possível vazamento.

    []'s

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Seguinte, primeiro tenho que te perguntar uma coisa, chegou a ver o nível do óleo na tcase ? Veja se está acima, caso positivo verifique o oleo do cambio, se estiver abaixo então o problema está no retentor interno, é um retentor duplo que separa o oleo do cambio e da tcase, quando esse retentor estraga o oleo do cambio desce e enche a tcase dai mesmo com o retentor da saida estando bom o excesso de oleo faz com que vaze pela estria do eixo.

    Pra trocar esse retentor tem que remover a tcase, não sei se vc tem como fazer esse trampo ai pois requer algumas ferramentas e conhecimento técnico.

    Geralmente quando montamos aqui usamos junta líquida (cola 1004) na estria do eixo pra evitar esse possível vazamento.

    []'s
    Elmer,

    Antes de desmontar a parte de trás da Tcase para chegar no retentor, esgotei o óleo dela usando um pote 2L de sorvete, e este ficou completamente cheio. Como não sei qual o volume de óleo normal na Tcase, fiquei na dúvida se ela estava com óleo acima ou abaixo do normal.

    O que eu posso afirmar é que depois de ter rodado direto todos os dias, durante umas 2 a 3 semanas com o maldito vazamento, ainda tinham cerca de 2L de óleo na tcase. Portanto, acredito que essa hipótese do retentor duplo (câmbio X tcase) estar danificado, é válida.
    Vou conferir o nível do óleo do câmbio. Foi completado na última troca de óleo do motor, então não pode estar baixo agora.

    O carro está rodando (com vazamento, mas tá). Qual o próximo procedimento a ser tomado? O carro pode continuar rodando (sem risco de fundir o câmbio) ou é melhor pará-lo e tirar a Tcase de uma vez?



    Abração,
    Lucas Nassif.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    O carro está rodando (com vazamento, mas tá). Qual o próximo procedimento a ser tomado? O carro pode continuar rodando (sem risco de fundir o câmbio) ou é melhor pará-lo e tirar a Tcase de uma vez?



    Abração,
    Lucas Nassif.
    Veja o nivel do cambio, pra ter certeza, se tiver baixo é o retentor interno danificado mesmo.

    Pode até continuar rodando mas tem que ficar sempre atento ao nivel do óleo e sempre que completar a tcase vai transbordar e dar continuidade ao vazamento. O correto é retirar a tcase pra substituí-lo. Tem um macete também na hora de reinstalar a tcase no cambio pra não danificar o retentor, já estragamos alguns aqui até aprender

    []'s

  • #6
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    Elmer a minha ta começando a vazar neste eixo estriado, mas é bem pouco.
    Voce pode me dar alguma dica no topico que abri sobre embreagem com cheiro de queimado ???
    Desde ja agradeço.
    Carlos Feitosa.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Veja o nivel do cambio, pra ter certeza, se tiver baixo é o retentor interno danificado mesmo.

    Pode até continuar rodando mas tem que ficar sempre atento ao nivel do óleo e sempre que completar a tcase vai transbordar e dar continuidade ao vazamento. O correto é retirar a tcase pra substituí-lo. Tem um macete também na hora de reinstalar a tcase no cambio pra não danificar o retentor, já estragamos alguns aqui até aprender

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    Elmer,
    hoje a tarde refiz o trampo de ontem.
    O tamborzinho do freio de mão estava quebrado nas estrias, portanto foi trocado. E chutei o balde e troquei o retentor também.

    Conferí o nível de óleo do câmbio e me pareceu um pouco baixo só..nada preocupante. Mas vou completá-lo e observar se vai abaixar novamente. E quanto à tcase, continua com seus 2L de óleo.

    Depois que remontei tudo, fui na rua andar com a Band afim de testar uns UPs (amortecedor de direção, etc), e como cheguei em casa em cima da hora pra sair pra faculdade, não deu pra ver direito se tinha vazado muito óleo, mas tenho a impressão que se não parou o vazamento, diminuiu bastante. É só uma impressão.

    Amanhã olho lá no quintal se tem muita marca de óleo.


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  • #8
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    carlos se nao for retentores da uma olhada no pino da carreta de reduçao , pois este pino tem dois aneis de borracha que fazem a vedaçao . Os aneis podem estar desgastados ou sem açao pelo tempo de uso e causam grande vazamento , poças no meu caso, relatei o que aconteceu comigo ...boa sorte.....

  • #9
    Estou com um problema semelhante, mesmo apos colocar um retentor e tamborzinho do freio de mão novos continua vazamento... a suspeita é que seja na estria do eixo com o tambor...
    Elmer vc disse que tem um retentor que não deixa passar oleo do cambio para reduzida, mas e sobre aquele furo que o pessoal faz pra uma caixa "salvar" a outra? não deveria vazar nesses casos tambem?

    []'s

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por jipeirodesdepequeno Ver Post
    Elmer vc disse que tem um retentor que não deixa passar oleo do cambio para reduzida, mas e sobre aquele furo que o pessoal faz pra uma caixa "salvar" a outra? não deveria vazar nesses casos tambem?

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    Sim, existe um retentor com duas pistas que impede a passagem de óleo do cambio pra redução.
    Esse furo eu desconheço, se fizer algum furo ali vai vazar tudo pois o nível do óleo do cambio fica numa parte mais alta que a tcase daí o óleo transborda na tcase.

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  • #11
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    o problema é que se a luva ou o eixo estiverem gastos, a folga entre eles (movimento horario ant-horario) fará que faze oleo de qualquer forma, dificilmente vc conseguira veda-los, o geito é fazer uma gambiarra e ir sempre passando algum vedante tipo silicone ou veda calha.

  • #12
    Usuário Avatar de Zeca - PVH
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    Por Elmer Jeep: "Tem um macete também na hora de reinstalar a tcase no cambio pra não danificar o retentor, já estragamos alguns aqui até aprender"

    Elmer,
    Minha Band está com vazamento na tcase e creio que seja em razão desse retentor duplo citado estar danificado. Por isso, gostaria de saber: QUAL É ESSE MACETE PARA INSTALAR A TCASE NO CAMBIO SEM DANIFICAR ESSE RETENTOR?
    Um abraço.

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