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  • #1
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    27/05/2007
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    Band.(Turbo+intercooler+condensador do ar) quem tem esta configuração




    Ola pessoal, novamente vou tocar neste assunto.
    tenho uma Toyota Bandeirante com a seguinte configuração;
    motor 314s- turbo-intercooler + ar condicionado( condensador )+ relação alongada para 11x35
    continuo tendo problemas em viagens longas, onde mantenho a velocidade entre 100 / 110Km/h e a pressão do turbo entre 0.4 / 0.6 bar.
    e percebo que quando ligo o ar condicionado a minha temperatura sobe, principalmente em subidas onde o turbo (pressão) aumenta um pouco.
    eu já troquei a colmeia do meu radiador por uma maior de 4 janelas, troquei a valvula e o aditivo do radiador novamente e não percebi nenhuma melhora significativa.
    A pergunta é a seguinte amigos, mais alguèm tem está configuração na band. e percebe isso também ?
    se eu tiro um pouco o pé e em descidas a temperatura volta ao normal...
    Olhando o carro pela frente está: ventoinha,condensador,intercooler,radiador e êlice.tudo levando o vento a favor do motor...
    ESTOU pensando muito sério em retirar o intercooler, pois ficar andando com a temperatura entre 95/100 ºC acho que é muito risco...e poderei queimar uma junta fácil...
    agradeço qualquer tipo de ajuda ou relato

  • #2
    Usuário Avatar de Amadeus_band
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    19/09/2007
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    Será que o problema não está no ar condicionado?
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
    Motor OM 314-S, Pneus 35''
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64978

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    03/02/2007
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    Dani
    inicialmente confirme que sua ventoinha do AC está empurrando o ar no sentido do radiador e não o contrário.
    Veja se teu freio não está esquentando , como se estivesse meio freada.
    Em terceiro , por trabalhar sob pressão , o líquido de arrefecimento entre 95-100°C ,nem de longe chegou perto da temp. de ebulição(algo acima de 110°C)
    Agora , se vc for por quem diz que a dele nunca passou de 80°C,veja se não é com o marcador original.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #4
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    Daniel

    A hélice do radiador do Bandeirante é uma peça arcaica de ferro, com seis pás que são pouco cavadas e com uma eficiência muito limitada. Quando o carro está em velocidade baixa, ou parado ela puxa muito pouco ar, e, pode ser que a 110 km/h essa hélice atrapalhe no fluxo de ar entre os três radiadores.

    No meu carro tenho também (nessa ordem de tora pra dentro) o radiador do AC, um intercooler Garrett, e o radiador do Toyota. Uma coisa que fiz no meu carro foi trocar a hélice de ferro original por uma hélice em plástico com 10 pás (muito mais cavadas) do OM-366 que custa apenas uns R$35. Essa hélice tem que receber um tarugo (de alumíno) no meu caso para chegar ela uns 3 com mais para a frente, e as pás tem que ser preparadas, e cortadas para não baterem no defletor do radiador. Um bom mecânico de radiador adapta pra você em dois tempos, e a furacão da hélice do 366 é a mesma. À propósito, tem gente que retira o defletor (aquela chapa de aço curva em cima da hélice) mas isso é um erro porque atrapalha no fluxo direto de ar. Essa helice é tudo de bom. O plástico é flexivel e não quebra com tanta facilidade se você pegar água funda, é muito (muito) mais leve, e puxa mais de o triplo de ar da helice original. E o seu carro vai ficar com aquele uivo característico de alguns caminhões.


    Abaixo algumas fotos da hélice.

    Abraço
    Chico
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01-h-366.jpg   -02-h-366.jpg   -03-h-366.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Fala Chico...

    Blza cara?! Então, no caso dele, acho q a mudança da hélice, não refleteria muito não cara ... Talvez tenha que pensar em melhorar o fluxo frontal, otimizando a instalacao do intercooler para nao tampar tanto o radiador, talvez elevar um pouco mais, para tentar fazer um tunel por baixo entre ele e o radiador, não sei, somente analisando mesmo.

    Outro ponto, na minha opiniao, hélice de plástico x trilhas com atoleiros fundos = problemas caros $$$, perda de radiador na trilha.... ja tive 2 radiadores perdidos assim, e varios amigos tb... uma otima opcao, é uma helice de aluminio (super resistente) para motor mercedes OM 314/364 q eh comercializada no auto pecas de diesel fone 11 3932-2766 - Vila Guilherme - SP... q eh show de bola !! super leve e resistente ...custa cerca de 80 reais....

    Abs...
    Felippe (Bob Filho)

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Fala Chico...

    Blza cara?! Então, no caso dele, acho q a mudança da hélice, não refleteria muito não cara ... Talvez tenha que pensar em melhorar o fluxo frontal, otimizando a instalacao do intercooler para nao tampar tanto o radiador, talvez elevar um pouco mais, para tentar fazer um tunel por baixo entre ele e o radiador, não sei, somente analisando mesmo.

    Outro ponto, na minha opiniao, hélice de plástico x trilhas com atoleiros fundos = problemas caros $$$, perda de radiador na trilha.... ja tive 2 radiadores perdidos assim, e varios amigos tb... uma otima opcao, é uma helice de aluminio (super resistente) para motor mercedes OM 314/364 q eh comercializada no auto pecas de diesel fone 11 3932-2766 - Vila Guilherme - SP... q eh show de bola !! super leve e resistente ...custa cerca de 80 reais....

    Abs...
    Oi Felippe

    Quanto a hélice de plástico e atoleiros fundos, infelizmente acho que discordo da sua opinião. A hélice de plástico tem muito menos chance de quebrar porque o plástico é resistente e flexível, e se quebrar, tem muito menos chance de causar o que você chama de "problemas caros $$$" porque é muito leve. Já ouvi falar em algumas lâminas de ferro quebrando em situações de trilha barra pesada e causando danos ao radiador (esses seus dois radiadores foram detonados com lâminas de plástico ou de ferro?) , eu nunca tive informação de hélices de plástico causando danos a radiador. Ao mesmo tempo sei de caminhões que rodaram mais de 500.000 km com lâminas de plástico sem problemas.

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Oi Felippe

    Quanto a hélice de plástico e atoleiros fundos, infelizmente acho que discordo da sua opinião. A hélice de plástico tem muito menos chance de quebrar porque o plástico é resistente e flexível, e se quebrar, tem muito menos chance de causar o que você chama de "problemas caros $$$" porque é muito leve. Já ouvi falar em algumas lâminas de ferro quebrando em situações de trilha barra pesada e causando danos ao radiador (esses seus dois radiadores foram detonados com lâminas de plástico ou de ferro?) , eu nunca tive informação de hélices de plástico causando danos a radiador. Ao mesmo tempo sei de caminhões que rodaram mais de 500.000 km com lâminas de plástico sem problemas.

    Abraço;
    Chico
    Fala Chico,

    As helices q quebraram eram de plástico... depois passei para ferro(nunca tive problema) e agora estou com essa de aluminio q citei anteriormente....

    No asfalto, concordo com vc, é uma maravilha... rodam sem quebrar milhares de Km..... Na trilha realmente nao rola... na hora q mergulha a frente da band devagar no atoleiro e ai acelera pra sair, se tem muita agua, o atrito é grande, fazendo com que a helice de plastico quebre e ai o restante do conjunto, empurra ela pro radiador, furando e danificando o mesmo.....

    A helice de ferro, somente vi danificando, quando o conjunto do radiador estava com folga.. fazendo com q na hora do atoleiro, o conjunto se movimentasse muito e ai entortando a helice... e danificando tudo tb....

    Essa de aluminio eh muito show funcionalmente, e esteticamente tb fica legal !!

    Abs...
    Felippe (Bob Filho)

  • #8
    Usuário Avatar de alexandre diniz
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    pessoal tenho uma band com essa conf so q é om364
    a unica diferença que notei aqui é a minha tem elice originaal metalica, radiador no mesmo local original dai sim o condensador instaldo o mais baixo q foi conseguido e na frente o intercooler sendo sua parte superior na mesma altura do radiador
    não tive prob no aquecimento tanto em viagens trilhas ou transito pesado
    e nem foi preciso instalar a ventoinha
    acredito q aqules retangulos abertos em baixo da grade ajude a direcionar bem o fluxo para o condensador e ja na parte da grade o ar passa pelo intercooler
    que depois para o restodo condensador e ai chegar ao radiador


    agora se as elices estiverem invertidas tera um refluxo de ar ai contrario e ai realmente a ajudar a esquentar


    espero poder ter ajudado
    abraços

  • #9
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Configuração Band 90

    Olá Daniel, minha band tem uma configuração parecida com a sua, porém sem o ar condicionado, pneus BF A/T 33'', motor 314s, relação coniflex 12/35 e turbo intercooler garret. O meu marcador de temperatura funciona a mercúrio (muito preciso) e mesmo utilizando o turbo em uma faixa de 0,4 ~ 0,6 como vc eu nunca passei dos 75ºC ~ 80ºC. Um dos motivos é que a uma velocidade de 100 km ~ 110 km estou comm um giro de 2000 rpm aproximadamente. Fiquei curioso, pois estou pensando em instalar sistema de ar condicionado no meu jipe e não vejo muito espaço na frente do intercooler. Se vc puder subir algumas fotos seria interessante. Vou subir algumas fotos do espaço que tenho no meu jipe.

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #10
    Banido
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    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Olá Daniel, minha band tem uma configuração parecida com a sua, porém sem o ar condicionado, pneus BF A/T 33'', motor 314s, relação coniflex 12/35 e turbo intercooler garret. O meu marcador de temperatura funciona a mercúrio (muito preciso) e mesmo utilizando o turbo em uma faixa de 0,4 ~ 0,6 como vc eu nunca passei dos 75ºC ~ 80ºC. Um dos motivos é que a uma velocidade de 100 km ~ 110 km estou comm um giro de 2000 rpm aproximadamente. Fiquei curioso, pois estou pensando em instalar sistema de ar condicionado no meu jipe e não vejo muito espaço na frente do intercooler. Se vc puder subir algumas fotos seria interessante. Vou subir algumas fotos do espaço que tenho no meu jipe.

    Abraço
    Fabiano, o radiador do AC tem que ficar preso a grelha do Bandeirante, com isso você tem espaço suficiente para o intercooler.

    À propósito, com essa hélice de 10 pás em plástico, e a válvula termostática de 82º do 364 a temperatura da água fica sempre estável, a temperatura dos gases de exaustão sempre entre 300 e 400º e o ar condicionado funciona bem em qualquer condição, inclusive engarrafado no verão do Rio.

    Abraços;
    Chico
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01-om-364-la.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de fabiano soriano
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    Espec do Ar Condicionado

    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Fabiano, o radiador do AC tem que ficar preso a grelha do Bandeirante, com isso você tem espaço suficiente para o intercooler.

    À propósito, com essa hélice de 10 pás em plástico, e a válvula termostática de 82º do 364 a temperatura da água fica sempre estável, a temperatura dos gases de exaustão sempre entre 300 e 400º e o ar condicionado funciona bem em qualquer condição, inclusive engarrafado no verão do Rio.

    Abraços;
    Chico
    Fala aí Franciso como tudo certo?
    Cara procurei no site toyoteiros dicas para instalação do ar condicionado no meu jipe, porém, gostria de confirmar com vc que já tem instalado e se seguiu o que está no site toyoteiros, ou utilizou outra especificação.
    Lá falam do compressor denso 10P08 original do gol 1000 bolinha, mesmo tendo um desempenho razoável (modesto) é uma ótima opção pela adaptação e por não promover um consuma exagerado.

    Vc poderia nos comentar qual a especificação usada na sua band?

    Abraço

  • #12
    Banido
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    Fabiano

    Na verdade não peguei as dicas em nenhum lugar especificamente, estudei aqui e ali, e meu mecânico (Luis Claudio/Toyonew) me deu uma dica fundamental sobre a instalação do compressor. Também não sei exatamente qual é o modelo do compressor Nippondenso. De qualquer forma, quando instalei o sistema de AC, fiz em três etapas, nenhuma delas muito ortodoxa, mas ficou exatamente como eu queria. Na primeira etapa eu fui numa empresa em Niteroi, RJ, que instalou apenas a caixa evaporadora, que era de um modelo que eu queria e no lugar que eu queria; no centro do painel, onde normalmente fica o cinzeiro e o buraco do rádio. Depois levei o carro no Luis em Oswaldo Cruz, RJ e ele instalou o suporte do compressor que ele mandou fazer clonado do suporte original que ele possui em ferro fundido, e que posiciona o compressor no lado direito do motor, não em cima do alternador que é um lugar ruim, mas logo a frente da bomba injetora. Instalei também a polia tripla para as corrreias do AC e da DH. Em seguida fui numa outra empresa de AC em Madureira, RJ que instalou o compressor, o radiador, e as mangueiras. Na verdede foram 4 etapas porque eu tive que re instalar o compresssor eu mesmo alinhando ele com mais precisão. Deu muito trabalho, e levou muito mais tempo que se tivesse levado num lugar só, mas acho que o serviço ficou 100%. Considero indispensável instalar o compressor no lado direito, inclusive porque não poderia ter sido feito de outra forma, já que os dutos do intercooler ocupam bastante espaço, sem falar no tambor do filtro de ar. Mesmo sem nada disso é um erro instalar o compressor em cima do alternador, porque, se quebra a correia do alternador é um trabalho chato tirar o compressor do AC só pra trocar a correia do alt. Ficou tudo encaixadinho no jeito. Considero a instalação da caixa evaporadora no centro do painel indispensável, primeiro porque a caixa embaixo do porta luvas é muito perigosa para o carona, porque o joelho da pessoa vai direto na quina da caixa em caso de colisão, e porque no centro fica muito fácil para o motorista manipular os botões, e o vento é distribuído mais uniformemente pelo carro, e não congelando as pernas do carona.

    Abaixo duas fotos da instalação.

    Abraços;
    Chico
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