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Convex Datacenter
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  • #1
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Motores 608 - Existem vários tipos?




    Por uma infelicidade, tive que trocar o motor do meu jipe. Esqueci de avisar o meu filho que havia um vazamento e deixei ele viajar com o meu precioso brinquedo.
    Resultado, faltou água no radiador e o motor que estava ótimo fundiu.
    A retífica ficaria em R$ 6.500,00
    Então, comprei um motor usado na Toyocap em S.P por um valor mais acessível.
    Trouxe para Campinas para ser instalado no Chico Toyota.
    Quando instalou, o Sr. Chico me disse que o motor esta bom. Não expele fumaça em demasia, tem um ronco "bonito", enfim, que tinha feito uma boa compra.
    Mas também me disse que o cárter tinha a vareta no lado invertido.
    Além dessa diferença, esse motor tem um pistão para extrair vácuo (que me permitiu instalar o hidrovácuo), coisa que o outro não tinha e outros detalhes, como as varetas do acelerador que também são diferentes.
    Até aí, tudo ótimo.
    O que me decepcionou foi o torque do motor.
    Fiquei com a impressão que ele é mais "esticado" do que o anterior. Nota-se que uma vez rodando, ele atinge velocidade com maior facilidade sem berrar. Porém o outro motor saía em segunda marcha até em subidas, e de tão forte, proporcionava usar a 1ª marcha como se fosse reduzida.
    São configurações diferentes, ou o motor (ou a bomba) está com algum problema?

    Um abraço a todos

    HERCILIO NETO

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    MB 608 sairam com motor OM 314
    MB 709 sairam com motor OM 364

    Será que vc não comprou um 364 ?

    []'s

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Se o motor foi retificado, é normal ele ficar um pouco preso no início.
    Outra coisa, o outro que fundiu tinha bomba aberta? Se sim, tá aí a diferença no desempenho.
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
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  • #4
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    Pelo que entendí , ele relata que o motor que comprou anda mais do que o antigo , e tem menos força na saída em 1ª marcha , mas atinge velocidade mais alta mais rápido .

    Pode ser que ele comprou um OM364 ( 709 ) e não um OM314 ( 608 ) .

  • #5
    Usuário Avatar de Lvedovello
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    Não seria o 609?

    Hercílio, boa noite.

    Se não me engano lí aqui no forum que existem os motores "609", que seriam uma versão anterior ao 709. A minha viatura tem este motor e estas características que vc mencionou, consigo arrancar em 2ª marcha mas tem que controlar bastante na embreagem. O ano dela é 89.

    Porém como não sou expert em mecânica ficamos dependendo da confirmação de algum colega aqui do forum.

    Grande abraço!
    BAND 89 CURTA (CAMINHÃO) - SAVERO 33" - AMORTECEDORES RANCHO - D.H. - F.D. - A.C. - SNORKEL - BANCOS RALLYE DESIGN

  • #6
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Se não me engano, os últimos 608 não eram chamados de 609, e sim de 708!!
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  • #7
    Usuário Avatar de valeriano
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Se não me engano, os últimos 608 não eram chamados de 609, e sim de 708!!
    Pelo que li pelo forum, os ultimos eram 708 mesmo e vinham com motor OM314-S, que é ligeiramente diferente do OM314. Acredito que seja como a diferença entre o OM364 (MB709) e o OM364-LA (MB710). O OM364-LA é bem mais forte! Inclusive um cara daqui do forum tem esse motor na Band dele e disse que é o bixo.
    Band longa 92 (Maria)

  • #8
    ops..

    Existem vários motores OM-314. Procurei aqui e não achei uma listinha com todos eles..

    Os primeiros, não tinham no bloco o compressor... e os ultimos, que tem a nomenclatura de 314-S, são quase um Om-364.

    Vou caçar por aqui e enviar.

    Abrass

  • #9
    Ola colega,

    Tambem tive a mesma sensacao, andei na band do meu mecanico e achei ela extremamente amarrada e sem torque. Minha band tem um Om 314 do 608 mesmo pois o original era o velho OM 324.

    Talvez seja alguma diferenca no ponto de injecao. Meu motor esta com o ponto bem adiantado, faz mais barulho q o motor do meu mecanico + tem bem mais forca.
    TROLLER 3.0
    Ex. TOYBAND CURTA - RESGATE

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Estou anexando fotos do motor do meu jipe.
    Na plaquetinha lê-se OM 314.
    Na aparencia não se diferencia muito do motor anterior.

    HERCILIO NETO
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc03616.jpg   -dsc03615.jpg  

  • #11
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    É isso aí Hercilio, é o 314 mesmo que é um excelente motor. Com filtro de ar seco, melhor ainda. Amacie ele com carinho, troque o óleo do motor nos primeiros 1.000 km, depois a cada 5 mil, e aos 10 mil km leve a bomba para abrir o débito, vai ficar normal como qualquer 314 novo, e vai andar muito bem.

    Dica para amaciar. Não force com giro muito baixo, dirija como se você fosse uma senhora idosa, mas, de vez em quando, mete o pé na lata e dá uma esticada numa reta, para o motor ir soltando. Tem gente que sugere o amaciamento para se evitar manter o mesmo giro em estradas durante muito tempo, por exemplo, acelerar em quarta até 2.500 rpm, e tirar o pé até o carro cair de velocidade, de 90 km/h até 60 km/h, depois fazer tudo de novo. O importante é não levar peso demais, e subir pirambeiras forçando o motor em giro baixo. De qualquer forma, um motor diesel recém reformado precisa ser amaciado no capricho.

    Abraço, e felicidades com o seu OM 314 novo;
    Chico

  • #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Chico, obrigado pelas dicas.

    Vou seguir suas recomendações

    HERCILIO

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