Prezados colegas, voltando ao assunto inicial, em algumas toyotas realmente existe (ou pode-se instalar) um compressor de ar que é igual ao dos caminhôes 1113, e pode dar até 100 lbs ou mais pois vc tem que por uma válvula de alívio.
O cabeçote do compressor tem de ser regulado para dar pressão ou vácuo, conforme a necessidade.
Pede-se instalar freio a ar igual do caminhão 608, com um servo freio a ar e um reservatório + válvula de alívio.
Ou voce pode pagar US$ 210,00 para ter um compressor eletrico importado de qualidade para fazer isso com instalação mais simples.
Ou pode nem instalar e só ligar direto na bateria quando precisar.
concerteza ,adptei o servo freio do 608 ,manometro ,reservatorio,valula de desgarga. o servo freio recebe o ar comprimido em media de 6bar e empurra o fluido de freio ,fica tão sensivel que é so encostar que vc gruda no parabrisa
Jack, Paulo,
Agora o assunto chegou onde você queria.
Uma coisa é o vácuo que existe em motores a gasolina e alguns a diesel, da admissão do motor, outra, como nas hilux, S10, sprinter etc é a bomba de vácuo anexa ao alternador, que é lubrificada com óleo do motor e gera o suficiente de vácuo para o servo freio.
Mas no caso da toyota com motor mercedes, existe um cilindro, ou 5 cilindro, que é no bloco do motor, do lado direito, que produz vácuo ou ar comprimido conforme se liga as mangueiras.
É isso, o sistema é exatamente o mesmo que se usa no caminhão 608, se conectar a mangueira que saí ar, levar a um reservatório teremos ar comprimido suficiente para se usar um servo assisitido com ar comprimido usado nos caminhões mercedes 608, que é um barato além do característico chiado do ar quando se tira o pé do freio.
Infelizmente isso não pode ser utilizado no motor 14B, que apesar de toyota, tem a bomba de vácuo interna no motor, mas sem condições de ser usada como compressor, como aliás todos as bombas de vácuo à exceção do cilindro do 608, que é superdimensionado, aliás, já houvi de mecanicos que aquilo não estraga, nem quando se retifica o motor, que praticamente não se desgasta.
Abraços, e boa sorte
Augusto "De Goiás"
ÉssedablioIVTdi/93
Para quem tem todo o sistema funcionando com servo vácuo, fica complicado a troca pelo custo, mas para quem vai mexer no servo, coloca logo outro
Tem alguma idéia de quanto eu gastaria pra montar esse "compressor" na minha band? ( 608 )
Eu só quero pra encher os pneus, pq qdo se entra na trilha e abaixa muito a pressão do pneu, na hora de voltar sempre é uma bosta ter que achar um posto pra calibrar antes de pegar estrada.
Romeu,
Não sei o custo porque apesar de ter tentado fazer isso o motor da minha ex BAnd´ida era 14B, portanto não pude fazer.
Mas você terá que trocar o servo freio para assistido a ar que deve ficar perto de uns 800,00 (porque quando você inverter as mangueiras no cilindro compressor vai perder o vácuo), colocar um reservatório de ar que pode ser usado de caminhões (pequenos) e o resto é mangueiras de qualidade e mão de obra.
Abraços,
Augusto "De Goiás"
Esse "compressor" existe em todos os om314 (mb608)? Procede esta informação?? Pq fui tentar instalar o hidrovácuo na minha Band 77 e o mecânico falou que meu motor não possuia o compressor, que eu teria que gastar uma nota preta, pois teria que abrir motor pra instalar. Ai ele me aconselhou a instalar um alternador de s-10 que varia o vácuo suficiente....
Ele falou que nos 608 antigos não tinha a necessidade do vacuo... só nos 81 pra frente c não me engano. Que ja vinham de fábrica com o hidrovácuo!