Compressor de ar ou vácuo??
Jack, Paulo,
Agora o assunto chegou onde você queria.
Uma coisa é o vácuo que existe em motores a gasolina e alguns a diesel, da admissão do motor, outra, como nas hilux, S10, sprinter etc é a bomba de vácuo anexa ao alternador, que é lubrificada com óleo do motor e gera o suficiente de vácuo para o servo freio.
Mas no caso da toyota com motor mercedes, existe um cilindro, ou 5 cilindro, que é no bloco do motor, do lado direito, que produz vácuo ou ar comprimido conforme se liga as mangueiras.
É isso, o sistema é exatamente o mesmo que se usa no caminhão 608, se conectar a mangueira que saí ar, levar a um reservatório teremos ar comprimido suficiente para se usar um servo assisitido com ar comprimido usado nos caminhões mercedes 608, que é um barato além do característico chiado do ar quando se tira o pé do freio.
Infelizmente isso não pode ser utilizado no motor 14B, que apesar de toyota, tem a bomba de vácuo interna no motor, mas sem condições de ser usada como compressor, como aliás todos as bombas de vácuo à exceção do cilindro do 608, que é superdimensionado, aliás, já houvi de mecanicos que aquilo não estraga, nem quando se retifica o motor, que praticamente não se desgasta.
Abraços, e boa sorte
Augusto "De Goiás"
ÉssedablioIVTdi/93
Para quem tem todo o sistema funcionando com servo vácuo, fica complicado a troca pelo custo, mas para quem vai mexer no servo, coloca logo outro