Postado originalmente por
Francisco Bicalho
Oi Guilherme
A diferença de performance entre o 14B e o 364, é que o 364 é um motor de caminhão que tem muito torque, força e giro baixo. O 14B é um motor "moderno" que tem um giro mais alto, menos torque e menos "força" se você olhar o pistão de cada um, vai entender na hora; o do 364 é muito maior e mais alto, o da 14B é um pistão baixinho, que lembra mais o pistão de motor a gasolina. Por isso o 14B sobe de giro mais rápido e tem uma rotação máxima muito mais alta. Em compensação, se você botar o 14B no caminhão 709 e carregar ele com 7 toneladas de peso na caçamba (mais o peso do caminhão), em retomadas de velocidade subindo uma serra, o 14B não iria ter "força" para segurar o trampo. Não tem comparação com o OM 364. Não sei se eu me fiz entender bem, enfim, o 364 é um motor que foi desenvolvido para o uso em um caminhão e para levar muito peso, por isso ele não é um motor de "alta performance" como o 14B ou o MWM 2.8 que foram desenvolvidos para uso em picapes.
Abraço;
Chico