Max
Eu nunca vi uma estrada de terra com aderência o suficiente para causar danos a um carro 4x4 sem diferencial central. Andar com o Bandeirante em estrada de terra, mesmo essas que você diz que tem "mais aderência que paralelo", não é abusar do carro, é usar o carro para o que ele foi feito; um 4x4. O diferencial central é para uso no asfalto seco. Fora esse caso, pode-se usar o 4x4 sem diferencial central (o nosso Bandeirante) sem problema nenhum, contanto que não haja 100% de aderência. Você fala em "não se pode abusar" usando o carro em 4x4 em estradas de terra, e depois abaixo diz que "cara, nunca vi um diferencial traseiro de BAND quebrar". Quebra sim, Max, (o traseiro que sofre muito mais desgaste por ser muito mais usado) eu já vi dois quebrados, um dos quais virou farinha de mandioca. A minha sugestão em trocar os diferenciais (ou melhor, fazer um rodízio) foi para que eles fossem usados igualmente, e sofressem desgaste por igual.
Chico
Quanto a um paralelo, desca uma de paralelo, com inclinação de 45º molhado, e depois tenta o mesmo grau numa pista de terra molhada(vagamente), com pneu de uso misto, pra vê qual que vc vai tomar mais susto!
Bem eu nunca vi diferencial de BAND quebrar, de band não, de caminhão centenas, de f1000 várias, de d20 várias, de jpx a mesma quebrando várias vezes. Isso depende muito de quem dirige, quando o cara(ou moça) trata bem o carro, dificilmente dá manutenção em alguma coisa, mas quem é cupim é cupim.
Fazer rodízio de componentes do diferencial não é algo estranho, mas apesar de serem parecidos os componentes da frente ou de trás, se fossem iguais, recomendaria o manual de serviço da band ser realizada a troca periodicamente.
Quantos aos demais, o tópico virou questão de opinião própria, não tenho nada a opinar! Mas detesto andar com o 4x4 sem uso, tem que ter dificuldade!!!!!! Como minha band não tem freio, desço direto alguns morros com 45º, com a reduzida sem o 4x4 ligado.
Baja - Ainda sem nome
Jipelipe - Sem jipe no momento
Boas perguntas: O que acontece com quem anda com a borboletra virada direto? porque as L200 GLS/HPE tem roda livre auromática e não dão problema? alguem sabe qual é o fabricante delas?