x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 26

Pode. A única coisa é que todo o conjunto de diferencial e semi-eixos irão ficar girando desnecessariamente.
    Mas com certeza o desgaste e o consumo de combustível é maior que com elas desligadas.
    Ex.: A Ranger não possui RL, é como se ficasse direto ligada.
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Valeu Diesel, como esta Lages muito colorado torcendo hoje? Obrigado e um forte abraço.

RICARDO LOBÃO
    CIDREIRA-RS
    SW4 93

Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Oceis deixa de frescura! vai passar em local com barro ja deixa o trem acionado, afinal roda livre em Band sempre foi acessorio. Ou tão a fim de sacanear o carona.....

abs
    é isso aí. entrando na terra, quando é um trexo mais longo, já aciono o 4x4.

Usuário Avatar de FIDELIS
    Entrada
    14/06/2007
    Local
    Campos dos Goytacazes-RJ/Armação dos Búzios-RJ/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RICARDO LOBÃO Ver Post
    Amigos, ja que estão no assunto, me digam se posso andar sempre com as borboletas da tração acionadas, mesmo andando em locais nao necessarios, para que quando tenha de usar, somente engate a palanca dentro. Isso não causaria problemas de desgaste excessivo ou "otras cocitas más", que virariam em prejuizo financeiro?

RICARDO LOBÃO
    CIDREIRA-RS

É recomendável acionar as rodas livres (on), sem acionar a alavanca, ou seja, mantendo-a na posição 4x2, pelo menos uma vez por semana, só que ninguém faz isso.

Abs.
    FIDELIS
    Bicudinha JEEP-Truck 1951-4.1A/GNV+caixas Hilux & Bicudinha JEEP-SW 1951-3.0 D- mecânica completa. Hilux-fidelisoffroad@hotmail.com

Citação Postado originalmente por RICARDO LOBÃO Ver Post
    Valeu Diesel, como esta Lages muito colorado torcendo hoje? Obrigado e um forte abraço.

RICARDO LOBÃO
    CIDREIRA-RS
    SW4 93
    Aqui por Lages esta tudo do mesmo jeito de sempre!
    Cidadezinha pequena, mas eu gosto bastante...
    Abraço!
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Alguém sabe dizer como funciona esta questão da roda dianteira na TR4? Manual eu sei que não é. A dúvida é se ela é automática ou se não é livre, como o amigo acima ai disse a exemplo da Ranger.
    Desculpem a ignorancia, sou leigo nesse assunto, mas bastante curioso e afim de aprender!

Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por agardim Ver Post
    Alguém sabe dizer como funciona esta questão da roda dianteira na TR4? Manual eu sei que não é. A dúvida é se ela é automática ou se não é livre, como o amigo acima ai disse a exemplo da Ranger.
    Desculpem a ignorancia, sou leigo nesse assunto, mas bastante curioso e afim de aprender!
    O certo é vc perguntar no tópico direcionado a pajeros, mas vamos lá, a tr4 é automatica, e a t-case tem acionamento eletrico, que equipa quase todos os 4x4 modernos, atualmente são raros os veículos com acionamento manual da roda livre.
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

Usuário
    Entrada
    11/03/2007
    Local
    São Luís/MA
    Bom dia pessoal,
    Na minha band só ando com a roda livre desligada, nas minhas viagens só ligo a roda livre quando é necessário, mas só a roda livre, a alavanca fica desligada e essa só ligo quando o carro vai atolar, passou da dificuldade desligo novamente, agora ao contrário do que foi falado eu ligo e desligo a tração com o carro em movimento, quando preciso reduzir aí sim o faço com o carro parado.

Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por GERALDOMS Ver Post
    Bom dia pessoal,
    Na minha band só ando com a roda livre desligada, nas minhas viagens só ligo a roda livre quando é necessário, mas só a roda livre, a alavanca fica desligada e essa só ligo quando o carro vai atolar, passou da dificuldade desligo novamente, agora ao contrário do que foi falado eu ligo e desligo a tração com o carro em movimento, quando preciso reduzir aí sim o faço com o carro parado.
    Mas o q vc faz é o mais certo!

Pouca gente nota, mas quando vc dirige com a borboleta acionada mesmo sem a alavanca de tração o carro fica meio estagnado, e no meu caso ouço barulhos do diferencial, apesar de não apresentar problema, faz barulho. Quanto a parte do movimento eu nunca fiz, mas dou uma meia parada com o veículo pra tirar a tração, nem quando eu possuia pickup com botão eu acionava com carro andando. Sei lá, né nunca se sabe!
    Baja - Ainda sem nome

Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Pra mim, quando o carro está na terra eu ando sempre com tração nas 4. Não vejo nada de errado nisso, inclusive acho que o carro fica mais estável, e, afinal, não é um 4x4?

No asfalto eu ando com 4x2 e roda livre. Conheço gente que anda com tração nas 4 sempre que chove, ou quando anda em paralelepípedos molhados, ou seja, sempre que não houver aderência plena, não havendo chance de se causar danos as engrenagens dos diferenciais quando em 4x4.

Agora vou lançar uma pergunta aos entendidos: Obviamente, as engrenagens e rolamentos dos diferenciais traseiros sofrem um desgaste muito maior que os dianteiros, que proporcionalmente rodam infinitamente menos que os traseiros em termos de quilometragem. Partindo do princípio que as duas relações são iguais, e os porquinhos também iguais, seria uma idéia boa talvez trocar os porquinhos de tempos em tempos, jogando o da frente para trás, e vice versa, para que haja um desgaste mais uniforme entre os diferenciais dianteiro e traseiro?

Chico

Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Pra mim, quando o carro está na terra eu ando sempre com tração nas 4. Não vejo nada de errado nisso, inclusive acho que o carro fica mais estável, e, afinal, não é um 4x4?

No asfalto eu ando com 4x2 e roda livre. Conheço gente que anda com tração nas 4 sempre que chove, ou quando anda em paralelepípedos molhados, ou seja, sempre que não houver aderência plena, não havendo chance de se causar danos as engrenagens dos diferenciais quando em 4x4.
    Bem vc respondeu a interrogação no paragrafo abaixo. Nem sempre quando se anda em estrada de terra, há pouca aderência, tem estradas de terra que já andei que tem mais aderência do que no paralelo. Quando se anda no 4x4 a direção fica bem mais dura, por causa da tração. Apesar da band ser uma 4x4, ela não possui diferencial central como as lands e nivas e por isso não se pode abusar.
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Agora vou lançar uma pergunta aos entendidos: Obviamente, as engrenagens e rolamentos dos diferenciais traseiros sofrem um desgaste muito maior que os dianteiros, que proporcionalmente rodam infinitamente menos que os traseiros em termos de quilometragem. Partindo do princípio que as duas relações são iguais, e os porquinhos também iguais, seria uma idéia boa talvez trocar os porquinhos de tempos em tempos, jogando o da frente para trás, e vice versa, para que haja um desgaste mais uniforme entre os diferenciais dianteiro e traseiro?
    Chico
    Vc diz um rodizio de coroa e pinhão, cara, nunca vi um diferencial traseiro de BAND quebrar(acho que nem dianteiro), exceto as pickups sem eixo flutuante, horrível de vê, sabe! Acho que não vale o trabalho e o valor da mão de obra.
    Baja - Ainda sem nome

Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Max

Eu nunca vi uma estrada de terra com aderência o suficiente para causar danos a um carro 4x4 sem diferencial central. Andar com o Bandeirante em estrada de terra, mesmo essas que você diz que tem "mais aderência que paralelo", não é abusar do carro, é usar o carro para o que ele foi feito; um 4x4. O diferencial central é para uso no asfalto seco. Fora esse caso, pode-se usar o 4x4 sem diferencial central (o nosso Bandeirante) sem problema nenhum, contanto que não haja 100% de aderência. Você fala em "não se pode abusar" usando o carro em 4x4 em estradas de terra, e depois abaixo diz que "cara, nunca vi um diferencial traseiro de BAND quebrar". Quebra sim, Max, (o traseiro que sofre muito mais desgaste por ser muito mais usado) eu já vi dois quebrados, um dos quais virou farinha de mandioca. A minha sugestão em trocar os diferenciais (ou melhor, fazer um rodízio) foi para que eles fossem usados igualmente, e sofressem desgaste por igual.

Chico
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem