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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    turbinar




    Gostaria de aproveitar os toyoteiros para tirar uma duvida. Acabei de comprar uma hilux 94 4X4 CD. Ela está muito conservada. O motor está bom, segundo o mecanico e parece bem justinho, só que está com 200436 rodados originais.
    Turbinar um motor com está kilometragem é arriscado? Vai comprometer o motor?

    Obrigado mas to começando agora no off road.

    Daniel RJ

  • #2
    Eu acho que é... o ideal seria você colocar o seu cambio na troca.

  • #3

    Turbina na Hilux

    Minha SW4 está com 270.000 rodados, pensei em turbinar e consultei um mecânico experiente nesta área. Ele me recomendou continuar aspirado até os 400,000 quando, segundo ele, terei que retificar o motor, dai aproveitar que estará tudo "justinho" e instalar a turbina. O motor estava com uma fumaça preta "bem consistente", dai mandei trocar os elementos dos bicos injetores e revisar a bomba, o carro melhorou bem.

  • #4
    Não existe Turbinar por dentro!

    Turbinar nada mais é que instalar um turbo-compressor. O que se pode fazer é modificar, preparar o motor para funcionar de forma melhor, e mais segura com a turbina.
    Muito comum na preparação de motores é o uso de pistões e bielas forjadas, comando de valvulas com aberturas propicias a operação do compressor, cabeçote trabalhado para optimizar os ganhos com a turbina, etc.

    Mas falar em "turbinar por dentro" é besteira. Falei isso na lista e repito aqui.

    Abraço
    Fabio Rivetti

  • #5

    Turbinar por dentro

    Fábio e motorizados com motores mercedes maçarico (aspirado):

    O bom do 4x4brasil é que o choro é livre, então deixe-me dar o meu bacorejo.
    Durante o tempo que quase morei dentro de uma oficina (acompanhando a instalação do Q20B4 na minha Rural), entendi que "turbinar por dentro" é um jargão dos mecânicos que trabalham com os motores mercedes para a troca de algumas peças internas pelas de motores turbinados que podem ser utilizadas em motores originalmente aspirados, desta forma aumentando a vida util do seu "novo" motor turbinado. Não que esta alteração seja imprescindível mas, se tiver alguém de confiança (ou seja com experiência no ramo) e o dinheiro disponível, não é desperdício de dinheiro, e turbinar por fora é a troca do coletor de admissão e a instalação do "caracol".
    Não se esqueça que após turbinar também terá que mexer na bomba pois vai precisar de mais óleo para não ficar com comburente demais e combustível de menos.
    Acredito também que ao turbinar, se tiver condições, uma caixa com a "5ª louca", a desmultiplicada, também é um bom complemento.
    Outra sugestão que foi dada, não sei se neste mesmo tópico ou em outro de toyotas, é alongar o diferencial. Esta solução pode trazer problemas para as marchas mais fortes, deixando o carro "chocho" em arrancadas, seja nas trilhas ou mesmo em subidas íngremes na cidade, obrigando o condutor a queimar embreagem ou começar a utilizar a reduzida a toda hora.

    []s da enlameada Serra da Canastra (este feriado estava bom para os 4x4)

  • #6
    Bruno citou muito bem o "jargão" dos mecanicos. Jargão esse diga-se de passagem tecnicamente incorreto, e muito feio!

    Abraço
    Fabio Rivetti

  • #7
    pô galera... me desculpe.... estou lendo e não posso deixar de falar para vcs....




    turbinar um motor é colocar uma turbina..... fora isso não existe este papo de turbinar um motor por dentro....


    quando vc começa a mexer nas peças internas do motor... vc esta fazendo uma preparação aspirado e não turbinado...

    dependendo das cavalarias que vc quer, mais torque ou nemos torque ou sei la mais o que.... vc vai fazendo as modificações, vc pode por exemplo, rebaixar o cabeçote, usar um coletor, trocar o comando, mudar de virabrequim e um monte de coisa....



    agora... turbinar.... só usando turbo (turbina) .... fora isso... este papo de turbinar é estranho....podem ser uma giria de vcs mas... giria esta, errada.

  • #8
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Este termo "turbinar por dentro" é uma gíria de mecânicos.

    Como todo motor turbinado de fábrica tem diversos componentes extensamente redimensionados para suportar a carga mecânica e térmica muito superior que a maioria das as partes móveis passa a enfrentar, se diz que "turbinar por dentro" é fazer esse upgrade de modo a dar a durabilidade comparável à de um motor turbinado de fábrica.

    Como na maioria dos motores ciclo diesel, o turbinamento é muito mais simples que num motor ciclo otto, muita gente acaba somente "jogando uma turbina em cima", mas o resultado evidentemente nunca é o mesmo.

    Da mesma forma , é "muito feio" e "tecnicamente incorreto" falar em "aspirar ' um motor.

    A não ser que ele esteja muito empoeirado...

    O termo correto é fazer a "prepararação" o motor. Mas já não tem até quem fale que vai "tunar" o motor por dentro?

  • #9
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    Lucas...sou novo aqui...e vc já deve ter feito o teu motor a muito tempo...me pai tem uma oficina aqui no rio especializada em off road...já "turbinou" alguns motores.. e ele sempre diz a todos que fazem o serviço que existe sim uma GRANDE diferença em turbinar "por dentro" e "por fora"...dentre uma das diferenças é o proprio piston que no motor turbinado por dentro, por exempolo correponde a um piston 025 do teu carro que é std no motor turbinado de fábrica.
    Abraços E.Aita

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Ermindo
    Lucas...sou novo aqui...e vc já deve ter feito o teu motor a muito tempo...me pai tem uma oficina aqui no rio especializada em off road...já "turbinou" alguns motores.. e ele sempre diz a todos que fazem o serviço que existe sim uma GRANDE diferença em turbinar "por dentro" e "por fora"...dentre uma das diferenças é o proprio piston que no motor turbinado por dentro, por exempolo correponde a um piston 025 do teu carro que é std no motor turbinado de fábrica.
    Abraços E.Aita
    Não há uma relação entre uma coisa e outra quanto às dimensões do pistão.
    O pistão (e não piston, pelo amor de Deus) de um motor turbinado de fábrica não é sobremedida só porque é turbinado. Aliás fazendo isso a cilindrada será maior e pode verificar na ficha técnica de praticamente todo motor que a cilindrada e o diâmetro do cilindro do turbinado é igual ao do não turbinado.

    Existem casos em que até há alguma diferença, mas são exceções e a diferença não fica somente em meros 0,025 polegadas, o que dá uma diferença irrisória de cilindrada. Às vezes o motor turbinado é até menor que o não turbinado.

    Majorar os pistões só ocorre quando se retifica e faz turbinamento simultaneamente, aí é claro que vai se partir pra uma sobremedida, a não ser que o motor seja encamisado.

    Mas a diferença entre o motor turbinado integralmente (acho que assim fica bem mais correto do que falar turbinado "por dentro") e a "gambiarra" de turbinar "por fora" é muito grande mesmo.

    Compare o pistão ou as bronzinas de um motor originalmente turbinado com a de um não turbinado. Geralmente muda a disposição dos anéis, furos de lubrificação, desenho da cabeça do pistão e até o material. Não é raro as bielas e o virabrequim serem diferentes assim como haver outras passagens de óleo. Cabeçote então, nem se fala.

    Em quase todos os motores turbinados até a seqüência de aperto do cabeçote é diferente, por causa da brusca mudança de condições de funcionamento. A maioria dos mecânicos nem sabe disso e aperta todos os cabeçotes do mesmo jeito, diz que "turbinar por fora e por dentro" é tudo igual, depois não sabem por que voa tanta junta pra fora...

  • #11
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    Citação Postado originalmente por marcelo nunes
    [O pistão (e não piston, pelo amor de Deus) de um motor turbinado de fábrica não é sobremedida só porque é turbinado. ...
    De fato...piston...que feio ..ai ai ai..na verdade eu troquei o M pelo N, um simples erro de digitação que eu tenho certeza que DEUS não vai me castigar por isto. PISTÃO tambem é bonito...mas para minha salvação o "AURELIO" um dicionário muito conhecido diz que PISTÃO = PISTOM (com M) graças a DEUS e pelo AMOR dele também. Em relação ao motor foi apenas um exemplo mas omiti que comparei motores diferentes 314 e o 364, já que o motor 314 NÂO SAIU TURBINADO DE FÀBRICA NEM NOS CAMINHÕES, informação obitida com ex-funcionario da MERCEDES (que não é uma linda mulher), para se turbinar um motor "por dentro" (gosto do termo, é mais pupular) necessáriamente deveriamos passar por uma transformação de 314 para 364 o que nos leva a concluir que as medidas são e sempre serão (graças a DEUS) diferentes. Pelo menos alguma coisa o "citado" concorda comigo. TURBINAR INTEGRAMELTE ou POR DENTRO E POR FORA tem resultados muito melhores do simplesmente colocassemos um balão de oxigênio na admissão do motor, sem darmos importância ao restante do conjunto que certamente sofreria muito. AMEM

  • #12
    Usuário Avatar de marcelo nunes
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    Só cuidado com o "aureliudo" porque em termos de limguagem técnica ele é péssimo pois aceita como parte da língua tudo que os usos e costumes popularizam.
    Afinal daqui a pouco vai aparecer lá "tunar", " socar" como sinônimo de rebaixar, etc...
    Realmente o 314 não saía turbinado de fábrica e eu, como ex-engenheiro da Mercedes na época em que ele era fabricado ( faz tempo), posso corroborar. Só que na verdade se estará transformando o 314 num outro motor, um híbrido, que aliás é o que se vê bastante por aí;

    ALELUIA!

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