O uso do cinto de 4 pontos requer a instalação de um Santo Antônio. Lembre que as colunas do teto do Bandeirante são famosas por deitar em certas ocasiões de rolagem do veículo, e o teto fica no nível da base das janelas, achatado como uma panqueca. Quem já viu foto do Bandeirante com o teto quase no nível to capôt fica bem assustado. Com o cinto de 4 pontos, você fica (como disse o outro) como um boneco de Olinda, preso ao banco, o que funciona em colisões frontais, mas, no caso de uma capotagem, e do eventual colapso das colunas, pode ser o pior cenário possível em termos de segurança.
Outra questão com cinto de 4 pontos, é que, quem usa reclama que você fica muito limitado dentro do carro, até mesmo para puxar o freio de mão, mexer no ar condicionado, no rádio, etc. E as pessoas acabam, as vezes, liberando as faixas do ombro, e ele vira um cinto de 2 pontos.
Andei interessado no cinto de 4 um tempo atrás, e lancei a pergunta no "toyoteiros", e houveram vários depoimentos contra. Inclusive uma pessoa que tinha cinto de 4 estava prestes a re-instalar o de 3 novamente.
Entrei em contato com a San Marino, que fabrica cintos de 4 pontos, e lancei a sugestão deles introduzirem um cinto de 4 pontos com duas polias retráteis (como nos cintos normais), uma para cada ombro, porque acho que isso resolveria o problema das pessoas ficarem eternamente restritas pelo cinto, mas eles não responderam.
Chico,
È vou partir para o de 03 pontas....mas alguem já instalou???Pois o dianteiro é fixado na coluna...e na traseira do teto de aço tem uma coluna também...sera que suporta??Ou a diant. tem alguum reforço??
Você quer instalar os cintos de 3 para segurança dos seus filhos? É que eu nunca vi um Bandeirante com cinto de 3 no banco traseiro, portanto não posso dar uma opinião. Desculpe.
Caro amigo,
Acabei de fazer uma reforma total na minha Band e coloquei cinto de segurança de tres pontos no banco traseiro, já fiz trilha com pessoas usando o cinto e ficou tranqüilo, a reforma foi feita pelo Arilson de Friburgo, estou para postar umas fotos assim que der vou fazer.
O Arilson é nota 10. Não conheço em pessoa, mas ele está fazendo um defletor do hélice do radiador pra mim, e parece ser um cara ultra profissional. Mandou a peça ontem pelo correio e se recusou a receber dinheiro até que eu aprove o trabalho. Todo mundo que teve carro reformado por ele diz que o serviço fica impecável. Conheço os dois Marcos que fazem o trabalho de mecânica em parceria com o Arilson, e ambos também são excelentes. Um deles, o Marcos Aurelio trocou o meu eixo traseiro e foi incrívelmente prestativo, e profissional.
Júnior,
Boa noite,
Eu instalei cinto de 3 pontos na traseira do meu.
O banco continua o mesmo, no entanto tens que dar uma reforçada na coluna lateral pra melhorar a segurança.
Se quiseres posto as fotos.
Um abraço,
O Arilson é nota 10. Não conheço em pessoa, mas ele está fazendo um defletor do hélice do radiador pra mim, e parece ser um cara ultra profissional. Mandou a peça ontem pelo correio e se recusou a receber dinheiro até que eu aprove o trabalho. Todo mundo que teve carro reformado por ele diz que o serviço fica impecável. Conheço os dois Marcos que fazem o trabalho de mecânica em parceria com o Arilson, e ambos também são excelentes. Um deles, o Marcos Aurelio trocou o meu eixo traseiro e foi incrívelmente prestativo, e profissional.
Abraço e bom fim de semana;
Chico
CONCORDO. Esse time de Friburgo oé nota 100. Os Marcos da Toyomarcos e o Arilson são muito bons, não só tecnicamente como na forma de tratar o cliente. Como Friburgo é um pouco longe de Cabo Frio acabei fazendo alguns serviços em Niteroi. Arrependimento completo. Vou voltar para Friburgo correndo quando precisar.