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    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Sergio,
    À época dessas postagens, conversei bastante como o Kelvin (Onduty) sobre esse problema da capa seca.
    O problema é que nas Band anteriores a 82, o câmbio e a T-case ficam presos diretamente no motor, sem apoio em coxins.
    O motor fica apoiado em 4 coxins mas o câmbio fica em balanço.
    No Intrépido também quebrava a capa seca, mas apenas ficava sem embreagem, para cair o conjunto teriam que ser arrancados todos os parafusos.
    A solução foi deixar o motor apoiado somente em 2 coxins da frente e instalar uma travessa com coxins para apoiar o câmbio. O problema foi solucionado, mas até aí, já tinha quebrado 2 capa seca.

    Talvez no seu caso, o problema esteja na posição da travessa. Mas a corrente é uma prevenção. É como diz o ditado: "Seguro morreu de velho"

    Você poderia postar foto desse arranjo?
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #14
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Sergio,
    À época dessas postagens, conversei bastante como o Kelvin (Onduty) sobre esse problema da capa seca.
    O problema é que nas Band anteriores a 82, o câmbio e a T-case ficam presos diretamente no motor, sem apoio em coxins.
    O motor fica apoiado em 4 coxins mas o câmbio fica em balanço.
    No Intrépido também quebrava a capa seca, mas apenas ficava sem embreagem, para cair o conjunto teriam que ser arrancados todos os parafusos.
    A solução foi deixar o motor apoiado somente em 2 coxins da frente e instalar uma travessa com coxins para apoiar o câmbio. O problema foi solucionado, mas até aí, já tinha quebrado 2 capa seca.

    Talvez no seu caso, o problema esteja na posição da travessa. Mas a corrente é uma prevenção. É como diz o ditado: "Seguro morreu de velho"

    Você poderia postar foto desse arranjo?
    Olha Hercílio, a posição da travessa é igual a todas as bands, mas quando tinha a de 4m e com o cardã traseiro em cima, não tinha reparado no tanto que toda a caixa e a t case ficavam p trás da travessa. Quando instalei o 5M e sem o cardã traseiro, olhei melhor e acho que uns 90% do peso da caixa e t case ficam p trás da travessa e coxim original, ajudando tb que o câmbio 5M e 8,5cm mais comprido. E Olha que essa caixa é pesada a beça, aí imaginei que os 80% do peso restante da caixa ficam como pêndulo forçando os parafusos da capa seca. Tb acho que não ia ter problemas, mas tendo todo esse peso puxando para baixo, em trilhas mais pesadas, resolvi fazer essa "segurança", sendo que, com corrente, ela não limita o movimento do câmbio para os lados, os coxins trabalham normalmente, somente limita para baixo.
    Qt as fotos, postarei, mas aqui no sul choveu a noite toda e continua chovendo forte agora, 09:00h, sendo que a tarde vamos dar uma brincada no barro hehehehe. Assim que der, posto as fotos. Um abraço.

  • #15
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    Olá Hercílio, seguem alguma fotos, não ficaram muito boas, mas da para ter uma noção. Hoje conferi o reaperto dos parafusos da capa seca, estavam 100%. Como faço trilhas de todo o tipo, esse suspensório ajuda a não forças os parafusos da capa seca. O pedaço da corrente que está sobrando, a hora que eu tiver um tempo, vou fazer uma cinta para o cardan, pois agora ele é inteiro, e não mais em duas partes.
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  • #16
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    Entendi a sua preocupação.
    Como o motor é suportado pelos coxins na frente, a parte de trás do motor é sustentada pelo cambio, que por sua vez, é sustentado por coxins somente na parte de trás, com o peso de ambos tracionando os parafusos da parte inferior da capa seca.
    Mesmo assim, acho que não há perigo de quebra.

    Já os cardãs, esses sim são realmente um perigo.
    Veja o relato do companheiro Caio Fonseca:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...oa-37-a-4.html (Band 96 SPOA+37")
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #17
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    É, que relato sinistro esse da quebra e travamento do cardã, realmente é muito perigoso. Eu não estou andando muito em asfalto, mas as vezes, em estradas de terra firme, vou facilmente a 80,90 km/h.
    Vou providenciar logo essa segurança para o cardan traseiro, pois terminei de montar um conjunto de rodas e pneus aro 15, medida 31, estradeiros, e quero ver se faço uma viagem longa no asfalto, até p verificar a dirigibilidade, velocidade final com GPS e curtir a viagem de band, pois com a minha Frontier de passeio é bom, mas não tem emoção, é muita eletrônica embarcada e muito silenciosa heheheheheheheheh.

    PS: Essas marcas de óleo nas fotos da t case não é vazamento, eu passei um lubrificante para destacar mais, senão ficavam ruins as fotos....
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