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  • #1
    Usuário Avatar de onduty
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    Carcaça da embreagem quebrando...




    Eai galera.

    Estou tendo um problema com a carcaça da embreagem , que fica partindo com o tempo .

    Então troquei a moringa q estava gasta por uma nova (é claro), antes ficava quebrando a carcaça da embreagem a cada 6 meses e a alavanca ficava vibrando tanto q tinha q viajar segurando-a (em casa tenho umas 6 carcaças quebradas e soldadas e quebradas de novo .kkkk).

    DEpois q troquei a moringa a carcaça durou 6 meses a mais ( ficou 1 ano ), mas essa semana quando fui dar um trato no arranque , percebi q estava quebrando de novo.

    Então entrei embaixo do carro e vi q tinha uma folga ecessiva na luva e ponta do cardã (essa tbm só dura 6 meses.)

    Agora o causador desse problema todo será q é o cardã ??? (deve estar empenado.)

    Ou esse problema é cronico das bands ?


    Espero ajuda , pois isso esta me deixando com a mão na kbça.


    OBS: Todo dia rodo 200km + ou- a 80km/h.

    Valeu
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42857
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  • #2
    Olá Onduty.

    Não sei se chega a ser um problema crônico, mas já vi na oficina onde conserto minha band alguns casos de carcaça da embreagem quebradas. O problema, segundo me disseram os mecânicos, seria na fixação do câmbio ou do motor. Sugiro que verifique os coxins do motor, do câmbio e, como você disse, não deixaria de dar uma olhada no cardã. Pela descrição que você fez parece que o problema é originado no cardã que está fazendo o câmbio vibrar (mais do que o normal he he) justamente porque ele pode estar com algum problema em sua fixação.

    Problemas de cardã são terríveis e causam um tremendo desconforto. É uma tremedeira e um barulho só. Quando comprei minha band, que é ano 80 e tinha câmbio seco também, se chegava a 80 km/h era simplesmente insuportável. Consertei o cardã e ficou muito bom.

    Abraços.

    Gildo.

  • #3
    Agora me bateu uma dúvida se o câmbio antigo é mesmo fixado ou se fica preso apenas na carcaça da embreagem. O meu, embora fosse do antigo, se não me falha a memória, tinha uma barra, que era aparafusada em cada um de seus lados no chassi e sobre a qual se apoiava o câmbio. Com certeza, o câmbio sincronizado é apoiado sobre uma barra de sustentação.

    Abraços.

    Gildo.

  • #4
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    O cambio antigo é preso apenas na carcaça.

    Teve um mecanico q colocou uma barra com um pedaço de borracha (muito grossa) atrás do cambio , onde fica aquele pinhão e coroa do velocimetro.

    Ele colocou a barra pra segurar a caixa.

    Será q tb é isso ?
    Agora a luva e o fresado da marca MEC-PAR é boa ???


    VAleu
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  • #5
    Olá Onduty.

    É provável que a colocação da barra para apoio do câmbio diminua o esforço sobre a carcaça da embreagem e assim impeça de quebrá-la. Hoje tenho do câmbio sincronizado, mas me lembro que adaptação que tinha na minha era tão bem feita que parecia um serviço original. Devia ter tirado uma foto. Como estou para ir na oficina ver alguns outros assuntos, procurarei me informar a respeito dessa questão da quebra da carcaça. Os caras são muito bons e com certeza vão apontar a origem do problema e a solução. Se conseguir uma resposta, posto aqui o resultado.

    Não conheço essa marca que você citou, mas também não sirvo de base porque só consertei o cardã uma vez, há um bom tempo atrás.

    Uma coisa importante que agora me lembrei, tendo em vista que você roda 1000 km por semana, é engraxar regularmente o cardã. No mínimo uma vez por semana. Se não estraga rapidinho.

    Abraços.

    Gildo.

  • #6
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    Pela graxa , é o q não falta.


    Agora vou tirar umas fotos pra colocar .
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por onduty Ver Post
    O cambio antigo é preso apenas na carcaça.

    Teve um mecanico q colocou uma barra com um pedaço de borracha (muito grossa) atrás do cambio , onde fica aquele pinhão e coroa do velocimetro.

    Ele colocou a barra pra segurar a caixa.

    Será q tb é isso ?
    Agora a luva e o fresado da marca MEC-PAR é boa ???


    VAleu
    Ressuscitando o tópico, quando instalei o câmbio 5M e olhei ela sem o cardã traseiro, me apavorei com a fixação dela, pois a travessa original fica quase embaixo da capa seca, sendo que todo o imenso peso da caixa e t case fica suspendido apenas pelos parafusos da capa seca, e que se um dia, esses parafusos espanarem, o câmbio literalmente vai ao chão quase, provocando um belo estrago.

    Eu, como faço trilhas pesadas e para descarga de consciência, para somente apoiar o peso da traseira da caixa, soldei um ferro redondo de uns 3cm na parte de cima do chassi( p não enroscar em pedras e raízes na parte de baixo) e coloquei uma corrente média, passada duas vezes por baixo da t case, onde vai o cabo do velocímetro, com uma borracha de pneu p proteger a t case. Para a regulagem e aperto dessa corrente, uni as duas pontas e coloquei aqueles esticadores de arame para telas, aí, quando dá uma pequena afrouxada nas correntes, eu só dou uma volta no cilindro e este puxa a corrente em ambas as direções. Por enquanto estou muito satisfeito e poupando os parafusos da capa seca.

  • #8
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    Sergio,
    À época dessas postagens, conversei bastante como o Kelvin (Onduty) sobre esse problema da capa seca.
    O problema é que nas Band anteriores a 82, o câmbio e a T-case ficam presos diretamente no motor, sem apoio em coxins.
    O motor fica apoiado em 4 coxins mas o câmbio fica em balanço.
    No Intrépido também quebrava a capa seca, mas apenas ficava sem embreagem, para cair o conjunto teriam que ser arrancados todos os parafusos.
    A solução foi deixar o motor apoiado somente em 2 coxins da frente e instalar uma travessa com coxins para apoiar o câmbio. O problema foi solucionado, mas até aí, já tinha quebrado 2 capa seca.

    Talvez no seu caso, o problema esteja na posição da travessa. Mas a corrente é uma prevenção. É como diz o ditado: "Seguro morreu de velho"

    Você poderia postar foto desse arranjo?
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Sergio,
    À época dessas postagens, conversei bastante como o Kelvin (Onduty) sobre esse problema da capa seca.
    O problema é que nas Band anteriores a 82, o câmbio e a T-case ficam presos diretamente no motor, sem apoio em coxins.
    O motor fica apoiado em 4 coxins mas o câmbio fica em balanço.
    No Intrépido também quebrava a capa seca, mas apenas ficava sem embreagem, para cair o conjunto teriam que ser arrancados todos os parafusos.
    A solução foi deixar o motor apoiado somente em 2 coxins da frente e instalar uma travessa com coxins para apoiar o câmbio. O problema foi solucionado, mas até aí, já tinha quebrado 2 capa seca.

    Talvez no seu caso, o problema esteja na posição da travessa. Mas a corrente é uma prevenção. É como diz o ditado: "Seguro morreu de velho"

    Você poderia postar foto desse arranjo?
    Olha Hercílio, a posição da travessa é igual a todas as bands, mas quando tinha a de 4m e com o cardã traseiro em cima, não tinha reparado no tanto que toda a caixa e a t case ficavam p trás da travessa. Quando instalei o 5M e sem o cardã traseiro, olhei melhor e acho que uns 90% do peso da caixa e t case ficam p trás da travessa e coxim original, ajudando tb que o câmbio 5M e 8,5cm mais comprido. E Olha que essa caixa é pesada a beça, aí imaginei que os 80% do peso restante da caixa ficam como pêndulo forçando os parafusos da capa seca. Tb acho que não ia ter problemas, mas tendo todo esse peso puxando para baixo, em trilhas mais pesadas, resolvi fazer essa "segurança", sendo que, com corrente, ela não limita o movimento do câmbio para os lados, os coxins trabalham normalmente, somente limita para baixo.
    Qt as fotos, postarei, mas aqui no sul choveu a noite toda e continua chovendo forte agora, 09:00h, sendo que a tarde vamos dar uma brincada no barro hehehehe. Assim que der, posto as fotos. Um abraço.

  • #10
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    Olá Hercílio, seguem alguma fotos, não ficaram muito boas, mas da para ter uma noção. Hoje conferi o reaperto dos parafusos da capa seca, estavam 100%. Como faço trilhas de todo o tipo, esse suspensório ajuda a não forças os parafusos da capa seca. O pedaço da corrente que está sobrando, a hora que eu tiver um tempo, vou fazer uma cinta para o cardan, pois agora ele é inteiro, e não mais em duas partes.
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  • #11
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    Entendi a sua preocupação.
    Como o motor é suportado pelos coxins na frente, a parte de trás do motor é sustentada pelo cambio, que por sua vez, é sustentado por coxins somente na parte de trás, com o peso de ambos tracionando os parafusos da parte inferior da capa seca.
    Mesmo assim, acho que não há perigo de quebra.

    Já os cardãs, esses sim são realmente um perigo.
    Veja o relato do companheiro Caio Fonseca:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...oa-37-a-4.html (Band 96 SPOA+37")
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  • #12
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    É, que relato sinistro esse da quebra e travamento do cardã, realmente é muito perigoso. Eu não estou andando muito em asfalto, mas as vezes, em estradas de terra firme, vou facilmente a 80,90 km/h.
    Vou providenciar logo essa segurança para o cardan traseiro, pois terminei de montar um conjunto de rodas e pneus aro 15, medida 31, estradeiros, e quero ver se faço uma viagem longa no asfalto, até p verificar a dirigibilidade, velocidade final com GPS e curtir a viagem de band, pois com a minha Frontier de passeio é bom, mas não tem emoção, é muita eletrônica embarcada e muito silenciosa heheheheheheheheh.

    PS: Essas marcas de óleo nas fotos da t case não é vazamento, eu passei um lubrificante para destacar mais, senão ficavam ruins as fotos....
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