Caros,
conforme prometido aos Toyoteiros deste Forum, segue relato sobre a instalação da relação de diferencial(longa) 12X35 na minha Band.
Ficha Tecnica:
- Band 85' Capota de Aço
- Motor: OM-314 Turbo Intercooler
- Pneus: BF 33" MUD
- Relação: 12X35 - Coniflex
Quanto ao desempenho do carro, ate o momento somente pude avaliar o comportamento on-road pois ainda não houve oportunidade de testar em trilhas.
O comportamento e a condução ficou mais confortavel "docil" do que quando com a relação original(mais curta), o aproveitamento e o trabalho da turbina tambem foram otimizados pois ficaram mais "elasticos". Anteriormente a pressão e o giro do motor subiam mto rapido e o motor ficava com uso limitado on-road.
Agora falta pista(asfalto) e aerodinamica para acelerar, no entanto a velocidade cruzeiro ficou incrivel e mto confortavel, a 1800rpm atinge-se 100KMh sem esforço e com motor de sobra. Tocando na Rovia Castelo Branco, não consegui passar dos 2400rpm atingindo uma vel oprox. de 135~140Kmh...não deu para acelerar mais por falta de espaço entre os carros e por segurança tambem...fora q o arrasto aerodinamico pode ser percebido claramente, alem disso uma necessidade de freada brusca nesta velocidade pode ser bastante perigoso.
Resumindo: o desempenho ficou animal a condução muito confotavel e a vibração e nivel de ruido bastante reduzidos. Para quem pretende utilizar a Band em viagens longas, cidade dia-a-dia esta eh uma otima configuração.
Ah o consumo tb melhorou, andando a 100zinho faz quase 13kmL.
Acredito q em trilhas o uso da reduzida sera requisitado mais vezes do que anteriormente pois mais longa perdeu um pouco da "pegada" que tinha antes...mas nada que a reduzida não resolva.
Em ordem de marcha:
1a. - Continua bastante forte e responde rapido ao estimulo, ficou razoavelmente mais longa, quase igual a um carro de passeio(eu disse quase...rs!). O que proporciona maior agilidade e conforto no transito, em trilhas eh so acelerar ate o fim

2a. - Forte e elastica chegando facil aos 60KMh, depois da 3a. tornou-se minha marcha predileta on-road, no off-road perdera seu posto para a 1a. mas sera a mais utilizada quando traçado e reduzido.
3a. - Ficou bastante longa e para entrar bem na 4a. marcha eh necessario esticar ate uns 80Kmh caso queira ganhar velocidade mais rapidamente, caso não, pode passar a 4a. normalmente q tb segue sem problemas...so que com menos emoção rsrsrs. PS.: Se pisar fundo em 3a. chega-se "emocionantemente" a 100KMh


4a. - Tornou-se praticamente um over-drive, muito longa e pelo q testei "nunca"(por segurança e falta de espaço em linha reta) conseguirei passar dos 3000rpm, marcha ideal para curtir a estrada a 120KMh a 2200rpm. Se estiver a 100Kmh e precisar de uma retomada eh so apertar q a turbina sobe para 1kg rapidamente e suavemente chega-se aos 120KMh...depois eh so aliviar um pouco o peh para manter esta velocidade e a pressão do turbo a 0.5kg.
Lista de peças(novas) e $$:
Vale lembrar que planejei por quase um ano e pesquisei mto para conseguir boas negociações nas peças...faz grande diferença no final $$$.
- 2 pares de coroa e pinhão Coniflex(12X35) - 1+1 R$950,00 (total:R$1900,00)
- Rolamento pinhão cod.: 32210-A (FAG) – 2 Unidades - um para cada eixo (descrição: será utilizado no pinhão especial) R$48,00 cada - Melhor preço da cidade (www.irusa.com.br), me ofereceram os mesmos por quase o dobro do preço em outros lugares, vale a pena pesquisar.
- Rolamento cod.:30306FY (Koyo) – 2 Unidades um para cada eixo (descrição: rolamento menor do pinhão Toyota Bandeirante) R$65,00 cada. Esta marca (Koyo) eh a original de fabrica das Bands, estes custam caro e difcilmente se encontram outros de 1a. linha(FAG, TIMKEN, SKF) que o substituam, existem mas são dificeis de achar.
- Rolamento cod.: 17887/831 (Koyo) – 2 Unidades ambas para o eixo traseiro pois os dianteiros estavam OK (descrição: rolamento lateral da coroa Toyota Bandeirante, são utilizados 2 iguais por eixo). Mesmo esquema do rolamento do item acima, salgado mas, não da para arriscar-se com os ching-ligs qdo se investe numa adaptação destas
. R$88,00 cada
- 24 parafusos para fixação da nova coroa - Não me recordo da especificação mas o pessoal da Coniflex entrega um modelo junto com as peças. R$26,50(total)
- 4 Juntas para a tampa dos diferenciais: (2X)R$4,00 e (2x)R$8,00 cada
- 2 Retentores do diferencial(Pinhão): R$40,00 (total)
- 1 defletor de oleo do pinhão: R$6,00
- 1kit de arruela de encosto planetaria-satelite: R$11,26
- 1 espaçador para diferencial(original): R$16,50
- 1 trava da porca lateral da coroa: R$6,00
- 1 kit de calços de regulagem do diferencial: R$5,00
- Torneiro - Trabalho na satelite para adaptação da nova coroa: R$85,00 Total
- Litros de oleo de dif para os dois eixos: R$XX pois ja tinha em casa
- M.O. Total: ~ R$550,00
Ps1.: A lista de peças, exceto rolamentos e retentores podera variar de acordo com o estado das peças de cada eixo...eh possivel se dar bem ou ficar bem mal se as peças estiverem meia vida ou mto gastas.
Ps2.: Os preços podem variar de região para região bem como os valores de M.O., sendo este o unico valor que não barganho pois a qualidade de serviço do meca eh fundamental e neste quesito o meu manda mto bem!
Ps3.: Rolamentos so de 1a. linha. Não se deixem levar pelos rolamentos ching-lig


Ps4.: Conforme disse acima, pesquisem bastante preços, estes variam muito de loja para loja e comprem tudo aos poucos para não pesar no bolso. Qdo estiverem com tudo entreguem não mão do meca q o serviço anda rapido, no maximo 2 dias (desde que com todas as peças).
Ps5.: Esqueçam do velocimetro original, com a relação mais longa e pneus 33" o erro de aferição fica maior ainda. Pelo que pesquisei não vale a pena levar a uma especializada em velocimetros para aferir devido ao alto custo. Uma opçao mto boa eh instalar um Trip Totem (www.totemonline.com.br), eh de mais pratico traz uma serie de recursos que alem de tudo são ideais para quem alem do uso normal e indispensaveis para raids, passeios e trilhas planilhados, rally etc..)
Ps6.: Se o uso que vc faz da sua Band for mais que 60% off-road e quiser alongar a relação, recomendo a relação 11X35 ao inves da 12X35 que instalei. Explico, pelo pouco uso on-road esta relação te atendera melhor no off-road por ser um pouco mais curta.
Ps7.: Alongar Bands aspiradas eh jogar dinheiro fora, sem turbo o carro ficara muito frouxo e vai faltar motor. Recomento somente para turbinados.

Abaixo algumas fotos do conjunto ja instalado no diferencial traseiro, a equipe da Sollo4WD trabalhou mto rapido e não deu tempo de tirar mais fotos, qdo cheguei já estavam finalizando.
Bom eh isso, espero que gostem e que não tenha me esquecido de nada.
Duvidas estou a disposição.
Abr