Começo dizendo que, independente do ano, montadora, modelo, tecnologia ou estado de conservação, um veículo off-road é um veículo caro, refiro-me a acessórios, aquisição e peças. É preciso mencionar que as diferenças entre um modelo 2001, último ano de fabricação e o meu não são acentuadas a ponto de caracterizá-los como veículos distintos. Um fato relevante na aquisição de um off-road usado é buscar um veículo que seja promissor e esteja em um estado de conservação razoável. Estou com ele há 60 dias e nesse tempo todo tenho apenas levado-o a oficinas, pois, o antigo dono não era um sujeito caprichoso e existem vários pontos de melhora a serem trabalhados, ao pegá-lo ele estava rodando.
Um bandeirante é um veículo robusto e rústico, certamente você, e aí independe do ano, não terá o mesmo conforto que desfruta em um carro de passeio ou em um jeep tecnologicamente mais avançado.
Se você utilizar o bandeirante dentro dos seus limites de aplicação e fizer a manutenção preventiva dele corretamente, a chance de ficar a pé é pequena.
Ao escolher um veículo com tanto tempo de uso é necessário ponderar também sobre a aquisição de peças de reposição, felizmente para o bandeirante é possível contar com um acervo nacional razoável de peças e adaptações de peças dos modelos mais novos são possíveis.
Enfim, eu resolvi adquirir um bandeirante antigo mesmo e trabalhar sobre ele, seu uso será misto e cotidiano, em relação a validade do investimento sinto-me satisfeito e após considerá-lo como pronto, certamente terei elevado seu valor final de venda, assim sendo posso especular que sim, financeiramente valeria o investimento também.
Espero ter ajudado-o, se você desejar conversar mais a respeito, fique a vontade e pergunte.
Atenciosamente,