caros amigos tem um topico postado no forum que fala sobre isso só que esse freio a tambor não vale a pena usar, dá pra colocar freio a disco vai ai a dica
Versão Imprimível
caros amigos tem um topico postado no forum que fala sobre isso só que esse freio a tambor não vale a pena usar, dá pra colocar freio a disco vai ai a dica
Hummmm... Pensando aqui... e se SUBSTITUIRMOS o sistema de abertura dos patins, por um sistema dos carros MODERNOS que tem SISTEMA DE AJUSTE ALTOMATICO??? Se todos os veículos com tambor traseiro funciona, pq não funcionaria nas nossas bands???
Quando puder, vou desmontar o conjunto e tentar substituir-lo...
TEM QUE FUNCIORARRRR... TOYOTA É CARRO JAPONES E NÃO CHINES!!!
Ed na minha Band uso o freio de mão original e funciona maravilhosamente bem, como moro em rua de acentuado declive deixo sempre a Band engrenada e calçada com toco além do freio de mão. Porem já fiz por varias vezes testes pra verificar o sistema e sempre que não segura o peso da bruta volto a regular o mesmo. Quando refiz o freio de mão troquei além das lonas, o tambor, o cabo, as molas e as travinhas, retirando assim todas folgas possíveis. Porem se acontecer de se esquecer de soltar o freio, com certeza já vai pro brejo, ficando obrigado a fazer nova regulagem. Colocando peças novas no sistema gastei bem menos que instalar um freio de mão a disco, acredito que até ficaria melhor mas mantenho a originalidade e economizei umas pratinhas.
Um interruptor instalado junto a alavanca para acionar um alarme para, ao se ligar a chave/contato, avisar que o freio de mão está acionado, é bastante útil.
Anexo 429817
Evita dissabores futuros!! 8---)
Eu instalei, além da luz normal no painel, uma luz do antigo MB 1113 no alto do painel, aí é bem difícil de esquecer o freio puxado heheheheheh
A outra luz, a de cima, é do óleo do motor, pois desse ano da minha band só tem o ponteiro, e nas trilhas, a hora que o cara for ver que o ponteiro desmaiou, o motor já está trancado rsrsrsrsr
Sergio,
meu freio de mão esta com todas as pecas novas, mas nao foi eu quem montei. gostaria de saber como é feita a regulagem dos patinhos de freio, fiz a regulagem do cabo, mas não foi o suficiente, tem um parafuso no tambor, mas parece ser uma regulagem fina.
Ed,no parafuso embaixo ,atras do espelho,ele regula os dois patins mas é bom soltar o cabo um pouco .Regula embaixo primeiro e depois ajusta no cabo , nao tem erro.
No meu tirei os pinos com travas e coloquei parafusos com porca e contraporca porque certa vez caiu uma das travas e como patins estavam bem regulados , a dita trava "entrou"entre os patins e tambor travando tudo e quebrando até a tampa ond é preso espelho !Fez um tendéu danado.
Na minha coloquei uma cigarra de alarme junto com luz do painel ,outra ,alem de rebitar lonas tambem coloquei araldite entre lonas e patins pois sómente nos rebites a lona quebra facil,facil.
Edwint, tem um parafuso sextavado, que é bitola 3/8, ou usa outra chave que de certo rsrsrsrs, na parte de trás do tambor, virado p frente da bandeirante. A regulagem é feita assim: levante uma roda traseira e solte o cabo, deite em baixo da viatura e "fique de frente" para esse parafuso, sendo que para encostar as lonas no tambor, gire esse parafuso no sentido anti-horário, até que as lonas encostem no tambor levemente, checando se a roda levantada gira lisa, até ficar "um pouquinho freada",
Após, regule o cabo e o freio de mão deve ficar bom, se não ficar, as lonas devem estar gastas ou tem outro problema. Se quiser soltar um pouco a regulagem, é só virar o parafuso no sentido horário, sendo que o regulador é com uns "calombos" na parte interna, e você vai avançando um a um para frente ou para soltar as lonas. Espero ter ajudado, um abraço.
Boa noite Leonelo.
Esse interruptor é o mesmo usado na coluna da porta dos carros de plástico, para controlar a luz do teto/cortesia. Você o encontrará em qualquer auto elétrica.
Um grande abraço e boa semana.
Márcio Humberto