Pessoal, boa noite e é uma grande satisfação estar buscando ajuda de voces do FORUM pela primeira vez. Tenho lido sempre as trocas de idéias e pela colaboração de todos os colegas dá para aproveitar um montão de coisas.
Mas vamos ao problema para o qual to precisando de umas dicas. Há cerca de 2 meses comprei um Toyota Bandeirante Longa. Fiz uma pequena revisão, coloquei pneus mais altos "33", rebati as molas, troquei os 4 amortecedores e fizemos um viagem para o pantanal (1.600 km ida e volta). A Band foi muito bem. E voltou também. O que me incomodou e muito, foi a estabilidade dela. No asfalto, principalmente onde formam aqueles facões por causa do trânsito de caminhões pesados, era dificil para na estrada, ela dança muito, joga a traseira que chegou a levantar um pneu do chão. Para ultrapassar um caminhão era um Deus nos acuda. Agora estou fazendo mais umas revisões na parte de transmissão e rolamentos e também vou trocar as buchas das molas para ver se melhora.
Vi um anuncio na internet, a respeito de uma barra estabilizadora que pode ser colocada tanto no eixo trasiero quanto no dianteiro. Porem não sei se realmente vai ajudar. O site desta barra é www.amortec.com.br e
gostaria de saber se alguem já usou ou usa estes estabilizadores.
Fora isso, o que mais pode ser feito para melhorar a estabilidade???
A Band é ano 83, 4x4, traçada e reduzida.
Descupem o tamanho da mensagem, mas se alguem puder ajudar fico grato.
Geraldo
Caro Geraldo, tenho uma Band longa 82 com pneus 31 e jumelos mais altos e acontece esta instabilidade numas ondulações. Tenho acompanhado o forum sobre o assunto e pode ser desde o sistema de direção (rolamento, ponteiras, etc), balanceamento das rodas, caster, inclinação do diferencial, etc. A barra parece que melhora o desempenho nas curvas e tem tb para traseira. Tem algumas discussões interessantes em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12187 e tb tem um fórum sobre as barras no site dos toyoteiros.
Abraços.
O problema de instabilidade na sua band certamente se deu por causa do arqueamento feito nos feixes.
Outro agravante pode ser o tamanho dos jumelos. São muito altos ??
Amortecedores velhos também colaboram para instabilidade.
Soluções:
Verifique o tamanho dos jumelos, se forem muito altos substitua pelos de tamanho original.
Não perca tempo com esse lixo da amortec. Procure pela barra estabilizadora dianteira que equipou as bands de 94 em diante. A instalação é simples.
Algumas dicas sobre a barra original: http://www.toyoteiros.com.br/index.p...6&limitstart=6
Verifique o estado dos seus amortecedores e se po$$ível substitua por modelos do tipo turbogás.
Tenho um Jeep Willys com mecanica de toyota band, a suspensão com feixes band é spoa(feixes montados acima do eixo) com jumelos originais, barra estabilizadora band na dianteira e amortecedores turbogás da ranger. Não sofro de instabilidade, ando em estradas e rodovias a 100, 120 numa boa, vou te contar a barra estabilizadora e os amortecedores turbogás fazem muita diferença(pra melhor claro).
1 abraço e boa sorte vc está pesquisando no lugar certo.
Jun Okada, Jipeiro RR e Elmestizo, grato pela atenção. Tá valendo pelas dicas. A Band saiu esta semana da oficina e só dei uma volta mas parece que melhorou um pouco, pois foram trocados os rolamentos das rodas que estavam meio gastos. Agora já mandei para outra oficina para trocar todas as buchas das molas e tambem colocar uma trava nos jumelos, que estão com cerca de 15 cm de altura.
Qualquer outra dica vão mandando ai pra gente e assim que eu testar ela após a troca das buchas já informo à voces.
Outra coisa, voces sabem onde tem a barra original dianteira para comprar e qual é o $$$$$$, mais ou menos??????
Grato
Eu tô com o mesmo problema de instabilidade na minha band. Ela já tem barra estabilizadora, original, só não sei onde se compra pois já veio com a band. Reparei que os pneus dianteiros estão um pouco fechado em baixo, fazendo uma forma similar a esta: \ /. Será que isto pode causar esta instabilidade?
Vou levar para fazer a geometria hoje e já vou aproveitar e suspender a band para ver se existe alguma folga.
Outro detalhe: reparei que o amortecedor do lado do motorista faz um certo assovio quando eu pulo no parachoque fazendo a band balançar, será que está na hora de trocá-lo? Como é que eu vejo se ele tah bom ou não sem tirar ele do lugar?
Ah! Sobre a barra estabilizadora: os meus eixos são os mesmo dos troller (dana 44, segundo um amigo), portanto acredito que a barra seja do mesmo conjunto. Será que o Geraldo não pode utilizar estas barras estabilizadoras também? Acho que esta barra deve ser encontrada na Toyomax ou outras lojas especializadas em Toyota . Sei que tem um monte de anuncio dessas lojas na 4x4&Cia. Se precisar passo os contatos!!
Sim, ainda ainda tenho mais esse recurso pra ganhar em estabilidade, pneus 35x12,5 com rodas 15x10 e espaçadores de 4cm no eixo trazeiro.
Postado originalmente por joaquim
Se o jumelo tá com 15 cm, pode ter certeza que eles colaboram muito para essa instabilidade.
Jumelo alto + feixes arqueados ...
Postado originalmente por Geraldo Forti
...Agora já mandei para outra oficina para trocar todas as buchas das molas e tambem colocar uma trava nos jumelos, que estão com cerca de 15 cm de altura...
Como é que vai funcionar essa trava
O correto seria substituir por jumelos menores ou diminuir esses, se com isso os pneus encostarem na caixa de rodas recomendo instalar calços de carroceria de 2".
Postado originalmente por Vinicius 4x4
Reparei que os pneus dianteiros estão um pouco fechado em baixo, fazendo uma forma similar a esta: \ /. Será que isto pode causar esta instabilidade?
Bastante
Postado originalmente por Vinicius 4x4
Outro detalhe: reparei que o amortecedor do lado do motorista faz um certo assovio quando eu pulo no parachoque fazendo a band balançar, será que está na hora de trocá-lo? Como é que eu vejo se ele tah bom ou não sem tirar ele do lugar?
Em suspensão de feixes só vai conseguir testar os amortecedores sem tirar do lugar se vc levar o carro numa máquina chamada "shock test". Caso contrário desmonta e verifica se tem pressão ao abrir e fechar manualmente.
Postado originalmente por Vinicius 4x4
os meus eixos são os mesmo dos troller (dana 44, segundo um amigo), portanto acredito que a barra seja do mesmo conjunto. Será que o Geraldo não pode utilizar estas barras estabilizadoras também?
Toyota com eixo troller
Acho difícil, o eixo dianteiro do troller tem a bola do diferencial no lado esquerdo, a tcase da toyota fica do lado direito...
Tem fotos aí
Outra coisa, as barras estabilizadoras do troller são apoiadas nos links(tirantes) da suspensão, totalmente diferente de como é fixada a estabilizadora da band.
Foi o que me disseram! Não vi nenhum troller para confirmar. Mas comparando com os eixos que o meu irmão tem na band dele (que são originais da band) os meus são de band também. Acho que o cara viajou pelo fato de ter ponta de eixo flutuante na traseira, ou sei lá o que .
O eixo dianteiro é com a bolota na direita (lado do carona) e provavelmente a barra estabilizadora seja da band mesmo. Vou tirar uma foto e posto aqui quando tiver em mãos a máquina .
Temos a mesma configuração, a diferença que a minha é curta... O problema que eu tinha com as ondulações é que o jeep ficando jogando para o lado quando pegava uma ondulação em cheio... resolveu um pouco na geometria... mas foi melhorar mesmo depois que instalei a direção hidráulica...
Verifique o estado do amortecedor de direção, se não tiver coloque, porque alivia um pouco as pancadas do piso no volante.
DH hidraulica nda tem a ver com melhora da estabilidade
Eu sei... a questão é que eu recebia muito o impacto no volante das imperfeições da pista... principalmente dos facões de caminhão que ele citou... com a DH essas oscilações foram amortecidas e vamos dizer que o "conduzir" ficou mais seguro.