A não ser que você instale uma Pratt & Whitney, Rolls Royce, ou General-Electric… ; ˆ )
Versão Imprimível
Não sei nos MB, mas no 14b o que limita a final em 5a é a falta de potência para vencer a resistência do ar. Uma original para nos 130 com folga de rotação. Turbinada já botei 160. Claro que não é velocidade de cruzeiro, mas uma folga para usar em ultrapassagens etc... para melhorar a vel de cruzeiro, só alongando mesmo.
Voce trocou somente o câmbio, ou mexeu na relação dos diferenciais?
Se trocou somente o câmbio, o desempenho em 4.ª marcha tem que ser idêntico ao do câmbio anterior, pois tanto no câmbio de 5 quanto no de 4 marchas a relação é a mesma.
Se a embreagem estiver patinando, vai queimar.
Hercílio, não sei se a relação foi trocada, já peguei com câmbio de 5m. A embreagem não está patinando, não.
Dimasi, o problema não é passar dos 130. O problema é chegar a 100km/h! Sei que o 314 é bem mais amarrado q o 14b, mas mesmo com relação original, câmbio 4m e pneu 31 vejo o pessoal dizer que dá pra levar a 100km/h. E tenho a 5a. marcha, então não pode ser tão difícil chegar aos 100km/h e impossível de passar disso numa descida leve e longa.
Neste caso só abrindo pra conferir a relação C&P.
O meu jipe tem motor OM364 e câmbio de 5 marchas originais. Com os pneus 33" chega fácil nos 100 km/h e roda solto.
A turbina ajuda a empurrar, principalmente nas subidas.
Caco, acho que matei a charada. O seu velocímetro não deve estar aferido para o pneu de 31". Ele normalmente é aferido para um diâmetro de pneu (original) muito menor, e quando você aumenta o diâmetro da banda de rodagem, não só o carro anda mais rápido, mas o velocímetro marca abaixo da velocidade real.
Faz um teste; chama um amigo que tenha um carro normal desses aí tipo Fiat, VW e vá para uma pista com ele e peça para ele ir exatamente a 100 km/h, veja quanto o seu velocímetro está marcando. Se estiver marcando abaixo, tipo 85/90 ta aí sua resposta. Se você quiser aferir, terá que levar num técnico em tacógrafos para botar uma redução como a da imagem anexada. Essa redução entra onde o cabo do velocímetro é fixado, e a ponta do cabo é conectada a ele, e as 3 engrenagens dentro dessa caixinha, quando bem aferidas corrige o erro do velocímetro com muita precisão. No meu caso tive que fazer uma mudança grande, porque troquei as relações e aumentei o diâmetro dos pneus. A minha preocupação em ter o velocímetro bem aferido é, primeiro para saber quando fazer a manutenção e troca de óleos e filtros, e também por conta dos pardais.
Abraço;
Chico
Conferir com velocímetro de carro de plástico tb não é uma boa , pois estes sempre marcam mais que a velocidade real. Entre 5 e 10%. O ideal é com gps. Tem vários aplicativos para smartfone bons.
Na real, essa velocidade que cito é a de gps, que tem erro muito pequeno.
Não tenho conta giros, mas certamente é acima de 2000rpm, considerando que a máxima é 3400. Na real, acredito que esteja lá perto de 2800: sem esgoelar mas perto do máximo da aceleração. E passando pra 5a nessa aceleração não bate em 100km/h, o que é compatível com o ganho de 15% do overdrive.